Links para as descrições de jogos feitas nesse tópico:Dixit: Nessa própria mensagem!
Summoner Wars: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74343#msg74343Sentinels of the Multiverse: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74393#msg74393Duelo de Dados: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74404#msg74404Runicards: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74459#msg74459Race for the Galaxy: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74586#msg74586Citadels: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74589#msg745897 Wonders: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74711#msg74711Coloretto: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74716#msg74716Ninjato: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74752#msg74752High Frontier: http://desbussolados.blogspot.com.br/2013/06/high-frontier.html (link externo com explicação em video em português)
The Resistance: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74920#msg74920Kingsburg: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74926#msg74926Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75391#msg75391Munchkin: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75432#msg75432Puerto Rico: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75448#msg75448Battlestar Galactica: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75954#msg75954Game of Thrones: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1158.msg50049#msg50049 (outro tópico)
Stone Age: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg75983#msg75983Peloponnes: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76009#msg76009Shitenno: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76024#msg76024Perudo: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg76815#msg76815Senhor dos Anéis Card Game:
http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg78053#msg78053Castles of Mad King Ludwig: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82028#msg82028Primordial Soup: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82166#msg82166Dungeon Lords:
http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg82233#msg82233Terra Mystica:http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1931.msg82477;topicseen#newSeasons: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1938.msg82636#msg82636Three-Dragon Ante: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1946.msg82827;topicseen#newVillage: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1954.msg83008Age of Empires III - Age of Discovery: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1960.newRa: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1969.newScepter of Zavandor: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1980.msg83660#msg83660In the Year of the Dragon: http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1992.msg84021#msg84021Olá pessoal,
Estava pensando em montar um texto sobre alguns card games que tive contato e que achei interessante divulgar. No caso desta primeira mensagem, descreverei apenas um jogo para saber o feedback de vocês. Não irei comentar sobre Magic ou outros card games colecionáveis, por não ter contato com eles devido a esse aspecto. Além da descrição de jogo, coloquei alguns critérios de avaliação:
- Apelo a não boardgamers (escala * a *****): Quanto maior, mais fácil será de convencer uma pessoa que não joga a tentar esse card game, mais de uma vez)
- Complexidade (* a *****): Auto-explicativo. É comum, mas não-obrigatório, que jogos complexos tenham menor apelo a não-boardgamers do que os jogos mais simples.
- Independente de idioma (sim/não): Refere-se se o jogo tem componentes com texto que precisem serem lidos ***durante o jogo*** para entender o seu funcionamento. A esmagadora maioria dos jogos são em inglês, mas vários tem apenas o manual como texto enquanto os componentes do jogo apresentam símbolos intuitivos, de fácil interpretação. Estes são jogos que independem de idioma. Basta ter alguém capaz de ler o manual e explicar as regras que em tese ele não precisará ser mais consultado.
- Achado no Brasil (sim/não): Se consegue comprar esse jogo em lojas ou em sites de loja nacionais centradas em vender produtos nacionais. Não incluo nessa categoria vendedores independentes e ESPECIALMENTE NÃO INCLUO A LOJA LEGENDS DO BRASIL. Sério, NUNCA NUNCA NUNCA comprem nessa loja. O historico de entregas não-feitas, promessas descumpridas e pagamentos perdidos é extenso. Essa loja é malvista entre os boardgamers, já foi banida de sites e é motivo de alerta e piada em listas nacionais e sites internacionais. Vou repetir para caso algum desavisado ainda assim pense em comprar algo no site da loja: NÃO COMPREM NA LEGENDS DO BRASIL!
Preço (* a *****; cada ¨*¨ corresponde aproximadamente a 40-50 reais): Boardgames são caros, embora geralmente os jogos de carta costumam ser mais baratos. Ainda assim, é difícil comprar card games importados a menos de 100 reais no brasil.
Opinião: Gosto cada um tem e é perfeitamente possivel eu considerar horrível um jogo de maior apelo a outras pessoas. Munchkin é um exemplo clássico disso. A chance de eu sentar e jogar essa joça é a mesma de qualquer pessoa sã mestrar F.A.T.A.L como fosse seu rpg número 1.
Links relacionados ao jogo: Caso queiram informações adicionais em outros sites, desde material oficial a resenhas de fãs.
Agora vamos ao primeiro jogo
DixitEm Dixit, cada jogador tenta vencer acumulando pontos até um certo valor (30, se não me engano). Os componentes principais do jogo são cartas com ilustrações bonitinhas e levemente viajantes.
Cada jogador tem um certo número de cartas na mão que só ele tem acesso. A cada rodada, haverá um jogador da vez que colocará uma carta fechada (isto é, virada pra baixo) na mesa e dará uma dica que possa levar pessoas a deduzirem qual será a sua carta.
Por exemplo, considere que o jogador da vez jogou secretamente a 3a carta da ilustração anterior e declarou ao grupo "
Viva a paz!!! (uma referencia à pomba branca da ilustração). Note que ele nem precisa falar uma frase. Pode ser um assovio, uma mímica, uma onomatopéia, qualquer coisa.
Daí, todos os outros jogadores TAMBÉM jogarão uma carta, com a ilustração também virada para baixo. Embaralha-se bem as cartas dos jogadores com o jogador da vez e a partir daí, todas elas serão reveladas e organizadas numa fileira.
A partir daí, todos os jogadores, excetuando o jogador da vez, escolherão secretamente uma carta. Isso é feito através de um marcador individual numerado (no jogo básico, cada jogador tem um marcador ou cartela de sua
cor para os números de 1 a 6, dependendo de quantos jogadores estiverem na mesa). Depois que todos fizerem sua votação secreta, revela-se o número que cada um colocou, pondo-o abaixo da carta selecionada:
Na ilustração acima, após revelar os marcadores pode se ver que o jogador vermelho votou na carta 1, o jogador azul e o jogador rosa votaram na carta 3, o jogador amarelo votou na carta 4 e o jogador verde votou na carta 6.Como se ganha pontos em Dixit? O jogador da vez ganha 3 pontos se pelo menos um outro jogador votou na carta certa, a carta na qual o jogador da vez quis indicar com a pista. Cada jogador que acertou a carta certa também ganha três pontos. Obviamente, o jogador da vez não vota.
Agora, alguém pode perguntar: "
Então porque o jogador da vez não apela e dá uma pista óbvia para que alguém acerte com certeza?" . Porque se na votação secreta TODOS os jogadores votarem na carta certa, ao invés da pontuação descrita acima todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos. Ou seja, todos se deram bem, menos o jogador da vez.
E por outro ângulo, alguém pode achar que será uma boa o jogador da vez dar uma pista obscura demais, para evitar que os outros jogadores ganhem pontos facilmente. O problema é que se NINGUÉM acertar a carta certa, novamente todos os jogadores MENOS o jogador da vez ganharão dois pontos.
Resumindo: idealmente, o jogador da vez tentará dar uma pista que faça pelo menos um jogador deduzir qual a sua carta, mas também que não seja óbvia demais para evitar que todos votem nela.
E quanto às outras cartas dos demais jogadores? Servem só para confundir? Não. Após a votação, se alguém votou na carta de um jogador que não seja a carta do jogador da vez, o dono daquela carta ganha um ponto por voto.
Idealmente, cada jogador tentará jogar uma carta que induza os outros jogadores a votarem na sua carta, ao invés da carta do jogador da vez. Não se pode votar na sua própria carta.
Exemplo: Utilizando a primeira ilustração, o jogador da vez colocou uma carta com uma pomba branca saindo de um livro e exclamou "
Viva a paz!". Só que após embaralhar e revelar as cartas, note que quem jogou a quinta carta fez uma boa jogada, pois esta também tinha uma pomba e pode até ser considerada mais relacionada à pista que a própria carta do jogador da vez. E correndo por fora, um outro jogador jogou a primeira carta com uma tocha, esperando que alguém pudesse achar o conceito de paz nos jogos olímpicos.
Agora na cabeça de cada jogador, um acha que a 5a ilustração é óbvia demais e vota secretamente na terceira carta (a certa), outros dois votam na 5a carta e um último decide arriscar na carta da tocha. Como fica a pontuação após revelada a carta do jogador da vez:
- Jogador da vez ganha três pontos por pelo menos um jogador (e não todos) ter acertado a carta certa.
- O jogador que acertou a carta certa também ganha tres pontos
- O jogador que pôs a 5a carta ganha 2 pontos por terem votado nele (e se esse jogador foi o que acertou a carta certa, arrebatou um total de 5 pontos)
- I O jogador que colocou a carta da tocha ganha 1 ponto por terem votado nele (totalizando 4 pontos se ele foi quem acertou a carta certa).
E assim termina uma rodada. As cartas usadas são descartadas, todos compram uma nova carta e há um novo jogador da vez (decidido no sentido horário). No final de uma rodada, se um ou mais jogadores conseguirem acumular 30+ pontos, ganha quem ficou mais na frente do placar.
Independente da pontuação, as pistas e as cartas usadas são a estrela do jogo. Já vi cenas impagáveis, de imitação de frases misteriosas a imitação de Pac-Man até pistas que nem um decifrador da NSA conseguiria identificar como diabos alguém conseguiria ligar aquela pista à carta certa.
Critérios de avaliação:Apelo a não boardgamers: *****. Esse o jogo que estimula a criatividade, fazendo sucesso com jogadores de RPG, adoradores de mímica e adivinhação, para quem já teve o velho "Imagem e Ação"... Dixit seduz até o jogador mais tímido a entrar no espírito.
Complexidade: *. Absurdamente simples. A maior dificuldade do jogo se refere a bolar evidências ligadas às cartas que você colocar na sua vez e também à capacidade de adivinhar qual a carta certa que outro jogador colocou quando for a vez dele, com base na pista fornecida.
Independente de idioma? Sim. O jogo consiste no tabuleiro, peões, marcadores/cartelas numeradas e especialmente nas cartas, que só contém ilustrações.
Achado no Brasil? Sim. Eu recomendo a EditoraGgalápagos, cujo site tem o jogo a venda, disponibilizado no link mais abaixo.
Preço: *** . É difícil achar esse jogo a menos de 120 reais, mesmo usado.
Opinião: O Dixit é um dos melhores party games de carta que conheço. Você explica as regras em 10 minutos e comporta vários jogadores. Quanto mais no espírito criativo uma pessoa estiver, mais divertido o jogo se torna. Recomendadissimo.
Links relacionados ao jogo:
http://en.libellud.com/games/dixit (site oficial do jogo)
http://loja.galapagosjogos.com.br/busca/dixit (venda)