O grupo entra na oficina, e como esperado, o lugar está claramente abandonado: pedaços de engrenagens, toneladas de coisas enferrujadas, e cristais quebrados. Eles reviram o lugar, até que percebem uma barricada rústica feita com madeira nova. Eles decidem ultrapassá-la e refazê-la, caso mais bullywugs venham por aqui.
Seguindo pelo corredor, eles veem luzes acesas e um par de defensores de ferro patrulhando os corredores. Os homúnculos não parecem desviar de suas rotas, e o grupo decide deixá-los vivos enquanto os seguem pelos corredores. O plano segue sem problemas, até que os cães metálicos se cruzam na metade do caminho, e o grupo acaba sendo notado. Eles começam a correr para dentro, até que alcançam um grande salão, onde percebem duas portas lacradas por campos de força, e três cristais com mais de um metro de altura cada um, pendurados no teto. Ywain alerta a todos que os cristais estão cheios de energia que pode explodir se forem quebrados. yasdril então se utiliza de seus poderes para criar raízes de pedra que mantém os cães imóveis até que Ywain consiga fazer todo o grupo atravessar uma das barreiras, e a fechar de volta, deixando os defensores de ferro do outro lado, latindo em vão.
A sala que eles adentram se parece com um quarto de estudos, e rapidamente eles descobrem que muitos livros são sobre ecologia dos bullywugs, escritos por gerações da família Heyton. A informação descrita neles, porém, não bate com o que o grupo vem encontrando até agora. Eles escrevem que bullywugs são confusos e desorganizados, nunca lutando em grupo maiores de três, e mesmo assim, eles se dispersam para instinto individual quando uma situação de estresse (como um combate) começa. Ladrian imagina que alguma coisa aconteceu para eles terem uma mudança tao súbita de atitude. Callahan também encontra uma passagem secreta na sala que leva até os cristais, garantindo acesso provavelmente por questões de manutenção.
Quando o grupo retorna para o salão principal, os defensores de ferro já tinham ido embora, mas o outro campo de força foi reforçado, e Ywain não acredita que ele pode quebrá-lo sem os encontamentos corretos. Drugbar então vai até os cristais, e os destrói com seu espadão. A explosão fere o clérigo, mas a energia do lugar acaba, assim como a barreira. Callahan tem a distinta impressão de ter ouvido os cães latindo logo antes dos cristais serem quebrados.
Do outro lado, eles finalmente encontram Lars Heyton e seu guarda-costas Amálgama, o forjado. Amálgama conta para Lars que aquelas pessoas são as que ajudaram a proteger a vila na noite passada. Lars ainda está furioso por eles terem destruído seus cristais. O grupo dialoga, e Lars diz que ele sabe que a dragoa Aussircaex também é uma vítima, e que ele está tentando rastrear o verdadeiro perigo que ameaça Korthos. Eles perguntam se ele não foi descuidado ao deixar a vila desprotegida, e ele responde que acredita que os bullywugs estão atrás dele, e não irão passar das defesas da oficina. Ou não passariam, se eles não tivessem acabado de desabilitar todas elas.
Quando o grupo relata que os bullywugs estão atacando em grandes números, Lars se põe a pensar, e subitamente, a barreira do fosso desta sala se rompe, e
um bando de bullywugs salta da água, prontos para atacar o velho artífice. O grupo se põe a lutar, e claramente tem o combate mais difícil desde que chegaram em Korthos. Após vencerem, Lars agradece ao grupo, e conta toda a história sobre o que aconteceu na ilha:
Quando os bullywugs atacaram a algumas semanas, Lars pensou que era por causa do novo líder bullywug, Rhyx, já que uma liderança nova é um evento raro, isto geralmente faz os sapos se manterem organizados por alguns dias. Como ele sabia que o alvo primário era ele, e não a vila, ele se escondeu na oficina. Porém, Amálgama relatou sobre Jacoby e os outros habitantes se tornando cultistas do Devorador, e achou isto estranho, já que ele conhecia a todos na vila, e um grupo daquele tamanho não poderia ocultar um nível de devoção tão grande assim por tanto tempo. Quando a dragoa chegou, ele detectou uma forte aura psiônica em torno dela, e concluiu que alguma coisa estava interferindo na mente de todos. Ele estava tentando rastrear a origem utilizando uma escama que caiu de Aussircaex, mas a aura era muito fraca. Até que o grupo o informou que os bullywugs também estavam sendo controlados, então ele pôde escanear a partir da forte aura que ainda estava em efeito sobre eles.
O grupo não consegue fazer uso imediato desta informação, porque é loucura atacar a base principal deles já moídos, e o grupo ainda tem que resgatar os aldeões sequestrados na noite passada. Lars oferece Amálgama para acompanhá-los no resgato, enquanto ele retornará para a vila para fazer os preparativos para o ataque do dia seguinte.