Autor Tópico: Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading  (Lida 14808 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #45 Online: Fevereiro 15, 2012, 08:09:46 am »
Citar
dood, já fiz vários personagens ferreiros que viraram aventureiros por acaso...
mas a real profissão deles era... ferreiro da cidade

Er... você acabou de concordar com o que escrevi. "Virou Aventureiro". Se ele continuasse sendo um Ferreiro da Cidade, não estaria no jogo.

Citar
Picha, larga o osso.

Pois é. Ficar ao mesmo lado e concordar explicitamente com o Silva está me causando sérios males. Eu já estou olhando para Maid RPG com outros olhos depois disso.  :b

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #46 Online: Fevereiro 15, 2012, 04:38:08 pm »
Só eu acho que falar pro players façam seus persongens e depois me viro para unir o grupo a solução com maior dor de cabeça possível? :hum:

E Silva como diabos vc acha esse tipo de sistema de rpg?? :queixo:
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #47 Online: Fevereiro 15, 2012, 04:44:54 pm »
Citar
Só eu acho que falar pro players façam seus persongens e depois me viro para unir o grupo a solução com maior dor de cabeça possível?

Eu também acho. por isso sempre que começo um jogo eu digo aos players que seus personagens já se conhecem
War never changes

Offline Sr. Pichu

  • my oh my...
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #48 Online: Fevereiro 15, 2012, 08:26:53 pm »
Cada proposta de jogo já é naturalmente limitadora, independente de qual seja. E isso nada tem a ver com railroading.


engraçado que só agora aparece o fator "proposta de jogo apresentada antes", but, fuck, que seja
entretanto eu conheço um sistema que consegue enfiar tudo isso...
Warhammer 40k, estou olhando para você...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #49 Online: Fevereiro 15, 2012, 10:14:33 pm »
Citar
engraçado que só agora aparece o fator "proposta de jogo apresentada antes", but, fuck, que seja

Porque é tão óbvio que qualquer pessoa racional e que não seja movida por "Silva defende, sou contra" notaria. E dica, meu segundo post no tópico lida com a mesma coisa:

"É a definição básica do ambiente de jogo. Railroading só acontece em jogo, quando os jogadores passam a agir de fato (bom, pode haver railroading antes de jogo começcar se o sistema usado prever a "Participação Criativa" dos jogadores na construção do cenário, mas eu nunca vi isso sendo usado)."

Ou do Vincer:

"Estivesse num deserto, horizonte sem fim, sem mapa nem direção... para qual lado iria? Estaria satisfeito com a 'escolha'?

Algum grau de GM Fiat, ou direção, é essencial se não for inevitável."


Ou do Silva:

"Pichu, qualquer premissa de jogo terá delimitações."

Sério, se for criticar, ao menos leia o que está sendo escrito. Se essa reclamação sua se referisse a um detalhe de um post imenso, tudo bem. Mas não, são os trechos iniciais de ao menos 3 usuários (ou dois, se assumir que silva=Vincer. Eu assumo :b).

Citar
Warhammer 40k, estou olhando para você...

Crie um Space Marine do sexo feminino. :P
« Última modificação: Fevereiro 15, 2012, 10:21:04 pm por Jigoku Shoujo »

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #50 Online: Fevereiro 16, 2012, 04:08:24 am »
Citar
O Pichu quer um grupo assim..

1 PC é a empregada doméstica do rpg indie MAID.

1 PC é o escravo masoquista-sexual do rpg indie My Life With Master.

1 PC é o auxiliar de escritório do Gurps Contabilidade.

1 PC é um mórmon de bíblia no braço de Dogs in the Vineyard.

1 PC é um Monge da 3e de D&D.


Pronto, agora todos vão se juntar pra combater o...  tédio rompante em tédio-city.
FUCK.

FUCK U

Agora quero jogar isso, de qualquer forma!!

Ser aventureiro nem é requisito. É totalmente viável o grupo todo decidir por uma mesma meta, ou partilhar de uma mesma por BG(como um grupo de militares ou o que seja, com um dever a cumprir) e a campanha inteira ser sandbox.
Até mesmo um grupo inteiro de ferreiros(que não viraram aventureiros) pode funcionar, e sendo sandbox.

Para começar que sandbox apenas representa falta de limites impostos. É normal jogadores se perderem um pouco nisso, principalmente se não jogaram algumas outras campanhas assim, justamente porque querem testar e exercer essa liberdade(principalmente se só jogaram com muitos guias ou railroads). Eles vão querer dar uma de porra locas. Mas todos podem decidir pela mesma grande meta ou já começarem com uma. Seria o mais lógico para dizer a verdade, assim como o é na vida real(que é um sandbox, a não ser que você acredite em forças do destino te guiando feito um gm. Se fosse seria o gm mais sem graça).
Sandbox é apenas a liberdade para desviar disso para qualquer lado conforme a trama prossegue. Ela está ali num canto, você a usa conforme precisa. Tudo se resume a metas, quanto mais curtas e desconexas maior a impressão de 'sem direção', mas a verdade é que sempre há uma. A diferença é se você a escolheu ou ela foi imposta.

O gm deve gerar conflito, conflito é parte essencial para haver alguma história. Como o objetivo é diversão deve haver algum interessante. O grupo todo de ferreiros, por ser um grupo de rpg, deve ter alguma meta em comum e que seja interessante. Se os jogadores não vierem com uma cabe ao narrador fornecer.
Talvez eles queiram formar uma guilda, talvez a primeira do tipo. Ou a primeira linha de produção do cenário. Ou resolvem construir uma espécie de mecha mágico já que no reino vizinho tem esses gnomos malditos que se acham melhores ferreiros com as parafernalhadas deles, vamos provar que somos melhores! Ou sei lá, algo mais clássico, estão atrás de alguma técnica rara e lendária de dobrar titanium 100 vezes e alcançar o metal inquebrável.

O lance do narrador é deixar a meta que inventarem livre, mas fornecer obstáculos interessantes, desafios. Quer formar uma guilda? O barão discorda, quer proibir ou está exigindo taxas absurdas. Vamos convencê-lo? Ir em busca de um tesouro para financiar? Ameaçá-lo? Fiquei sabendo que outro lorde tem o barão praticamente na mão, podemos dar a ele algo de interessante para que ele pressione o barão?
Onde vamos achar tanto metal para o mecha? Precisamos de alguma coisa para aguentar toda a energia para movê-lo, talvez uma gema mágica de tamanho suficiente...

É inegável que o narrador ainda retém grande responsabilidade e autoria sobre o que vai desenrolar, onde ou como. Algo ele tem de fornecer, se não é meta são os obstáculos pelo caminho. Eles podem ser livres para ir investigar sobre a gema onde quiserem, talvez tentar comprar numa constantinopla da vida ou recorrer a um sábio, que sabe de um mago, que sabe de uma caverna com uma pedra mágica... eu já estou dando o tom, ao resolver que a caverna terá zumbis estou guiando o jogo para um estilo, temas e feeling. Isso não deixa de ser uma forma de guiar

Eu não entendo gms com medo de algo mais sandbox por temerem não ter controle sobre tema e destino do jogo. De verdade isso só não acontece se ele não quiser, é assim em qualquer rpg, os sem gm apenas distribuem essa influência e determinismo em mais cabeças. Railroad não é dar uma direção, é forçar um caminho.

E que atire a primeira pedra o gm que nunca fez o clássico 'todos os caminhos levam a roma'. Eu diria que em sandbox mais do que em railroads surge o momento em que é preciso colocar algo específico para agitar as coisas, tocar os botões certos nos personagens/jogadores para motivá-los. Se estão cansando de um tema recorrente no jogo eu preciso urgentemente inserir outro. Sei lá, resolvi que algum mistério pode talvez interessar. Se eles vão encontrar a premissa que bolei numa cidade, no meio de uma dungeon ou num navio rumo ao oriente tanto faz, não é preciso montar um palco e forçá-los para chegar ao espetáculo para introduzir algo no jogo que você queira. E se eles ignorarem, ou o clássico 'mataram o npc da quest' que seja; Melhor assim... no final das contas colocá-los num plot ou direção que não tenham interesse só mataria o jogo a longo prazo.

Se não querem mistério e eu não quero o rumo atual das coisas é só continuar jogando mais coisas que me interessam no meio do caminho que eles constroem. TEM DE SER ASSIM, o GM também precisa se divertir.

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #51 Online: Fevereiro 16, 2012, 07:18:20 am »
Também concordo com o Skar em falar pro players fazerem seus persongens e depois me virar para unir o grupo, mas além disso, acho que se eles não forem parecidos, pelo menos tenham algum tipo de objetivo parecido. Não consigo, pelo menos como mestre, imaginar um jogo como o exemplo citado pelo Silva, sendo isso railroading ou não, o importante é que o grupo em geral se divirta e até o momento, está dando certo. xD.
Pra falar a verdade, nunca tentei nada ao estilo sandbox, mas não consigo imaginar isso sendo interessante.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #52 Online: Fevereiro 16, 2012, 12:39:41 pm »
Citar
"É a definição básica do ambiente de jogo. Railroading só acontece em jogo, quando os jogadores passam a agir de fato (bom, pode haver railroading antes de jogo começcar se o sistema usado prever a "Participação Criativa" dos jogadores na construção do cenário, mas eu nunca vi isso sendo usado)."
Werewolf: the forsaken. Os personagens criam o totem da matilha e no suplemento territories há regras para eles e o mestre criarem o território da matilha juntos.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #53 Online: Março 10, 2012, 06:17:38 pm »
Citar
(bom, pode haver railroading antes de jogo começcar se o sistema usado prever a "Participação Criativa" dos jogadores na construção do cenário, mas eu nunca vi isso sendo usado
pelo contrário, se os jogadores têm input criativo no "setup" do jogo, aí mesmo é que não seria "railroading". Seria se esse setup criativo fosse todo do mestre.  (railroading entre aspas porque essa não é a definição de railroading, mas entendi o que tu quis dizer).

Esse  exemplo do Smaug, de os personagens criarem a matilha, é algo que gosto muito. Sei que isso é relativo, mas quando o jogador tem input criativo no cenário, ele passa a se importar mais com esse pedaço do cenário que ele criou/ajudou a criar. Certa vez jogando Pendragon, o grupo criou colaborativamente o feudo, fazendo mapa, situações diversas e até as principais questões e problemas que o feudo enfrentava naquele momento. O resultado foi um jogo muito legal, e a maior parte disso se deu pelo investimento que os jogadores depositaram nele.

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #54 Online: Março 14, 2012, 06:05:57 pm »
eu acho que meu apice de sandbox foi em uma aventura medieval que mestrei que os jogadores foram para outro continente.

chegaram lá precisando encontrar indicios de uma lingua esquecida que era usada para rituais mágicos e nesse local a magia e seu estudo era proibido.

os jogadores se sairam muito bem, até o ponto que foram "deportados" em uma missão suicida.

Offline Sr. Pichu

  • my oh my...
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #55 Online: Março 14, 2012, 08:32:40 pm »
Citar
Warhammer 40k, estou olhando para você...

Crie um Space Marine do sexo feminino. :P

Sister of Battle?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #56 Online: Março 15, 2012, 08:44:43 am »

As Sisters SÃO o equivalente feminino dos Space Marines. E elas são ainda mais mal-humoradas que eles, se é que é possível.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #57 Online: Março 15, 2012, 11:13:08 am »
Problema: elas não possuem as melhoras genéticas.

Vantagem: elas possuem magia divina PARA QUEIMAR OS XENOS, MUTANTES E HERÉTICOS PELA GLÓRIA DO DEUS-IMPERADOR DA HUMANIDADE.

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #58 Online: Março 15, 2012, 11:55:51 am »
Marombeiros que não conseguem andar sem ajuda(armadura) e Bruxas lésbicas psicopatas contra sadomasoquistas no espaço... não vamos começar 40k, isso não ia parar cedo lol

Pensando bem o termo 'sandbox' me parece inadequado para rpgs. Caixas de areia expressam liberdade, mas uma sem consquências onde você pode fazer e desfazer à vontade. Jogos eletrônicos sandbox tb costumam entrar nesse contexto. Mas rpgs sem consequência? hum... *pensa*

Offline Sr. Pichu

  • my oh my...
    • Ver perfil
Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Resposta #59 Online: Março 15, 2012, 05:33:28 pm »
Bruxas lésbicas sadomasoquistas são dos Dark Eldar, Vinça... Harlequins
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)