Como minha vida gamer tem se resumido a platformers no 3DS, estou agora sendo completamente tragado por Donkey Kong Country Returns.
Confesso que não jogo um jogo da série DK desde que tinha lá meus 7 anos de idade e um Super NES, então não lembrava de praticamente nada do feeling, dos controles, dos pulos e tudo o mais. Mas devo dizer que o jogo é uma delícia.
Por ignorância, acabei escolhendo o nível de dificuldade mais baixo dos dois possíveis (tem 3 hit points ao invés de dois e mais itens a serem comprados na loja), mas não estou nadinha decepcionado - a curva de dificuldade é incrível, de moderada a alta, te dando uma sensação gostosa ao bater cada uma das fases... ao contrário de Super Mario 3D Land, por exemplo, em que as únicas fases realmente desafiadoras eram as bônus, o que possibilita até uma estátua zerar o jogo normal. Você morre muito, mas em contrapartida ganha muitas vidas, e com a abundância de moedas que coleta ao longo do jogo, você pode comprar quantas vidas precisar; mas isso não tira nem um pouco a graça e a dificuldade do jogo, só te faz não ter que amargar um continue.
O level design de cada uma das fases também é algo de tirar o chapéu. Mecânicas novas surgem a todo momento, mas todas elas são intuitivas, e existem pouquíssimas ocasiões em que você não sabe o que fazer - ou não descobre o que fazer, ainda que precise de um tempo pensando. É uma condução suave, recompensadora e fluída, e que ao mesmo tempo ri da sua cara em certos momentos, porque por mais claro que o desafio se apresente, dá pra ver um sorriso de desdém na cara do game dev falando "vai lá, passa disso, champs".
E claro, pra um completionist como eu, é uma loucura ficar caçando as KONG letters e as puzzle pieces pelo mapa. Tudo bem que eu vou precisar de um detonado para pegar todas as puzzle pieces - o que estou deixando para depois de zerar, já que elas só abrem conteúdo adicional como artes e músicas -, mas estou há mais ou menos uma semana jogando (acumulando, estimo, umas 20h de jogo), próximo de zerar, e sei que vou continuar jogando por mais um bom tempo até detonar o jogo em 100%.
O próximo da fila é Kirby: Triple Deluxe.