Eu tenho algumas ressalvas sérias quanto aos jogos da série Elder Scrolls, por mais que adore W-RPGs. Contudo, supondo que dos W-RPGs recentes, Fallout: New Vegas seja nota 10 e Elder Scrolls: Oblivion seja nota 5, quanto seria Skyrim?
Dificil responder assim. Acho mais fácil dizer que Skyrim é a velha fórmula Elder Scrolls polida ao extremo. Ou seja, quem nunca gostou da série, não vai gostar de Skyrim. Por outro lado, ele me lembra muito mais os envolventes Daggerfall e Morrowind do que o estupidificado Oblivion. Então se você não curtiu Oblivion (como eu não curti) mas vê potencial nessa fórmula, vale a pena experimentar Skyrim.
Confesso que me decepcionei com os primeiros 15 min de jogo, pois esperava que a Bethesda tivesse aprendido mais com os ultimos Fallouts - os diálogos de Skyrim, apesar de melhores que os ultimos da série, continuam rasos e pouco ramificados, e continua faltando algo aos NPCs pra torná-los memoráveis. Mas conforme fui jogando, passei a apreciar o jogo pelo que ele é e não pelo que poderia ter sido, e aí seus pontos fortes ficaram evidentes. (e agora estou viciado).
Enfim, tá longe de ser revolucionário. Mas quando estiver correndo montanha acima, com a neve caindo ao redor, o sol se pondo no horizonte, e você ouvir o berro do dragão vindo pra te pegar - e a canção abaixo tocar - bicho, é uma experiencia única. E acho que taí a maior qualidade da série: te submergir, te fazer respirar, um outro mundo.