Jogando Civilization V Brave New World.
Minha impressão ate o momento é a mesma de quando alguem pega algo que já era maravilhoso e torna espetacularmente lindo.
Fiz um jogo teste com o japão contra algumas Civs novas, incluindo o Brasil. E é engraçado agora ouvir um líder falar em português com você (aliais, falar bem).
A mecânica de comércio é otima, vc ganha novas "rotas" conforme vai aprendendo novas techs e escolhe onde e com quem usar essas rotas. Pode inclusive usar entre suas cidades, cada rota oferece uma quantidade especifica de dinheiro, comida, ciência, religião, etc. pra cada um. Quanto mais recursos vc e a outra cidade tiverem mais dinheiro é ganho. Ajuda demais e da uma nova visão estratégica sobre onde por suas cidades.
A parte das obras de arte chega a ser estupida de tão legal. Alem dos Great Persons agora tu pode descobrir artistas específicos que fazem obras de arte para serem expostas. Então por exemplo, no meu teste ontem eu achei o Wagner que compôs A Cavalgada das Valkirias, uma arte e a música, foi uma experiencia espetacular! E eu fiz questão de por a obra dele no Palácio. Sim, porque a depender das construções que suas cidades tiverem você pode escolher onde colocalas, seja no museu, no teatro, numa universidade, etc. O problema obvio e que se você não tiver nenhum espaço o artista não pode fazer muita coisa (geralmente ele tem uma segunda opção que vai te dar algum boost gigantesco instantâneo.
Fui ate a parte das explorações arqueológicas só pra ver como é e já percebi que é outra ferramenta que vai dar outro rumo as possibilidades de crescimento do jogo. Muito legal também o fato deles manterem os sítios arqueológicos nos pontos onde houveram batalhas na antiguidade. Vi um pouco das delegações do mundo tambem mas não prestei muita atenção, o sono já me consumia e eu queria ver os arqueólogos. Mas ajudei em duas leis e o cenário politico mudou com algumas civs me odiando e outras me amando pelas minhas escolhas.
Não gostei no entanto da cor da UI. Mas pode ser só costume. E tive um problema grave com religião. Como fiquei muito concentrado nas novidades esqueci de prestar atenção na parte religiosa da minha Civ e não sei se isso é um bug ou foi só desatenção minha, vou jogar uma agora com vontade e vamos ver!
Ah e disseram que mudou muita coisa na parte da guerra, mas como corri dela no meu teste não sei dizer o que mudou. E só por curiosidade o
Brasil tem como habilidade o Carnaval, alem da ter como opções únicas no jogo a Unidade Pracinha e o que eu só consigo traduzir como
Favela (eu sei que a tradução não é essa e eles foram muito bons com o Brasil aqui na verdade, mas é o que eu vejo
)
Enfim. Melhor compra que fiz esse ano sem dúvida. Mas sou putinha da série então sou suspeito pra falar. Se mais alguem tiver experimentado essa delicia eu gostaria de ver a visão de alguem menos parcial.
PS: Eles botaram o Civ na lista de jogos que dão cartas? Fudeu, agora ganho trocentas mil cartas