Pessoal, geralmente leio a spell, mas vi alguns graus de bobeira saindo neste tópico, então decidi evitar o silêncio ("pois o mal triunfa quando pessoas boas deixam de agir" já dizia meu pai, bem, ele não diz mais isso por que NÃO TEM como falar estando enterrado vivo e com a boca costurada à alguns mese? quem trinfa agora hein, velhote???)
Anyway, para clarificar.
O Macnol está correto na definição de jogos como mídia.
Contribuição para mídia não está ligado NEM um pouco para o volume de vendas (Madden, Fifa, etc, e outros jogos que saem todo ano não contribuem para a mídia. eles podem contribuir para o lucro da EA, só)
A contribuição tem haver com superar limites, atingir novos recordes, usar novos usos para coisas antigas ou simplesmente colocar a perspectiva sobre novo ângulo.
Como toda mídia ou arte. Isso é o que define o quanto algo contribui.
Eu concordo, Shadow of Colossus pra mim não foi um jogo tão divertido assim, mas já falaram algumas coisas sobre ele, a contribuição foi: a) estética única que contribui para o jogo fazendo com que os produtores passem a utilizar mais a estética para melhorar a experiência, b) superar limites técnicos (o que é sempre bom), c) diversas análises para a narração (de grande valor literário, segundo muitos, dá pra estudar o que representa o jogador, cada titã, o deus lá e a promessa de ressucitar, e até o cavalo), blah, tem mais um monte de coisa, basicamente, o jogo quebrou vários paradigmas (Action RPG com pouco diálogo, sem inventário, consistindo só de boss fights) que existem risco na tomada de decisões.
Heavy Rain, o "filme jogo super interativo". Não é um conceito novo, tem jogos de Dreamcast que o fizeram, mas ao que parece, ele usa muito bem as capacidades do console de nova geração, tem um bom "caminho de multiplas escolhas" e quebra alguns limites do genero de "filme jogo interativo sem score, inimigos, etc".
O ponto é, embora eu não curta nenhum destes jogos, eles tem lá elementos que podem ser utilizados para avançar toda a mídia de games (basicamente, experiencias interativas) como um todo.
dito isso, eu tenho minha cota de jogos com gerenciamento (adoro dwarf fortress), mas passei King of Dragon Pass, por tentar e não gostar muito do jogo (não sou lá lore whore).
PS: NUNCA FALEM MAL DE Beat'n'ups.
Pode ser um genero a la fast food? Pode até ser. mas eu gosto, e muitos gostam.
Saibam que DGO (Dungeons Online), é um free MMO a la golden axe, que contem lá as dungeons isometricas de 2.5 dimensões e bateu novamente o recorde de mais players ao mesmo tempo com 3 MILHÕES. (há jogos que nao vendem 3 milhões de cópias)
3 milhões de pessoas jogando golden axe.
O que podemos concluir? as pessoas querem jogar golden axe.