Sim, eu acho que Fallout 3 ou qualquer outro jogo não estupidamente linear é melhor que Final Fantasy X. FFX é um exemplo de linearidade extrema quase tão ruim quanto Legend of Dragoon, e olha que eu não digo isso de forma leviana. Não é só um caso de guiar o jogador pela mão, e sim congelar ele em uma placa de carbonita e colocar no banco do passageiro, deixando ele só passivamente assistir a história enquanto se desenrola.
[hs width=200]http://www.digitalinberlin.de/wordpress/wp-content/lucas-4.jpg[/hs]
Figura 1: você jogando FFX.
Mas isso seria assunto pra um tópico diferente, já que o ponto principal aqui não é especificamente linearidade do jogo, e sim imersão.
Foi bom ter lembrado de Bioshock, porque em termos de imersão do jogador no mundo de jogo eu considero ele um exemplo bom. Bom mesmo, mas... apenas bom. O predecessor, System Shock 2, pra mim fez isso de forma muito melhor. Porque System Shock 2 foi magistral em algo que Bioshock errou feio: desafio. As vita-chambers quebram minha imersão, véio. Elas existiam no SS2 também, claro, mas não chegavam nem perto de trivializar a dificuldade do jogo como o fazem no Bioshock, onde uma tática fácil (e natural) é simplesmente morrer/reviver quantas vezes for preciso até matar qualquer monstro só com a chave inglesa.
SS2 tinha muitos elementos que funcionavam de forma linda pra puxar o jogador para dentro do mundo: a trilha e efeitos sonoros, os audiologs que traziam a história aos poucos, o próprio fato de a história ser interessante e contar com antagonista memorável, mas bem mais que isso: a jogabilidade era aliada perfeitamente ao clima do jogo. Os desafios podiam ser superados de formas diferentes de acordo com a especialização do personagem, a escassez de munição e itens de cura reforçava o sentimento de claustrofobia na nave, a liberdade de exploração deixava o jogador ser ator e não apenas espectador do que acontecia.
Um exemplo mais recente de imersão que me ocorreu agora é Terraria, que basicamente NÃO TEM enredo, e não deixa de ser um jogo bem imersivo se você é chegado em jogos de exploração/modificação do mundo. Provavelmente os mesmos argumentos sobre ele se aplicam a Minecraft também, com poucas modificações.