Entre uma jogada e outra de Skyrim, eu ficava aqui pensando com meus botões. O jogo é lindo pra cacete, altamente atmosférico, dá pra quase sentir o frescor da montanha, a neve gelada batendo no rosto, e o calor do sol do meio-dia, de tão lindo que o jogo é. Dá pra perceber que uma das metas principais da série é propiciar "imersão" ao jogador (ou "suspension of disbelief", se você quiser um termo mais técnico e desnecessariamente complicado), enfim, a ilusão de que se está realmente vivendo, respirando aquele mundo. E Skyrim sucede gloriosamente nisso, ao menos pra mim (eu jogo na LED 40" da sala com home theater 5.1 ligado - acreditem, fica F.O.D.A). E, de certa forma, o mesmo pode ser dito de seus predecessores (lembro de ter tido sensação semelhante com Morrowind e coff, coff, Oblivion, coff, coff ).
MAS..
Ainda assim, com todo o seu aparato imersionista, não posso dizer que Skyrim seja a experiência mais "imersiva" que eu já tive - esse título fica entre Planescape Torment, King of Dragon Pass e Fallout 2. (pra quem não conhece, são jogos predominantemente textuais, no que se refere à forma de propelir a interação do jogador com o mundo ). E essa minha preferência me revelou um padrão: eu sou submergido muito mais fácil pra dentro de um mundo de ficção quando essa submersão se baseia predominantemente em textos.
Não sei o porque disso. Talvez um texto bem escrito estimule sua imaginação como nenhum gráfico de computador seja capaz de fazer (e no final, os gráficos da sua imaginação são sempre melhores que os gráficos na tela do PC), ou não. Mas quem pegou a era dos ´80 e início dos ´90, com seus joguinhos feios pra chuchu que dependiam de seus textos pra gerar imersão no jogador, deve concordar com isso. (eu juro que segui o Codex do avatar como se minha vida dependesse disso, e os desertos de Motávia com suas Formigas-Leão são mais vivos na minha imaginação do que as wastes de Fallout 3 ).
Entao, qual a opinião de vocês ? O que os propele melhor para dentro de um mundo de jogo? Uma estrutura de jogo predominantemente gráfica ou textual ? (lembrando que a pergunta parte do pressuposto que exista ambos em alguma dose, até pra se caracterizar um jogo eletrônico). Se possível comente também, além de votar.