Direção certa, pé errado. Mais pra tiro no pé claro.
A idéia de um 'pc/console/homecenter' é ótima mesmo(ao meu ver) com a nova geração de consoles chegando. Consoles são a mesma coisa afinal, apenas num modelo e arquitetura fechadas. Me lembra o surgimento do pc e sua revolução frente aos computadores fechados e temos prova mais que suficiente que essa liberdade vence(apple demorou muito para recuperar mercado, e só conseguiu com algo novo afinal). Apple=consoles, pc=steambox ou como quer que chamem. Quem não quer se preocupar com especificações não precisa, toda acessibilidade de um toda a liberdade do outro.
Mas mesmo que fosse no mesmo preço sairia perdendo. Dane-se a performance; O pc perdeu muito com os contratos de exclusividade e uma iniciativa dessa precisaria de um peixe grande(como o steam) com muita bala na agulha e marketing para zarpar sem afundar e apenas começar a virar a mesa.
Tem mais nessa história. Não me parece apenas que o preço ficou alto demais e o steam arredou pé...com certeza há toda uma questão de contratos e termos que se desentenderam e o steam notando que eles não alcançariam expectativas ou não correspondem as necessidades do steam muito antes de um preço final ter fechado. Mas é um produto novo que tinha o nome steam atrelado e eles não tiveram pressa nenhuma em revelar que aquela parceria acabou, obviamente.