Yuveng
No grande Mar de Jemuji habita um povo monstruoso, temido até pelos hábeis navegadores humanos Wonung-lai. São peixes disformes e grandes, inteligentes e com propósitos estranhos. Conhecidos em seus cantos há milênios, só durante o contato com os neerghulyenu tal raça ficou conhecida pelo resto das Terras Sagradas. O nome Yuveng vem da contração e junção das palavras do idioma dos wonung-lai “peixe”e tentáculos/astúcia”
traços físicos: São grandes peixes de corpos cilíndricos, com 3 metros de comprimento. Possuem cabeças grandes com grandes dentes humanos escancarados e dois pares de olhos humanóides, com pupilas em forma de linha horizontal. De sua queixada saem 6 tentáculos pequenos com funções aparentes de detecção e detrás dos olhos há as guelras. Possui na parte de baixo do corpo um par de braços com 3 dedos e um polegar opositor. De seu corpo saem 4 nadadeiras dorsais capazes de andar em terra firme, além da nadadeira nas costas. De suas laterais saem um tentáculo preênsil de cada lado, acima das nadadeiras dianteiras, enquanto das costas saem dois tentáculos longos e preênseis. Sua coloração varia, mas geralmente é num marrom meio escuro, contrastando com as gengivas e barriga rosadas. Não se sabe quanto tempo vive um Yuveng, mas as lendas cantadas pelos Wonung-lai dizem que eles vivem 1000 anos. Certamente fora da água podem viver por dias e são capazes de falar, ainda que murmúrios indizíveis e impronunciáveis como nenhuma outra língua que os wonung-lai tenham ouvido antes, mas certamente um idioma falado ao invés de meros rugidos animais.
personalidade/temperamento: Os Yuveng são bem temperamentais e caprichosos, nadando em pequenos cardumes. Certamente quando um deles é capturado, buscam resgatar o companheiro e se vingam com crueldade de quem os tenha capturado. São um povo com acesso a tecnologia, mesmo que de aspecto primitivo, possuindo “machadinhas” e arpões afiados feitos com pedras, paus, espinhas de outros peixes, e um tipo estranho de cera esbranquiçada dura como rocha. Mas os yuveng não são só vítimas ocasionais dos pescadores humanos, eles próprios também agem como predadores, virando barcos e levando suas tripulações para as profundezas das águas, assim como o rapto de crianças em comunidades humanas e kaftar nas praias e ilhotas.
traços culturais: Se os possuem, e certamente possuem, são desconhecidos por todos. Notam-se que alguns yuveng que surgem na superfície possuem o corpo coberto de tatuagens brancas e vermelhas e são capazes de lançar magias ofensivas, criar barreiras e mesmo curar outros yuveng, provando que há uma religião ou conhecimento de magia entre esse povo. A existência de monólitos erguidos nas profundezas do mar de jemuji ou mesmo de montes afiados como espinhos despontando aos céus nas partes mais rasas indicam o culto a alguma coisa. Algo temível e que exige sacrifício na forma de grandes peixes, crustáceos e humanóides.
localização: Encontram-se exclusivamente no grande Mar de Jemuji, tanto nas partes profundas quanto nas rasas, onde formam comunidades subterrâneas nas vastas redes de túneis.
nomes e sobrenomes: Certamente se o possuem são totalmente desconhecidos aos habitantes da superfície, e por demais impronunciáveis. Há relatos da história de um pescador e mergulhador Wonung-Lai que conseguiu a amizade de um yuveng e conseguiu saber o nome de seu amigo: algo como Wewwrekl-p-har. Mesmo assim é uma história sem confirmação verídica e que atrai a curiosidade de povos estrangeiros.
exemplos de aventureiros: Nunca antes e nem mesmo atualmente há sinais de yuveng se aventurando muito longe do mar de Jemuji, no máximo em seus ataques e saques a comunidades praieiras ou ilhotas. Mas alguns tipos de yuveng podem ser identificados.
O Arpoeiro seria aquele que possui vários arpões feitos com espinhas de peixe e cera com pontas de pedra ou cera. Eles atacam de longe e são bem precisos alguns deles, rivalizando com grandes arqueiros.
O Xamã tatuado seria aquele que fica também de longe, conjurando magias em seu temível e estranho idioma, capaz de enlouquecer quem ouvi-lo demais. Produz barreiras, curas e pragas temíveis, além de magias ofensivas elementais diretas.
O Brutamontes é aquele munido com grandes machadinhas e cujo corpo chega aos 4 metros e meio de comprimento, sendo maiores e mais fortes que a média da raça, especialmente furiosos. Alguns possuem tatuagens que parecem torná-los mais fortes e destemidos.
Agora é só ver alguém (Léderon) pra fazer um desenho final da criatura e fazer pequenas mudanças de texto se necessário e já fica pronto.