Autor Tópico: Uma Questão de Inteligência  (Lida 13977 vezes)

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Offline Madrüga

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #15 Online: Dezembro 01, 2011, 06:17:05 pm »
Carisma, na minha cabeça, não é por definição um atributo. Até o nome é meio enganador; vide em D&d, onde o que se chama "carisma" é mais "presença / força de personalidade" que tudo.

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cha·ris·ma
noun, plural -ma·ta
1. Theology . a divinely conferred gift or power.
2. a spiritual power or personal quality that gives an individual influence or authority over large numbers of people.
3. the special virtue of an office, function, position, etc., that confers or is thought to confer on the person holding it an unusual ability for leadership, worthiness of veneration, or the like.

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carisma
sm (gr khárisma) Teol 1 Dom da graça de Deus. 2 Dons e talentos de cada cristão para o desempenho de sua missão dentro da Igreja. 3 Graças especiais concedidas pelo Espírito Santo a cada cristão para o bem dos outros irmãos em Cristo. 4 Sociol Conjunto de qualidades excepcionais inerentes a um certo tipo de líder. 5 Med O mesmo que epilepsia.

Phil, juro que não é flame, mas nesse caso não é o nome que é enganoso, você é que está enganado.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Lumine Miyavi

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #16 Online: Dezembro 01, 2011, 06:27:50 pm »
Eu meio que sabia que a definição não era essa, por isso adicionei o "na minha cabeça" no post acima, pode notar.

Indo pela definição do dicionário que você mesmo postou, é um conjunto de qualidade excepcionais, não algo inerente a todo e qualquer ser vivente, com noção de si mesmo.

Vide no SRD, onde isso engloba até beleza física.
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CHARISMA (CHA)
Charisma measures a character’s force of personality, persuasiveness, personal magnetism, ability to lead, and physical attractiveness. This ability represents actual strength of personality, not merely how one is perceived by others in a social setting. Charisma is most important for paladins, sorcerers, and bards. It is also important for clerics, since it affects their ability to turn undead. Every creature has a Charisma score.

Já o PRD, vai mais longe ainda.
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Charisma (Cha)
Charisma measures a character's personality, personal magnetism, ability to lead, and appearance. It is the most important ability for paladins, sorcerers, and bards. It is also important for clerics, since it affects their ability to channel energy. For undead creatures, Charisma is a measure of their unnatural “lifeforce.” Every creature has a Charisma score. A character with a Charisma score of 0 is not able to exert himself in any way and is unconscious.

Meu ponto foi não a palavra em si, mas o que ela representa em jogos que as usam, como por exemplo, as edições de D&D.
« Última modificação: Dezembro 01, 2011, 06:32:26 pm por Lumine Miyavi »

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #17 Online: Dezembro 01, 2011, 09:23:48 pm »
D&D eh um jogo em que quase todo conceito de personagem pode ser transposto para a ficha em termos quantitativos. Na 3.x, se voce quisesse fazer um cara que perdeu a familia em um passeio nas bordas de um vulcao porque um abutre enfurecido os empurrou, sao altas as chances de voce achar uma classe de prestigio para isso. Por isso carisma eh atributo: se o ponto alto do conceito do seu personagem eh sua personalidade, voce pode expressar isso ali na ficha.

Eh uma faceta do D&D que pode ser limitante para alguns (o cara pode querer jogar fora um conceito de personagem por nao achar uma build coerente para ele), enquanto para outros ela serve para tornar mais "real" o tal conceito.

Offline Deicide

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #18 Online: Dezembro 01, 2011, 09:34:38 pm »
Eu entro em outra questão: Até que ponto é REALMENTE necessário um atributo mental ou subjetivo (como Carisma) no sistema?

Eles são necessários para que o jogo não se limite a desafios físicos para os personagens e mentais para os jogadores. Pelo menos para mim, boa parte da graça do RPG está em interpretar alguém que pensa diferente de você, e definir coisas como "burro/inteligente", "chato/interessante", "sem noção/bom senso" ou "desatento/perceptivo" ajudam muito nisso.

Da mesma forma, os atributos mentais ajudam a limitar ou expandir situações. Meu personagem burro pode ser praticamente incapaz de decifrar um enigma, então eu jogador preciso buscar outra solução. Ou meu personagem pode ser tão inteligente, que soluções que eu jogador nunca pensaria podem me ser oferecidas.

Elimine os atributos mentais e você perde muito disso.

Offline Ciggi

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #19 Online: Dezembro 01, 2011, 10:12:02 pm »
Ate onde for necessário pro jogo.

Se tua campanha o "mental" os jogadores não vai ser requerido, ou é o mesmo dos jogadores abole ele do jogo!

Offline Madrüga

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Re:Uma Questão de Inteligência
« Resposta #20 Online: Dezembro 01, 2011, 10:55:42 pm »
Indo pela definição do dicionário que você mesmo postou, é um conjunto de qualidade excepcionais, não algo inerente a todo e qualquer ser vivente, com noção de si mesmo.

Daí uns terem 6 e outros 18.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)