A propósito, este escalation die é um tipo de 'barra de especial', dando bônus em rolagens e liberando habilidades cada vez mais fuderosas rodada após rodada?
Basicamente, sim. Só que não é uma barra, mas sim um dado (um d6 no caso).
Essa semana saiu a
versão 3.0 da Escalation Die. E também uma entrevista com um dos criadores do sistema/cenário de 13th Age, Rob Heinsoo, no
RPGnet.
Pontos de destaque: eles postergaram o monge e o druida para um futuro livro. A alegação foi de que as classes não estavam lapidadas o suficiente para serem incluídas na versão "base" do jogo que sai agora em setembro. Outra coisa que ficou de fora é a multiclasse. IMHO, é uma decisão acertada. Melhor oferecer algo minimamente sólido do que jogar algo feito nas coxas só pra bater com os prazos. E mesmo que gere reclamações, não é nada que um .pdf exclusivo não resolva depois.
Por falar um futuro livro, ele já tem nome:
13 Ways. A intenção é financiá-lo como um projeto no Kickstarter, para arregimentar mais tempo para a equipe que trabalhou no 13th Age também poder participar. O 13 Ways trará também, além do que já foi comentado acima, mais uma classe, o chaos shaman. Os autores também aprofundarão o cenário e seu Dragon Empire.
Por fim, o 13 Ways apresentará regras para MONTAR DRAGÕES! Preparem suas selas, cowboys!