Autor Tópico: Tempo e a 4e  (Lida 5811 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Tempo e a 4e
« Online: Maio 15, 2013, 11:38:39 pm »
Estava eu dialogando com uma pessoa e outra se enxeriu, falando isso aqui sobre o D&D 4e:

Citar
A gente tava falando sobre os sistemas e acho que a 4th é mais madura na maneira de tratar seus players. Tipo, na 3E, você tem vários suplementos e licença aberta, com isso você tem 3898392 livros como material válido pra criar seu personagem. O sistema premia o cara que lê os 83932 livros, saca? Quantas vezes não vi o cara se sentindo superior, mesmo que por um curto período de tempo, só porque encontrou ali naquele suplemento obscuro um talento ou uma classe de prestígio muito boa que ninguém tinha reparado? A 4th entregou um sistema sóbrio e com uma flexibilidade diferente. Não há coisas mirabolantes pra se combinar, ele te dá maneiras diferentes de executar suas intenções, mas é aquilo ali, há aquela base e você se vira dentro dela. Por que é isso parece mais maduro? Tomo por exemplo meu grupo: não temos mais tempo, nem paciência, pra ficar lendo 3928392 livros tentando encontrar um talento que aumente o CA em 2 pontos ou que melhore meu dano em 1. A gente só quer marcar o RPG, sentar na mesa e jogar. Na hora de evoluir, a gente tem opções, mas não há milagres, não precisa ver trocentos livros, tá tudo reunido em um ou outro lugar, não tem mais talentos que mudam completamente a concepção do personagem, nem classes de prestígio que te transformam em outra coisa. O caminho que você decidiu, você segue, com variação sim, mas sem uma curva infinita de opções. Pras pessoas que jogavam e ficavam o tempo todo bolando coisas pra jogar e agora não tem mais tempo, ficou ótimo. Por isso que aqui a 4E foi muito bem recebida, a gente mal consegue juntar a galera pra jogar, a gente precisa aproveitar bem o tempo que tem. Pra vocês terem ideia, das 2 sessões de 3.5 que participei desse grupo novo, mais da metade do tempo foi ajustando ficha e procurando coisas nos livros.

É a mesma coisa com os outros grupos daqui ou com as pessoas que vocês conhecem?
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #1 Online: Maio 15, 2013, 11:45:41 pm »
Por que o cara simplesmente não limitava os livros que seriam usados? Problema resolvido.

Meus grupos nunca gastaram muito tempo com ficha. (só no momento de criação...)

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #2 Online: Maio 15, 2013, 11:51:31 pm »
Pq limitar demais os livros a serem usados é chato.

Eu não sei dizer se concordo ou não com esse cara, pq mesmo na 4e tem que fuçar bastante pra pra conseguir um personagem bem poderoso (claro, não é no mesmo nivel que na 3.5, mas ainda tem um pouco disso, mas bem pouco até) e haja suplemento e artigos da dragon. Mas por sorte há o Character Builder que facilita e MUITO a vida dos jogadores, onde tudo está lá, bonitinho, pronto pra uso e pra ser escolhido.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #3 Online: Maio 16, 2013, 12:04:38 am »
Isso que eu ia dizer.
Havia uma página com character optimization que explicava porque poder/talento/whatever é melhor que outro de mesmo nível.

Mas ainda assim, especialmente com o builder, você todas as opções disponíveis e pode escolher o que quer pro personagem, seja otimizado ou não - mesmo se não otimizar não chega a ter opções (claramente) ruins.

Especialmente se quiser montar personagem rápido, o builder facilita muito a vida.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #4 Online: Maio 16, 2013, 12:10:46 am »
Mas se for pra usar um builder é só procurar por ai por fichas de excel auto-completáveis. Tenho do True20, M&M, Sword World RPG 2.0 e, olhem só, D&D 3.5; Maid RPG tem um site que rola o personagem sozinho...
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #5 Online: Maio 16, 2013, 12:19:22 am »
Mesmo assim o Character Builder é muito conveniente e não duvido que bem melhor que as outras opções de completar fichas. M&M tem o heroLab, por exemplo, que ajuda um bocado.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #6 Online: Maio 16, 2013, 12:28:29 am »
Mesmo assim o Character Builder é muito conveniente e não duvido que bem melhor que as outras opções de completar fichas. M&M tem o heroLab, por exemplo, que ajuda um bocado.

Yep, mas o cara fala como se apenas a 4e tivesse e fosse a última bolacha do pacote.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #7 Online: Maio 16, 2013, 12:31:43 am »
Bem, aí ele está errado. Mas dos sistemas que tem um equivalente, o de D&D 4e é o melhor e mais completo mesmo, com o HeroLab em seguida pro M&M (mas não pra alguns outros sistemas)

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #8 Online: Maio 16, 2013, 12:34:22 am »
Bem, aí ele está errado. Mas dos sistemas que tem um equivalente, o de D&D 4e é o melhor e mais completo mesmo, com o HeroLab em seguida pro M&M (mas não pra alguns outros sistemas)

O cara fala como um fanático, ai não dá. Eu mesmo sou um cabeça dura da porra que acaba aceitando o que falam depois de muita martelada, mas esse sujeito, não.

Bom, mas deixa pra lá.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #9 Online: Maio 16, 2013, 12:48:19 am »
Mesmo assim o Character Builder é muito conveniente e não duvido que bem melhor que as outras opções de completar fichas. M&M tem o heroLab, por exemplo, que ajuda um bocado.

Yep, mas o cara fala como se apenas a 4e tivesse e fosse a última bolacha do pacote.
E ela pode ser, pra ele. Não entendi o problema, juro.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #10 Online: Maio 16, 2013, 12:58:00 am »
Mesmo assim o Character Builder é muito conveniente e não duvido que bem melhor que as outras opções de completar fichas. M&M tem o heroLab, por exemplo, que ajuda um bocado.

Yep, mas o cara fala como se apenas a 4e tivesse e fosse a última bolacha do pacote.
E ela pode ser, pra ele. Não entendi o problema, juro.

É a mesma coisa com os outros grupos daqui ou com as pessoas que vocês conhecem?
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #11 Online: Maio 16, 2013, 04:06:23 am »
Citar
É a mesma coisa com os outros grupos daqui ou com as pessoas que vocês conhecem?

Com algumas sim. O interessante é que as pessoas que mais reclamam do sistema da 4e no meu grupo são pessoas que tem o tempo/vontade de procurar ativamente nos livros formas de combar e e de se aprofundar de maneira total nas regras. Definitivamente pra eles a 4e é uma merda, afinal qual a graça de uma edição em que impede você de fazer malabarismos para se tornar o ranger vermelho da história?

Acho que esse foi junto com a apresentação o maior problema dessa edição. Ela deu ênfase no grupo de jogadores e não no jogador singular. O grupo deve saber trabalhar em equipe pra vencer os desafios e muita gente acha que cada personagem deve ser uma "ilha", aui mora o problema real dessa edição. Todas as classes são jogáveis. As builds só dizem quão melhor você é em determinado grupo.

Não é por nada que um dos melhores sistemas heroicos que está em produção 13th age usa a 4e como base. Afinal a proposta é um jogo em que um grupo avança e vence desafios e não pessoas diversas.

Citar
O cara fala como um fanático, ai não dá. Eu mesmo sou um cabeça dura da porra que acaba aceitando o que falam depois de muita martelada, mas esse sujeito, não.

Interessante o tom do texto me parece mais de alguém cansado com gente que fica dizendo o quão ruim é a edição e recriminando o gosto do mesmo. O que é maior problema das pessoas que falam mal dessa edição que sequer jogaram o sistema mais adoram dizer como ele parece ser MMO...Mas acho que não preciso digredir nisso com você Atmo, mas acho um comentário bem irônico vindo de uma pessoa que atacou o sistema sem nem ao menos lê-lo.

Não gosta de discutir com um fanático, tente discutir com pessoas que vivem de achismos é algo cansativo. Acredite.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #12 Online: Maio 16, 2013, 08:43:35 am »
Citar
Mas se for pra usar um builder é só procurar por ai por fichas de excel auto-completáveis.
Corrija-me se eu estiver errado, mas tenho a impressão que você não conhece o character builder. Ele não faz apenas as contas para calcular defesas, ataques, danos e etc. Ele tem no banco de dados TODOS poderes, talentos e opções para seu personagem. Essa é a grande vantagem dele, ser um agregador de conteúdo, de forma que você não precisa ter os livros a disposição para ficar pesquisando por eles. Além disso, ele já filtra os resultados para exibir apenas o que é disponível para o seu personagem. E claro, calcula os valores de ataque e dano.

Citar
É a mesma coisa com os outros grupos daqui ou com as pessoas que vocês conhecem?
Eu acredito que o autor acertou em bons pontos. Na 3.X uma das grandes diversões era justamente futricar em material não-básico para fazer personagens bastante poderosos. Ou futricar em foruns que sugeriam builds, a dedicação era semelhante. E apesar de sentir falta disso, sou grato que a 4e não tenha seguido esses passos. Porque na 3.X, se algum jogador fosse adepto da prática, o resto do grupo era obrigado a tentar pelo menos uma otimizada básica, ou arcar com as consequências e não ser tão efetivo em combate.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #13 Online: Maio 16, 2013, 08:54:33 am »
Citar
Porque na 3.X, se algum jogador fosse adepto da prática, o resto do grupo era obrigado a tentar pelo menos uma otimizada básica, ou arcar com as consequências e não ser tão efetivo em combate.
O que é um ponto específico em inúmeras mesas dessa edição e grande conflito para DM's, que se inserissem encontros com o nível balançeado para cima, ajustando aos personagens poderosos, haveriam grandes chances de eliminarem facilmente os personagens não otimizados.

A 4e balanceou esse ponto, mas não fez isso tão bem assim também. O número de suplementos lançados ainda foi bastante alto, embora menor que a 3e, mas que exigia um nível de dedicação alto também. A diferença é que parte da mecânica e acessórios facilitava a vida do mestre.
Somos todos bots!

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #14 Online: Maio 16, 2013, 09:16:56 am »
E a otimização também costumava gerar personagens que favoreciam o grupo, em vez do personagem sozinho. Então ter um personagem otimizado normalmente ajudava todo mundo a fazer seu trabalho melhor, em vez de tornar o jogo em "(Insira personagem otimizado) e seus amigos".
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #15 Online: Maio 16, 2013, 10:10:39 am »
Não só isso, como a 4e tem um sistema auto-corretivo embutido na mecânica de retreino. Se seu personagem escolher um talento que se mostrar inútil, ele pode simplesmentre trocar ele ao subir de nível. Na 3e, se você não planeja o personagem desde o nível 1 até o nível 20, tem chance de você fazer cagada na build, e só dá pra consertar depois de pagar uma pizza pro mestre.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #16 Online: Maio 16, 2013, 01:13:47 pm »
Citar
O cara fala como um fanático, ai não dá. Eu mesmo sou um cabeça dura da porra que acaba aceitando o que falam depois de muita martelada, mas esse sujeito, não.

Interessante o tom do texto me parece mais de alguém cansado com gente que fica dizendo o quão ruim é a edição e recriminando o gosto do mesmo. O que é maior problema das pessoas que falam mal dessa edição que sequer jogaram o sistema mais adoram dizer como ele parece ser MMO...Mas acho que não preciso digredir nisso com você Atmo, mas acho um comentário bem irônico vindo de uma pessoa que atacou o sistema sem nem ao menos lê-lo.

Não gosta de discutir com um fanático, tente discutir com pessoas que vivem de achismos é algo cansativo. Acredite.

Esse trecho que postei é sobre ele falando do ponto de vista de outra pessoa, e ele colocou o próprio no meio. Os "debates" que tive com ele ficaram lá no fórum, enterrados sob conversas sem sentido e estalinhos de flame.

Alías, ele tá sempre reclamando que fica sem tempo pra joga guild wars, e me parece bem novo (20~25 anos, já deve ter dito a idade antes e me esqueci).

Citar
Mas se for pra usar um builder é só procurar por ai por fichas de excel auto-completáveis.
Corrija-me se eu estiver errado, mas tenho a impressão que você não conhece o character builder. Ele não faz apenas as contas para calcular defesas, ataques, danos e etc. Ele tem no banco de dados TODOS poderes, talentos e opções para seu personagem. Essa é a grande vantagem dele, ser um agregador de conteúdo, de forma que você não precisa ter os livros a disposição para ficar pesquisando por eles. Além disso, ele já filtra os resultados para exibir apenas o que é disponível para o seu personagem. E claro, calcula os valores de ataque e dano.

Tem ficha em excel que faz a mesmíssima coisa, assim como o herolab.

E a otimização também costumava gerar personagens que favoreciam o grupo, em vez do personagem sozinho. Então ter um personagem otimizado normalmente ajudava todo mundo a fazer seu trabalho melhor, em vez de tornar o jogo em "(Insira personagem otimizado) e seus amigos".

O tal do ranger vermelho? (agora to começando a imaginar um Cherokee Ranger 6/Guerreiro 4...)

Não só isso, como a 4e tem um sistema auto-corretivo embutido na mecânica de retreino. Se seu personagem escolher um talento que se mostrar inútil, ele pode simplesmentre trocar ele ao subir de nível. Na 3e, se você não planeja o personagem desde o nível 1 até o nível 20, tem chance de você fazer cagada na build, e só dá pra consertar depois de pagar uma pizza pro mestre.

Um pouco chato isso de ter que esperar (ou implorar) pro sistema, e não pro mestre, pra mudar uma coisa que você fez de errado. Mas convenhamos que tem muita gente que só joga pelo livro (eu sigo as regras como foram feitas, mas quando encho o saco começo a mudar e colocar as minhas).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #17 Online: Maio 16, 2013, 01:35:41 pm »
Justamente o que ele está falando: quando as regras são legais com a gente e não é preciso ter um mestre generoso para mudar algo na ficha que ficou ruim... Quando mestro não vejo problemas em retreino, mas sei de mestre que é rígido - então é bom ter um sistema legal nesse aspecto caso eu queira mudar de ideia, já no core, ao invés de um suplemento que talvez o mestre não use ou aceite.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #18 Online: Maio 16, 2013, 01:44:25 pm »
Tem ficha em excel que faz a mesmíssima coisa, assim como o herolab.

Acredite, não. Eu tenho o Herolab (que não uso já faz um tempinho, até) e já testei a maioria dos programas de criação de personagens que existem. Nenhum é tão bom quanto o Character Builder. Nenhum oferece tanta informação, facilita tanto a vida e faz tanto o teu trabalho. Talvez seja questão de você experimentar com alguém que tenha o serviço, fazer algumas fichas e entender. Mas acredite, não é a mesma coisa que usar uma ficha de excel. Nem de longe.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Tempo e a 4e
« Resposta #19 Online: Maio 16, 2013, 01:47:21 pm »
... e só dá pra consertar depois de pagar uma pizza pro mestre.
Eu e muitos mestres ficamos tristes pela queda das pizzas grátis.

Mas retrain embutido no sistema foi um acerto mesmo.

Ou melhor, uma a correção da possibilidade das bad choices que num mundo ideal não deveriam existir.
Mas não vivemos no mundo ideal, então, acerto.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #20 Online: Maio 16, 2013, 02:41:44 pm »
Tem ficha em excel que faz a mesmíssima coisa, assim como o herolab.

Acredite, não. Eu tenho o Herolab (que não uso já faz um tempinho, até) e já testei a maioria dos programas de criação de personagens que existem. Nenhum é tão bom quanto o Character Builder. Nenhum oferece tanta informação, facilita tanto a vida e faz tanto o teu trabalho. Talvez seja questão de você experimentar com alguém que tenha o serviço, fazer algumas fichas e entender. Mas acredite, não é a mesma coisa que usar uma ficha de excel. Nem de longe.

Daqui a pouco vai dizer que num precisa mais nem de jogador.  :bwaha:

Dá uma bizioada aqui: https://mega.co.nz/#F!cxdlSBCI!Ffb7RgEqPBwbfCYdF49Y3w

EDiT: E aqui também: http://sourceforge.net/projects/scoreforge/
« Última modificação: Maio 16, 2013, 04:27:26 pm por Atmo »
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #21 Online: Maio 16, 2013, 02:47:41 pm »
Eu vou ser honesto com você, Atmo. Não entendo como você não gosta de 4e, gostando de coisas como aquele tal Alchemia.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #22 Online: Maio 16, 2013, 02:55:41 pm »
Eu vou ser honesto com você, Atmo. Não entendo como você não gosta de 4e, gostando de coisas como aquele tal Alchemia.

Haha, tu não entendeu: eu não gostei do Alchemia. A primeira versão (ou 1.4) tava levemente interessante, mas lembrava MUITO a merda que o mighty blade é. Quando avisaram que o 2.0 ia sair eu fiquei todo animado, com expectativa de um livro novo para ler (nem de jogar eu tinha esperança). Quando finalmente voltei do encontro do Malkavianos, sentei na cadeira e vasculhei o RRPG atrás do link e abri o livro, tive aquela maravilhosa surpresa.

Se pareceu que eu gostei foi por causa da minha inabilidade em expressar sarcasmo por texto, que eu estou tentando compensar ao colocar "/sarcasmo" no final das frases, mas sempre esqueço de fazer isso.

O lance com a 4e foi bem simples: PÉSSIMA primeira impressão, críticas horríveis que se concretizaram e uma forma de se jogar que "não é a minha praia". Quando, e se, o Arcane fizer a mesa dele rodar eu vou saber se é um sistema que funciona para o que foi feito ou, sei lá, se é jogável, mas pra mim, para o que eu faço, não presta.

E nada de falar "hentai rpg lololol" porque eu escrevo coisa sem ser putaria também, hunf!
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #23 Online: Maio 16, 2013, 03:04:37 pm »
Use smileys, mon. Ou /sarcasmo mesmo, sempre ajuda.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline arghsupremo [pintobot]

  • Foto 3x4 do RG
    • Ver perfil
Re:Tempo e a 4e
« Resposta #24 Online: Maio 16, 2013, 04:35:16 pm »
hentai rpg lololol
"...como diria meu tio Roger MacDonald..."