Próximo do lançamento do Core Rulebook do
novo RPG de Star Wars produzido pela Fantasy Flight Games, queria saber quem tem acompanhado seu desenvolvimento aqui no fórum e discutir sobre.
Primeiro, sobre o jogo. De acordo com os editores, o novo RPG de Star Wars vai se centrar no período basicamente no período dos dois primeiros filmes da trilogia clássica (episódios IV e V). O interessante é que eles dividiram o jogo em temas. O livro de regras básico que sai agora dia 05 é o
Edge of the Empire, que lida com personagens e cenas do submundo do Outer Rim (coisas como bounty hunters, scoundrels e corjas do tipo). O segundo, que desconheço a data de lançamento, é o
Age of Rebellion que centra o jogo na luta contra o Império Galáctico por meio de espiões, pilotos e soldados da Aliança Rebelde. O terceiro "fascículo", chamado
Force and Destiny mira os holofotes nos últimos sobreviventes da Força na galáxia - em suma, são os Jedi.
Apesar de comporem um único jogo, cada "fascículo" é uma linha independente e autônoma. A promessa é que você possa só se concentrar naquilo que lhe agrada, como intrigas do submundo no
Edge of the Empire ou nas figuras heroicas lendárias dos Jedi no
Force and Destiny. Confesso, que não ficou muito claro pra mim como esses "módulos" vão se interagir. Mas como não saiu nenhum material deles ainda, é cedo para julgar isso.
Sobre o sistema. Ele definitivamente não é para iniciantes. Pelo menos do que vi do site e da versão beta (mostrada na Gen Con do ano passado). Basicamente, as resoluções do jogo se baseiam num dice pool (parada de dados?), que representa um conjunto de habilidades, proficiência, circunstâncias positivas opostas por dificuldade, desafio e circunstâncias negativos. Cada um dessas características é medida por um dado diferente. Habilidade e Dificuldade, por exemplo, são d8s. Proficiência e Desafio são d12s.
Boosters e
Setbacks são d6s. Há também o
Force Dice, um d12, que determina se sua ação teve um impacto do "lado sombrio" ou "lado da luz"da Força.
Acontece que esses dados não são os conjuntos de dados tradicionais (embora possam ser utilizados). O sistema favorece o uso de dados customizados para o jogo. São símbolos específicos em cada faceta de cada dado, com logos da Aliança Rebelde, do Império entre outros. No fim, você tem uma parada de dados composta por fatores positivos e negativos, cada um se anulando um ao outro. Caso a soma final seja positiva (um dado positivo restante, ao menos), a ação teve sucesso. E este sucesso pode ser gradativo, a medida do número de dados positivos obtidos na soma final. É meio complexo o negócio e teria que jogar pra ver isso funcionando em mesa para ter uma ideia melhor. Um resumo do sistema e ele em ação pode ser encontrado
aqui.
Por ora é só. Apesar da complexidade aparente, e isto se estende para a criação dos personagens do qual falarei depois, o jogo me pareceu ser bem divertido.