Autor Tópico: D&D Sistemas alternativos de magias  (Lida 2900 vezes)

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D&D Sistemas alternativos de magias
« Online: Agosto 20, 2014, 03:56:14 pm »
Pessoal, sou novo aqui no fórum, mas vinha acompanhando "de fora" as discussões há algum tempo.

Joguei muito D&D 3ed, e estou bem empolgado com o Next.

Deu para perceber a briga que a maioria dos spellianos têm com D&D, principalmente porque os conjuradores são apeloes e podem fazer tudo. (resumindo e generalizando)

No entanto é exatamente isso que eu gosto, e por isso que eu jogava de feiticeiro (olhar a lista e pensar em algum uso novo para uma magia velha pra tentar resolver a situação onde a gente tinha se metido).

Vocês conhecem algum sistema alternativo de magia ou outro sistema que proporcione esse tipo de experiência?

Pensei nos sistemas da green ronin, blue rose e o outro que esqueci o nome (aquele com livro feito só para o sistema de magia). Vocês já jogaram alguma coisa nesse sentido?

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #1 Online: Agosto 20, 2014, 07:10:47 pm »
Hoho, então além de um antro de usurpadores carinhosos e odiadores de Tormenta, a Spell macaca velha também está ganhando a alcunha de grognards que não suportam conjuradores e seus baldes de truques pra toda hora? Wow!

Mas só pra contextualizar: não acho que o ranço é contra os conjuradores, mas pela ideia geral de caras (ou da fã base que os sustentam) que desenvolvem o DnD têm de como funcionam as coisas num jogo desses, resumindo basicamente em Magia > tudo. Bom, pelo menos da minha parte. Não estou falando pela Spell inteira aqui.

E antes que eu me esqueça, as boas maneiras: bem-vindo!

Sobre seu post: pra DnD 3.X tem uma variante interessante do sistema de magias que saiu no Unearthed Arcana (e que você pode conferir aqui). E o sistema de poderes psiônicos do Expanded Psionics Handbook (XPH) também pode ser uma boa referência.

E uns tempos atrás, abri um tópico perguntando sobre sistemas de magia em RPGs por aí. Tem umas referências boas por lá. Dá uma olhada, se quiser.

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #2 Online: Agosto 20, 2014, 07:54:31 pm »
Se você realmente quer aproveitar a experiência de ser um conjurador na 3e, esqueça do feiticeiro.

Tente o clérigo, druida ou mago. de uma olhada também no tome of magic ou no bruxo do complete arcane, se você estiver interessado em conjuradores com um estilo diferente
« Última modificação: Agosto 20, 2014, 07:56:20 pm por Voltaire »
War never changes

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #3 Online: Agosto 20, 2014, 08:03:10 pm »
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Hoho, então além de um antro de usurpadores carinhosos e odiadores de Tormenta, a Spell macaca velha também está ganhando a alcunha de grognards que não suportam conjuradores e seus baldes de truques pra toda hora? Wow!

Grognards normalmente não são associados com essa postura, Bispo. Normalmente eles são simpáticos à Supremacia de Conjuradores (embora, com desafios consideráveis em níveis baixos). A reputação da Spell é mais próxima do oposição natural deles, os 4natics.

Mas deixando de lado esse assunto, seja bem-vindo a esse Buraco do Inferno, joaoffb. Se conhece nossa reputação básica, deve ter lurkeado um pouco por aqui e já tem uma noção do que esperar.  :)

Quanto ao seu pedido, se eu entendi corretamente você se interessa especialmente por sistemas de magia que permitam o impossível e resoluções criativas de problemas? Insiste que ele seja "Cast'n'Forget" (Vanciano) ou não se incomoda se ele for mais próximo de Nome/Verbo ou Freeform?

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Pensei nos sistemas da green ronin, blue rose e o outro que esqueci o nome (aquele com livro feito só para o sistema de magia)

Creio que esteja falando do True Magick, que é uma adaptação do sistema de magia Skill-Based do True 20/Blue Rose para D&D 3.5.

Eu não cheguei a usar ele por si só (Eu iria mestrar Blue Rose, mas meus jogadores acabaram desistindo de última hora), mas a grande vantagem teórica desse sistema é que cada magia tem alguns efeitos básicos (Base Effect) que podem modificados e expandidos por meio da Augmentation, além de cada magia gerar um efeito contínuo (um bônus em perícia, em geral).

Não me pareceu uma alternativa problemática, mas você pode ter uma experiência similar a dele, tendo que administrar "Pontos de Mana" (Spell Energy no TM, Power Points no XPH) e lidar com uma lista menor de poderes customizáveis, use o Psiquismo 3.5.
« Última modificação: Agosto 20, 2014, 08:06:49 pm por Evola »

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #4 Online: Agosto 21, 2014, 10:26:18 am »

Quanto ao seu pedido, se eu entendi corretamente você se interessa especialmente por sistemas de magia que permitam o impossível e resoluções criativas de problemas? Insiste que ele seja "Cast'n'Forget" (Vanciano) ou não se incomoda se ele for mais próximo de Nome/Verbo ou Freeform?

Exatamente... fazer o impossível (afinal, magia é pra isso) e resolução criativa de problemas é sempre uma coisa que a gente gosta na mesa.

Já dei uma lida em um sistema de verbo/nome mas achei chato... É um pouco livre demais e nem me deu uma idéia do que eu poderia fazer com a magia...

mas se você puder me indicar onde encontro exemplos desses sistemas alternativos eu dou uma olhada  XD

Acho que deveria ser mais alguma coisa com uma pequena seleção de magias que você domina e que poderia lançar várias vezes ao dia fazendo teste para conjurar

Uma pena que não jogaram true magic... Tive a impressão de que era mais ou menos isso que eu procurava... uma pequena seleção de poderes, que poderiam ser usados com frequencia e modificados... e pareceu mais fraco que o sistema venciano normalzinho do D&D

Se você realmente quer aproveitar a experiência de ser um conjurador na 3e, esqueça do feiticeiro.

Nah... joguei bastante de mago também, mas Fet é mais divertido, principalmente depois das mudanças do pathfinder (preparar magias é muito chato)


E uns tempos atrás, abri um tópico perguntando sobre sistemas de magia em RPGs por aí. Tem umas referências boas por lá. Dá uma olhada, se quiser.

Muito bom o tópico, inclusive cheguei a pesquisar sobre alguns sistemas, mas não eram bem o que eu estava procurando...

E babando o ovo um poquinho, é muito bom fazer parte da spell e contar com a resposta de vocês nos tópicos  :venera:
« Última modificação: Agosto 21, 2014, 10:34:39 am por joaoffb »

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #5 Online: Agosto 21, 2014, 04:24:29 pm »
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Já dei uma lida em um sistema de verbo/nome mas achei chato... É um pouco livre demais e nem me deu uma idéia do que eu poderia fazer com a magia...

mas se você puder me indicar onde encontro exemplos desses sistemas alternativos eu dou uma olhada

Reaproveitando um tópico não-tão-antigo, se você quer testar sistemas mais livres ao lidar com magia, tente o Mago: o Despertar. Apesar de seu sistema de Alta Magia/Rituais ser muito fácil de quebrar, com ele você tem um sistema de magia bastante livre - mas um livro básico recheado de que tipo de efeitos você pode realizar e apresentado de forma que lembra as "Magias Prontas" de D&D, que reduz bastante "choque" de sistemas livres. O mesmo vale para o sistema de magia flexíveis do GURPS: Thaumaturgy (4e).

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Acho que deveria ser mais alguma coisa com uma pequena seleção de magias que você domina e que poderia lançar várias vezes ao dia fazendo teste para conjurar

Uma pena que não jogaram true magic... Tive a impressão de que era mais ou menos isso que eu procurava... uma pequena seleção de poderes, que poderiam ser usados com frequencia e modificados... e pareceu mais fraco que o sistema venciano normalzinho do D&D

Eu não usei o True Magick, mas já vi em jogo algo relativamente similar a ele - o Spiritualist do Iron Heroes: Player's Companion, que é bem parecido com o que deseja - ele é um Conjurador com uma lista de 18 Rituais (Cada ritual é um "subtipo" de Magia) que precisa utilizar "Spirit Tokens' ("Mana") para moldar os efeitos mágicos desejados - mas para conseguir Spirit Tokens ele tem que pactuar com alguns espírito, que exige um teste de Pacto (falhar nisso nunca é uma boa ideia  :P).

Obviamente, é moldado para um sistema low-magic, mas pode ser usado confortavelmente em conjunto com D&D .

Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #6 Online: Agosto 22, 2014, 03:39:25 pm »
Eu já dei uma lida no Mago: a ascenção e achei muito esquisito... faltavam descrições mais aprofundadas sobre como a magia funcionava mecanicamente no sistema e o que você poderia fazer com ela.

Eu li um artigo sobre thaumaturgy no gurps, que fez parecer tão fácil criar um sistema de magias que até to pensando em criar um próprio  :cool:

Essa idéia do Spiritualist do Iron Heroes: Player's Companion parece ser bem próxima ao que eu espero do sistema pra fantasia medieval mesmo... A idéia era fazer uma coisa mais parecida com o Presto, com magias que bem poderiam falhar quando mais se precisa delas.

Acho inclusive que é o que mais se adequa à magia como eu imagino em um cenário high-magic
« Última modificação: Agosto 22, 2014, 03:42:28 pm por joaoffb »

Offline Skar

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Re:D&D Sistemas alternativos de magias
« Resposta #7 Online: Agosto 23, 2014, 10:59:13 pm »
Na verdade o Elfo indicou para você o novo Mago.

O sistema de magias dele é realmente bem feito e explicado de maneira certa dando limites e mostrando utilidades das magias de forma bem didática e parecida com o livro do jogador de D&D. A diferença é que com o uso das esferas torna-se mais simples fazer magia durante o jogo e testar novas formas. Sendo que para tudo isso existem regras.
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