Hoho, então além de um antro de usurpadores carinhosos e odiadores de Tormenta, a Spell macaca velha também está ganhando a alcunha de grognards que não suportam conjuradores e seus baldes de truques pra toda hora? Wow!
Grognards normalmente não são associados com essa postura, Bispo. Normalmente eles são simpáticos à Supremacia de Conjuradores (embora, com desafios consideráveis em níveis baixos). A reputação da Spell é mais próxima do oposição natural deles, os
4natics.
Mas deixando de lado esse assunto, seja bem-vindo a esse Buraco do Inferno, joaoffb. Se conhece nossa reputação básica, deve ter lurkeado um pouco por aqui e já tem uma noção do que esperar.
Quanto ao seu pedido, se eu entendi corretamente você se interessa especialmente por sistemas de magia que permitam o impossível e resoluções criativas de problemas? Insiste que ele seja "Cast'n'Forget" (Vanciano) ou não se incomoda se ele for mais próximo de Nome/Verbo ou Freeform?
Pensei nos sistemas da green ronin, blue rose e o outro que esqueci o nome (aquele com livro feito só para o sistema de magia)
Creio que esteja falando do True Magick, que é uma adaptação do sistema de magia Skill-Based do True 20/Blue Rose para D&D 3.5.
Eu não cheguei a usar ele por si só (Eu iria mestrar Blue Rose, mas meus jogadores acabaram desistindo de última hora), mas a grande vantagem teórica desse sistema é que cada magia tem alguns efeitos básicos (Base Effect) que podem modificados e expandidos por meio da Augmentation, além de cada magia gerar um efeito contínuo (um bônus em perícia, em geral).
Não me pareceu uma alternativa problemática, mas você pode ter uma experiência similar a dele, tendo que administrar "Pontos de Mana" (Spell Energy no TM, Power Points no XPH) e lidar com uma lista menor de poderes customizáveis, use o Psiquismo 3.5.