Autor Tópico: Simplificando testes de Ofício  (Lida 1843 vezes)

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Offline Madrüga

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Simplificando testes de Ofício
« Online: Abril 26, 2012, 04:14:06 pm »
Como é possível simplificar testes de Ofício para criar itens sem:

(1) Eliminá-los completamente e dizer "quer fazer? Então fez, pronto" e
(2) Falar alguma babaquice sobre o mago ser melhior que todo mundo?

A relação entre valor do item em peças de prata e tempo, na 3e, é um saco e toma muito tempo para se realizar. Alguém já viu algum clone da 3e por aí (ou mesmo outros sistemas) com opções mais simples/elegantes/charmosas?

Pensei em associar itens com o valor da perícia, ou mesmo a complexidade de itens com o valor da perícia e só exigi-la quando o trabalho for muito complicado (forjar uma espada igual à do rei, criar uma armadilha em uma hora, consertar um barco durante uma luta, etc).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #1 Online: Abril 26, 2012, 08:18:25 pm »
Em minhas mesas, uso um sistema que eu mesmo desenvolvi, para criação de armas e armaduras apenas. Quanto aos demais ofícios, nunca vi em jogo*

Antes de mais nada, o sistema que eu uso supõe que você trabalhe 4 horas por 'vez'.
Alem disso, você pode trabalhar em paralelo em diversas criações ao mesmo tempo (1, +1 a cada 3 graduações que você possui. Vale lembrar que o sistema que uso é pathfinder)

Ofícios Armeiro:
(click to show/hide)

Ofícios Armoraria:
(click to show/hide)

Exemplo de jogo:
O cidadão tem livre 3 dias, ele aproveita então para criar algumas adagas obra primas.
Supondo uma graduação 6, e um bonus final de +10.
Com essa graduação, ele pode trabalhar em 3 projetos paralelos ao mesmo tempo.
Digamos que ele trabalhará 12 horas por dia, em 3 adagas obras primas.
o tempo para concluir cada adaga será de 8 'intervalos' e a CD será 14.
Ao final do primeiro dia de trabalho, ele terá feito 3/8 de cada adaga (supondo que ele tirou mais de 4 em cada um dos testes). Assim, no segundo dia, 6/8, e no terceiro dia ele concluirá as 3 adagas.
Caso falhe em qualquer teste, ele não progrediu naquele 'intervalo' naquele item.

Os jogadores preferem esse método do que o método do livro, embora isso gere um subsistema para cada ofício em jogo

* = Alem dos citados, com frequencia vejo alquimia, e tambem tenho algumas anotações para ela, mas não sei dizer se peguei de algum lugar ou se eu mesmo criei.

Offline z é d u a r d o

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Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #2 Online: Abril 27, 2012, 01:47:55 pm »
Drugue, você conhece os Craft Points?

É uma variante que parte do pressuposto que personagens com Ofícios estão sempre trabalhando em alguma coisa, nas horas vagas.

Em suma,
Citar
To craft an item without spending the normal labor time, a character with the appropriate item creation feat (such as Craft Masterwork Armor, Brew Potion, or Craft Staff; see below) can pay one-tenth the item's market price in craft points (minimum 1 point). He must also pay material costs equal to one-half the item's market price (this replaces the normal material cost for crafting an item). For a magic item, the character must also pay the normal experience point cost for crafting the item. Once the character declares that he is spending these craft points and gold pieces (and experience points, for a magic item), the item is automatically completed one day later (typically the next morning).

Though this makes it appear as if the item was created "instantly," the assumption is that the character has actually been working on it for a while, but only now got around to finishing it. For instance, Klamzo might have been tinkering with Kroh's sword for some time, but only now has finished improving its enhancement bonus. The system simply assumes that characters are always working on various projects in their spare time, whether between forays into the dungeon, while on the road, or even while gathered around the campfire after battling goblins in the Sunless Citadel. Thus, when the time comes, they simply spend the requisite gold and craft points, and the item is "finished" one day later.

Ou seja, em off você gasta pontos e ~~~plim~~~, o item está pronto. Em on, porém, supõe-se que você esteve trabalhando nisso por algum tempo, já.

É bem metajogo, bem... retcon. Mas é prático!

Offline Madrüga

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Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #3 Online: Abril 27, 2012, 06:59:32 pm »
Isso é do SRD, Zé? E outra, parece tratar só de itens mágicos ao invés de uma coisa mais mundana...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #4 Online: Abril 27, 2012, 11:23:45 pm »
Role o teste, multiplique por alguma coisa, isso é o tanto de PO que tu economizou, o resto tu tem que pagar em material para forjar o item, só pode ser usado em cenas intermediárias (entre aventuras). Voilá.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #5 Online: Abril 27, 2012, 11:43:53 pm »
Vê o sistema do True20, é legalzinho. Não é OGL, então não posso postar aqui.

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Offline z é d u a r d o

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Re:Simplificando testes de Ofício
« Resposta #6 Online: Abril 27, 2012, 11:51:23 pm »
Isso é do SRD, Zé? E outra, parece tratar só de itens mágicos ao invés de uma coisa mais mundana...
É sim, Drugue. Clique lá no link, po. hahaha
É uma variante da regra, comporta todos os itens.

A variante, no entanto, determina que você precisa de um Talento pra cada tipo de item.
Acho que é possível fazer como já foi citado algo parecido aqui no tópico: você é capaz de fazer itens de acordo com sua Graduação na perícia.
Graduações baixas = itens mundanos. Graduações altas = itens ~incríveis~.

Pra calcular quantos Craft Points e POs que são gastos num item, olhe a descrição de cada talento. Itens Alquímicos, por exemplo, são produzidos diante do uso de 1 Craft Point para cada 10 POs do valor de mercado do item.