Autor Tópico: Shadowrun: system reboot  (Lida 4487 vezes)

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Shadowrun: system reboot
« Online: Janeiro 08, 2012, 03:59:01 pm »
Quero deixar claro que não acho seu sistema tão ruim como dizem. Até gosto dele, na verdade. MAS reconheço que, design-wise, ele poderia ser melhor.   

Um colega em outro forum colocou muito bem:
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"I think the biggest problem is that the rules are complex in ways that don't affect play very much, and lacking in ways that do."

Então, para aqueles que concordam com essa assertiva, ou que consideram o sistema ruim por outros motivos: como vocês recriariam Shadowrun ?


- - -


Da minha parte, eu começaria do zero, e me inspiraria em jogos que considero bem projetados dos ultimos anos, como The One Ring, Apocalypse World, Mouse Guard,Leverage, etc. Ou seja, criaria regras e mecânicas simples, porém que evocassem as premissas do cenário - Legwork, Limpesa de evidências, Reputação/Notoriedade, tensão intra-equipe, Conexões/redes de contatos, Infiltração, etc. Tiraria a importância exagerada que é dada ao combate, e "expandiria" essa importancia para os aspectos citados - fazendo com que um bom time de runners fosse composto por bons especialistas nessas áreas (legwork, evidence-cleaning, infiltration, connections, etc) e não só majoritariamente em combate, como é atualmente.

Talvez manteria a mecânica de resolução baseada em dice pools, porém simplificando-a, com base em pools pequenos / menos dados rolados.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #1 Online: Janeiro 08, 2012, 09:51:33 pm »
Vou aproveitar esse tópico pra falar do suplemento "Sombras da América Latina", que acabou de sair (clique pra baixar)

Bem legal por sinal. Inclui desde os novos cartéis de traficantes latinos baseados em "drogas despertas" (baseadas em plantas com propriedades mágicas, como a "D-Weed/Erva-D", uma maconha que permite enxergar o mundo dos espíritos quando tu fica doidão), além de jazidas de orichalcum que surgiram em Minas Gerais, até a nação da Amazônia, fruto de um golpe de estado de uma aliança de tribos da FUNAI com a ajuda de um grande dragão, e agora constitui uma nação "eco-consciente" ( porém tão corrupta como o velho Brasil ) ao movimento urbano de "meta-tropicalismo", que mistura o tropicalismo com influências mágicas e metahumanas. E legal também os nicks dos deckers brasileiros: "Saci", "ZéMané", ZarOlho", etc.

Recomendo.  :D
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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #2 Online: Janeiro 11, 2012, 11:36:08 pm »
Só pra dizer que achei um sistema (aparentemente) ideal pra Shadowrun:

Apocalypse World.

Já convenci minha galera a experimentar. Vamos criar personagens esse fim de semana e tentar jogar um pouco. Depois posto minhas impressões aqui.
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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #3 Online: Janeiro 12, 2012, 12:32:10 am »
Essa é a resposta que dou a qualquer fã de Shadowrun descontente: GURPS. Porque não?

Offline Vecna

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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #4 Online: Janeiro 12, 2012, 11:05:45 am »
Joguei Shadowrun por muito tempo na 2ºed. Realmente as regras eram complicadas e por muitas vezes deixavam dúvidas na mesa de jogo. Seguindo a dica de Jigoku estou pensando em começar uma adaptação para GURPS 4ed. Quem sabe meus jogadores gostam.

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #5 Online: Janeiro 12, 2012, 08:24:52 pm »
trocar shadowrun por gurps não é o mesmo que trocar 6 por meia-dúzia ?

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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #6 Online: Janeiro 12, 2012, 09:18:12 pm »
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trocar shadowrun por gurps não é o mesmo que trocar 6 por meia-dúzia ?

Com uma diferença considerável: As regras de GURPS não são complexas - a menos que você queira que elas sejam. E também é bem mais fácil ajustar GURPS a outros modos de jogo do que o sistema usado pelos ´runners.

Offline VA

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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #7 Online: Janeiro 13, 2012, 10:43:55 am »
Pior que GURPS é perfeito para Shadowrun, mesmo. Diria até que é o melhor sistema de ficção científica do mercado.

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #8 Online: Janeiro 13, 2012, 11:30:49 pm »
Eu não acho Gurps perfeito pra nada, a não ser que você goste de jogar no "mundo genérico dos combates de estátuas em câmera lenta".

Mas sério agora. O cerne da questão aí é: O que te incomoda em Shadowrun ? Como no meu caso o que incomoda é a lentidão do sistema - 2 horas pra criar personagem, muitos cálculos, combate enfadonhamente lento, regrinhas obscuras, listas e mais listas de skills e armas e implantes e, etc. então trocar shadow por gurps pra mim é trocar seis por meia dúzia.

No caso de vocês não deve ser a lentidão do sistema que os incomoda, certo ?

 
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Offline Balth

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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #9 Online: Janeiro 14, 2012, 12:49:29 am »
Hum...Mutantes e Malfeitores? Procure nesse forum: http://www.atomicthinktank.com alguem lá deve ter projetado alguma regra para cyberpunk.

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #10 Online: Janeiro 14, 2012, 10:00:09 am »
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Eu não acho Gurps perfeito pra nada, a não ser que você goste de jogar no "mundo genérico dos combates de estátuas em câmera lenta".

Okay - continue com Shadowrun.  :b

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O que te incomoda em Shadowrun ? Como no meu caso o que incomoda é a lentidão do sistema - 2 horas pra criar personagem, muitos cálculos, combate enfadonhamente lento, regrinhas obscuras, listas e mais listas de skills e armas e implantes e, etc. então trocar shadow por gurps pra mim é trocar seis por meia dúzia. No caso de vocês não deve ser a lentidão do sistema que os incomoda, certo ?

O que me incomoda em Shadowrun? Nada em especial. Apenas GURPS consegue emular tão bem a idéia de "Mundo Cyberpunk com Fantasia Urbana" quanto ele sendo que "Combate Lento"e "Regras Obscuras" são colocados de acordo com o gosto do cliente, a "Lista de Perícias" pode ser brutalmente encurtada por via Wildcard Skills ou da vantagem Talent ou Wild Talent.

A única parte que teoricamente não dá para se livrar é a lista de armas e implantes (na verdade, dá. Diversos Implantes são Vantagens com outro nome e Armas? Nah, a vantagem Innate Attack permite emular quase todas elas sem ver a tabela). Mas aí eu tenho que perguntar que tipo de fã de  Cyberpunk não tem ao menos um interesse considerável na tecnologia, em quem fabrica ela e o que se faz com ela. É um dos elementos mais distintivos do Cyberpunk, a a tara por tecnologia e tecnoblábláblá. É quase como um fã de Star Wars dizendo que não gosta da Força e seus Usuários.

Enfim, quem está incomodado com Shadowrun é você, não? Se GURPS não resolve seus problemas, boa sorte com outro.  ^_^

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #11 Online: Janeiro 14, 2012, 10:20:30 am »
shikoju, você é o advogado ?  :sobrancelha:
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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #12 Online: Janeiro 14, 2012, 10:53:49 am »
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shikoju, você é o advogado ?

Antes, utilidade pública: Como coloquei no seu tópico de apresentação, tem um lugar para verificar mudanças de nicknames aqui.

E bom, eu já usei o nickname Advogado de Regras sim. Achei que já tinha notado isso na mensagem do tópico sobre livros de RPG que são decentes para ler.  :)

Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #13 Online: Janeiro 14, 2012, 06:00:39 pm »
ok, Shikoju/Elven/Advogado/El Shadday. (fuck man, o que te deu? Crise de identidade ?  XD)

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sendo que "Combate Lento"e "Regras Obscuras" são colocados de acordo com o gosto do cliente, a "Lista de Perícias" pode ser brutalmente encurtada por via Wildcard Skills ou da vantagem Talent ou Wild Talent.
Sim, mas se o "gosto do cliente" for simplificar ao máximo, o sistema fica mais "sem sal" do que já é com todos os acessórios. E isso sem falar da criação enfadonha de bean-counting e skills & advantages/disadvantages & gear shopping por duas horas. Eu sei que GURPS cumpre seus objetivos de design com maestria, mas o "como" ele atinge esses objetivos é de um mecanicismo e um blandness extremos. e isso me incomoda horrores.

Pois bem. Agora queria fazer uma revelação: Não sei se encontrei o sistema certo pra Shadowrun (provavelmente não), mas encontrei um sistema fenomenal, e que pretendo jogar exclusicamente de agora em diante, que se chama Apocalypse World.

- Criação de personagens em 5 mins (tira a prova aí !),
- Classes temáticas evocativas, que são mais do que meros pacotes de poderes (nunca imaginei que elogiaria um sistema de classes),
- Player-driven gameplay imbutido no próprio sistema (não preciso mais aturar mestres com historinhas pré-criadas e railroading),
- Combates rápidos com muito decision-making e pouco bean-counting,
- Facilidade de adaptação a novos temas e cenários (exemplo: http://www.dungeon-world.com/ ).

Enfim, esse jogo é a solução pra minha vida adulta de pai de família e com pouquíssimo tempo pra prerarar coisas, criar personagens e resolver combates demorados. E toda essa praticidade unida a uma estrutura bem elaborada, que não o deixa raso como risus e os rules-light da vida. Vincent Baker é meu novo herói no mundo rpgístico. Já tinha achado seus outros jogos interessantes (Dogs in the Vineyard, Kill Puppies, etc) mas muito new-wave e dificeis pra convencer meu grupo a jogar. Mas Apocalypse World consegue unir boas idéias indie a uma estrutura bem tradicional, resultando em algo super prático.

Porra, to até extasiado com esse achado. :pidao:
« Última modificação: Janeiro 14, 2012, 07:22:26 pm por silva »
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Re:Shadowrun: system reboot
« Resposta #14 Online: Janeiro 17, 2012, 09:34:52 pm »
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ok, Shikoju/Elven/Advogado/El Shadday. (fuck man, o que te deu? Crise de identidade ?  )

Nope, hábito. Mudar de nickname aqui é muito mais fácil do que ter que importunar o Eltor semanalmente.  :P

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Sim, mas se o "gosto do cliente" for simplificar ao máximo, o sistema fica mais "sem sal" do que já é com todos os acessórios. E isso sem falar da criação enfadonha de bean-counting e skills & advantages/disadvantages & gear shopping por duas horas. Eu sei que GURPS cumpre seus objetivos de design com maestria, mas o "como" ele atinge esses objetivos é de um mecanicismo e um blandness extremos. e isso me incomoda horrores.

Pô Silva, precisava de todo esse abuso desnecessário(pleonasmo aqui apenas porque eu também posso ser hiperbólico) de estrangeirismo (e olha só, eu estou reclamando disso) para dizer "Não gosto de GURPS" e ele é um "Sistema Chato"?

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Pois bem. Agora queria fazer uma revelação: Não sei se encontrei o sistema certo pra Shadowrun (provavelmente não), mas encontrei um sistema fenomenal, e que pretendo jogar exclusicamente de agora em diante, que se chama Apocalypse World.

Oh, mais um "o Melhor Sistema Indie de Todos os Tempos da Última Semana". Tem certeza que você quer jogar mesmo Shadowrun?  :b
« Última modificação: Janeiro 17, 2012, 09:40:25 pm por Jigoku Shoujo »