Nas mesas as quais mestrei, todas as capturas ou rendições por parte dos personagens ocorreram de forma não linear, foram somente e tão somente circunstâncias da sessão.
Os desfechos dos combates para mim são claros:
Os personagens vencem os inimigos, põe eles para correrem, conseguem uma rendição deles, ou negocia com eles. A mesma coisa acontece do ponto de vista do inimigo. Eu chamo isso de consequências do combate.
Na minha campanha atual de 4E, no ano passado eu mestrei uma aventura que o combate final houve um desfecho no qual os personagens forjaram por si próprios.
Eles não conseguiram fazer frente ao grupo final de inimigos, mas deu um grande prejuízo ao vilão. Vendo que não estavam conseguindo vencer por erros estratégicos do grupo, a Senhora da Guerra negociou com o vilão principal a retirada do grupo de lá (o paladino do grupo já estava inconsciente e poderia ser morto a qualquer momento pelo vilão), ela estava preocupada com o bem estar geral do grupo e percebeu que as chance do grupo morrer ali eram alta.
Eu pensei como o vilão pensaria dadas as circunstâncias, o vilão aceitou o acordo, desde que os personagens seguisse o que ele queria. O grupo teve que usar um circulo de teleporte para sair do lugar, mas sabendo que um ritual de exílio foi lançado sobre eles e que deveriam aceitar o ritual sem resistir, logo eles foram teleportados a alguns dias de distância dessa dungeon para uma floresta a qual eles conhecem muito bem, mas sabendo que não conseguiriam mais retornar a tal dungeon, pois o ritual tinha um efeito tipo "maldição" (nome do ritual : Exílio Permanente).
No final os aventureiros não conseguiram o principal intento a qual aspiravam contra esse vilão, e o final da aventura ficou bem verossímel. Eu não permitiria o grupo ter uma nova chance contra esse vilão, eles tem que conviver com as consequências do combate.
Como o vilão pensava : O Vilão estava só, e não estava muito longe de ser derrotado, mas os personagens não sabiam disso. Vendo seus soldados de elite ao chão, o vilão viu que a tal negociação era vantajosa para ele, pois poderia salvar algum de seus soldados e sua ação principal no mundo do jogo não poderia mais ser impedida por esse grupo de aventureiros, logo era muita vantagem para ele aceitar o acordo.
Os jogadores da minha mesa consideraram essa uma das melhores aventuras que já jogaram na vida, principalmente por que o desfecho final estava com deveria ser, free form e na mãos deles. O desfecho saiu do lugar comum, foi algo como : pense fora da caixa.