Eu gostei bastante da linha Essentials.
Em primeiro lugar, porque ela trouxe o Fluffy devolta, e, na minha opinião, não existe fluffy inútil. Lendo a descrição da magia Bladesong do Bladesinger tive algumas ideias muito legais pra um eventual personagem. Fluffy, desde que bem escrito, inspira, ainda que você não vá segui-lo a risca.
Em relação as classes, eu acho que elas resolveram alguns dos reais problemas da 4ed. Veja-se:
Nos níveis Paragon e Épico a complexidade do jogo aumentava, MUITO, os jogadores tinham tantas opções que muitas vezes não sabiam o que fazer, demorando muito pra jogar, torndo os combates excessivamente longos.
Tanto que o Tier Heroico é considerado por muitos o Sweet Spot da 4ed.
Com Essentials isso muda, a não ser que voce jogue com um Mage (e eles avisam que é uma classe complexa), o jogo em Paragon (não testei épic ainda, mas a teoria diz que sim) fica muito mais agil. Meus jogadores ficaram satisfeitos em ter menos opções (curioso não?) e, ainda assim, serem efetivos no que faziam.
Além disso, na 4ed "classic" em late Paragon e Épic qualquer personagen meiabocamente otimizado fica tão absurdamente poderoso que torna-se quase impossível sequer desafiá-lo.
Essentials vem com uma proposta de classes mais "fracas"(não em relação aos monstros, elas fazem seu trabalho bem, mas em relação às classes combadíssimas do passado), e com mecanicas para bloquear o power creep (limitar a escolha de poderes é um deles, assim um jogador tera mais dificuldade em fazer dois poderes que não foram projetados para funcionarem juntos combarem). De modo que os jogadores ainda terão uma experiencia desafiadora em leveis elevados.
Achei todas essas mudanças positivas.