"Todas elas" seria abrangente demais?
Estão enfrentando múltiplos inimigos fracos? O mago é a melhor classe para lidar com múltiplos inimigos em um turno. Todos os encontros da aventura básica que possuem grupões de inimigos são praticamente impossíveis de serem vencidos sem um mago.
Aqueles com menos números geralmente tem um ou dois monstros mais poderosos - O mago tem como basicamente fazer um desses ficar completamente inútil.
Enquanto isso:
Ladinos: Se escondem e dão dano mediocre.
Guerreiros: Causam dano decente em 1 inimigos, a partir do nivel 2, dois inimigos. E apenas isso.
Clérigo: Versatil, ambos os clérigos podem fazer de tudo um pouco com Pelor sendo um ótimo conjurador e o Moradin sendo a única classe do playtest inteiro que pode ir na linha de frente sem se preocupar (nem mesmo o guerreiro pode falar isso.)
Pode ser que talvez o ladino com temas e suas habilidades fora de combate talvez não seja para ser muito poderoso ou útil em combate e eu compreendo. O guerreiro é um causador de dano, nada mais. Ele não exerce quase nenhuma presença, e se virar um alvo ele morre em um turno de ataques de kobolds (Tendo em vista sua AC terrível).
O grupo todo então orbita no Mago e sua solução para os encontros; Não é uma questão de entrar em outros nichos, é que sem o mago dando uma resposta ao encontro vira uma batalha de atrição. Sem o clérigo, vira sorte pura. Com um clérigo no grupo, há uma chance dos jogadores vencerem tal conflito. Com um mago, é só uma questão de planejarem ao redor dele.