Autor Tópico: Pathfinder 2E  (Lida 87471 vezes)

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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #60 Online: Julho 03, 2018, 10:30:10 pm »
Se o Bispo aparecer e quiser atualizar a postagem de abertura do tópico, esse link vai apontar só os artigos de playtest:
http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest

No RPG notícias, começaram a traduzir os artigos:
http://www.rpgnoticias.com.br/tag/pathfinder-2e/

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #61 Online: Julho 04, 2018, 04:23:08 pm »
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Se o Bispo aparecer e quiser atualizar a postagem de abertura do tópico, esse link vai apontar só os artigos de playtest:
http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest

Boa! Já editei o post inicial.

Sobre o projeto e tudo o que foi mostrado até aqui: confesso que meu interesse é mais pelas ideias e soluções mecânicas/de design do que pelo jogo em si. Do que vi, Pathfinder 2e, tal qual seu predecessor, claramente não me atrai.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #62 Online: Julho 10, 2018, 07:54:37 pm »
Mais tradução no RPG notícias, etc.

http://www.rpgnoticias.com.br/pathfinder-2e-uma-olhada-no-guerreiro/

Sim, fui eu. :v

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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #63 Online: Julho 24, 2018, 03:14:32 am »
Pra dar um movimento no tópico: saiu uma prévia do Droid Drunk Doido Druida

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Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #64 Online: Julho 24, 2018, 09:36:11 am »
Eu particularmente gostei de tudo que teve aí sobre o druida. E o Tempest Surge é a cara do GF Quetzalcoatl de FFVIII.

No mais... dia 02 está perto... a contagem regressiva já está rolando. Eu estava meio inerte a respeito de "ler mais uma edição de D&D", tipo, boring, mas até que minha expectativa está aumentando um tanto agora que estamos próximos do evento.
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Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #65 Online: Julho 24, 2018, 10:57:00 pm »
Estou bem dividido quanto à 2E nessa altura. Por um lado, os 4 graus de sucesso e a action economy nova me dão esperança, por outro, tudo que eles lançaram de preview de opções pra jogador foi horrível, agora é esperar o playtest sair.

Se bem que a solução da 2E pra animal companions parece...Quase boa?  :blink:

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #66 Online: Julho 25, 2018, 12:26:17 pm »
Eu quase hypei, mas aí saiu o preview do Bardo, desmentindo o que disseram que o guerreiro ia ter acesso a mais feats e skills...

...não adianta ter acesso, se os outros são melhores. :v

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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #67 Online: Julho 31, 2018, 03:43:35 pm »
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

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« Última modificação: Julho 31, 2018, 09:48:04 pm por Heitor »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #68 Online: Julho 31, 2018, 04:41:43 pm »
Citação de: Heitor
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

Lado positivo - Não-Conjuradores estão a dois talentos e uma dose de MAD de ter acesso ao "Arsenal de Poderes" de um Conjurador.  :b

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #69 Online: Julho 31, 2018, 09:53:13 pm »
Citação de: Heitor
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

Lado positivo - Não-Conjuradores estão a dois talentos e uma dose de MAD de ter acesso ao "Arsenal de Poderes" de um Conjurador.  :b

Espero que seja ironia, porque ó, tá uma :estercoflamejante: Numa tacada querem juntar D&D 4e e Star Wars SAGA da maneira menos inspirada possível.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #70 Online: Agosto 02, 2018, 03:05:05 pm »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #71 Online: Agosto 02, 2018, 04:52:05 pm »
Tô lendo desde às 13h30... Tá pesado o negócio. Mas tem decisões interessantes.

Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #72 Online: Agosto 04, 2018, 02:17:06 am »
Ok, impressões gerais depois de uma lida razoável e uma sessão de playtest:

 - Em geral, os PCs são mais fracos do que as versões deles no Pathfinder 1e.
 - A maioria das magias problemáticas foram enfraquecidas, com exceção das magias de Wall of XYZ que parecem tão efetivas quanto sempre.
 - Na prática, ao menos no nível 1, a action economy nova não pareceu gerar turnos muito diferentes do que o esperado no PF1E, os casters ainda se posicionam e usam uma magia, os martials ainda se aproximam e fazem quantos ataques puderem, ocasionalmente a economy é um pouco mais generosa pra martials quando eles podem gastar uma ação andando e ainda fazer dois ataques.
 - Eu não gostei muito do sistema novo de "point buy" pra ability scores, mas ele é bem mais simples e provavelmente vai agradar quem gosta de montar builds.
 - Por outro lado, achei que a possibilidade de ter dois ability boosts (um de raça e um de background) deixa o método de rolar por ability scores muito mais interessante e reduz as chances de personagens inviáveis aparecerem.
 - Os skill feats demoram muito pra dar as opções interessantes (como modos de movimento novo), mas as magias de movimento também parecem enfraquecidas, então vou ter que esperar os níveis altos pra ver.
 - Os general feats são uma mistura de feat taxes óbvios e universalmente úteis com feats ridiculamente situacionais, não tem muitas decisões interessantes aqui.
 - Numericamente, as armaduras parecem bem balanceadas, mas a penalidade de -10 em Speed pra Heavy Armors parece muito pesada.
 - Se você tiver um nível de proficiência maior com uma armadura do que com um escudo, sua AC é menor de armadura E escudo do que só de armadura :blink:.
 - Gostei bastante do que eles fizeram com as armas e os traits de cada uma, parece que decidir por uma arma se tornou mais difícil e interessante. É uma pena que trocar de arma custe duas ações e provoque AoOs...
 - O jogo ainda é cheio de mecânicas pouco intuitivas e regras que vão precisar de FAQs...
 - As opções de multiclass são bem fracas.
 - As regras de resonance não me parecem muito bem pensadas no momento, eu entendo a ideia de prevenir o abuso de varinhas de CLW, mas gastar resonance pra usar uma bag of holding parece...estranho.

Mais especificamente sobre a classe que eu testei e li mais, o Fighter:
 - O fato de que ele é a única classe Expert em Weapons (e progride mais rápido que as outras) parece pouco, mas aumenta significativamente o DPR dele, me lembra bastante o modo como o Champion na 5e é um archetype tedioso mas com números bons.
 - Apesar de ter vários class feats pra escolher, a progressão dele não dá muitas escolhas, efetivamente, é como se o fighter pudesse escolher entre cinco combat styles: arco, escudo, arma de duas mãos, duas armas, ou arma+mão livre. Existem poucos feats que são aplicáveis a qualquer um dos estilos.
 - A maioria dos feats interessantes do Fighter possuem a trait de "press", que significa que eles só são aplicados a partir do segundo ataque, quando o fighter já tem -4/-5 de penalidade pra acerto, OU custam duas ações. O que significa que ou você faz três ataques simples de uma ação, ou você faz um ataque de duas ações e torce pro seu ataque final de -10 funcionar com o press. Alguns deles também tem condições extremamente específicas como "você está sendo flanqueado".

Impressão geral no momento: O sistema parece mais equilibrado, mas ele também parece menos interessante. Talvez, assim como na 5e, o nível 1 seja o "tutorial" e o jogo de verdade comece só no level 3~4, mas por enquanto o jogo parece bem tedioso e sem graça.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #73 Online: Agosto 05, 2018, 02:39:13 am »
Estava lendo o Fighter por causa de seus comentários, acabei indo às armaduras, e cheguei na parte de carga. Fiquei surpreso que finalmente uma variante popular de D&D passou a usar volume ao invés de peso/massa para determinar quanto alguém pode carregar.

Se outros jogos d20 já usaram antes eu desconheço, e li um tanto por cima, mas talvez resolva aquelas situações ridículas de "carregadores de geladeiras" em dungeons. Afinal o que tem volume e/ou é disforme, engancha e desequilibra.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #74 Online: Agosto 06, 2018, 11:51:29 am »
Impressão geral no momento: O sistema parece mais equilibrado, mas ele também parece menos interessante. Talvez, assim como na 5e, o nível 1 seja o "tutorial" e o jogo de verdade comece só no level 3~4, mas por enquanto o jogo parece bem tedioso e sem graça.

Somos dois, migo.

Acho que a parte mais sem graça é que comparativamente, a multiclasse não permite construções tão legais porque as coisas boas das classes são níveis altos e multiclasse você conta como metade do nível pra feats.

Guerreiro com Cleave? Nope.
Bárbaro com Power Attack? Depois de 2 níveis, etc.

Mas a minha crítica principal foi a remoção de certos elementos-base do sistema d20 e transformá-los em feats ou cobrar por isso, em particular duas regras que eu achei zuadaço:

1) Escolher 10 / 20 não existe, é um feat de Skill (Assurance) (p 163), e mesmo assim é só pra skill comprada.

Além de escalar com proficiency que permite transformar coisas como as Compostions de Bardo em algo trivial (e não um risco a ser tomado ao tentar "melhorar" uma magia), também removem parte da ideia acelerar o jogo.

2) Conjuradores espontâneos não podem pegar magias e usar como slot maior, porque eles ou dependem de habilidades de classe pra isso (escolha duas da sua lista por dia, como Feiticeiro ou Bardo), ou precisam "conhecer" a magia pra cada nível ou usar habilidade de classe pra isso.

O próprio exemplo (p 192) dado é um feiticeiro que não poderia conjurar uma Fireball elevada com slot de 5th, porque ele só conhece a Fireball normal (3rd). Bizarro.

---

Fora pequenas incongruências de termos (certas condições são capitalizadas, outras não, certas cantrips sofrem de um excessivo enrolar, como por exemplo, Acid Splash e Chill Touch, que repetem várias vezes a descrição para "esclarecer", assim como a talvez pior descrição Chromatic Wall que eu já tenha visto na vida.

São coisas que pra mim mostram um beta óbvio, e espero que a Paizo não ignore o feedback.

Estava lendo o Fighter por causa de seus comentários, acabei indo às armaduras, e cheguei na parte de carga. Fiquei surpreso que finalmente uma variante popular de D&D passou a usar volume ao invés de peso/massa para determinar quanto alguém pode carregar.

Se outros jogos d20 já usaram antes eu desconheço, e li um tanto por cima, mas talvez resolva aquelas situações ridículas de "carregadores de geladeiras" em dungeons. Afinal o que tem volume e/ou é disforme, engancha e desequilibra.

E tem aquilo: Armaduras são bem mais fracas que builds de Destreza, pela TAC, por exemplo. Mesmo a AC equivalente, você tem redução de Speed e outras coisas...
« Última modificação: Agosto 06, 2018, 11:53:31 am por Lumine Miyavi »

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