http://atmoland.blogspot.com.br/2013/04/ova-eu-joguei.htmlSim, eu falei um pouco sobre esse jogo e só esses dias eu o testei. Com certeza eu fiz algo que não devia, pois...
... deu merda. Comecei usando a personagem que eu fiz, a Noriko Asuka (que será logo convertida para 3D&T) lutando contra Luna, uma NPC da aventura (a ÚNICA) Stargazer... alguma-coisa-lá. É, não consegui lembrar do nome da aventura. Fiz um negócio solo comigo mesmo, mais uma testemunha pra dizer o que eu tinha esquecido, até chegarmos na parte do combate...
De acordo com o que temos na ficha da Asuka, ela tem 4d6 (2 base mais 2 de Agile) para atacar com sua katana e 6d6 (2 do base, 2 de Agile e 2 de Defense) para se defender, o que dava uma boa margem de defesa. O Power Move dela aumentava os dados de ataque para 6d6, e eu achei que seria melhor ou mais útil usá-lo logo de início... ledo engano. Power Moves causam dano fixo, e as 2 graduações no Power Move da Asuka permitiam apenas 5 pontos de dano. 5. E da forma como montei ela não faria dano em momento algum! Blind Bash tem Stun, semelhante a Paralisia, mas não funciona contra humanos. Lindo. Sweet Slash causa dano aumentado, mas recebe 1 dado a menos para atacar, e isso não era um problema tão grande... certo?
O combate chegou, e lá fui eu jogar dados contra um NPC controlado por mim mesmo. Considerei que ambas as garotas iam tentar se matar, mas conservariam seu Endurance por causa da aventura que estava se seguindo; vai que outros heróis aparecessem? Comecei jogando a iniciativa e Asuka venceu, atacando com Sweet Slash. Ela vence a defesa de Luna por 2 pontos, ok, 5 de dano pra vilã. Ai Luna ataca, e se ferra por causa dos 6d6 de defesa da Asuka, bom pra mim. Asuka volta a atacar, e erra o golpe. Luna ataca de novo, e erra. Asuka ataca de novo, e erra. Luna... sim, você entendeu. Não sei se o RNG tava de zoa comigo na hora, mas fiquei por 10 minutos torrando ações de ataque sem que elas se atingissem, e eu até usei Sweet Slash outras vezes! Se for pra ficar jogando montes de dados e não chegar a lugar algum, melhor voltar pro Storytelling...
Bem, acredito que eu tenha entendido algo errado e levado a minha experiência com RPGs mais tradicionais mais em conta pra que esse loop tenha acontecido. Não sei se eu deva esperar a edição Revised chegar (mesmo sem poder pagar pelo Kickstarter, mas tem torrentes de links por ai...). Falando nisso, a Wise Turtle Publishing liberou um PDF que funciona como livro do jogador iniciante com a personagem oficial Miho, uma garota robo que quer saber como é ser humana. A porra toda do sistema mudou, claro, contando com multiplicadores de dano pra cada ponto que seu ataque superar a defesa do oponente (se você tirar 10 e o inimigo tirar 5 e seu ataque escolhido tiver DX 5, você fez 25 de dano no infeliz). Dê uma olhada no livro aqui e tire suas próprias conclusões.
A minha primeira impressão ficou bem clara: nota 5 de 10.