Autor Tópico: OVA - Open Versatile Anime  (Lida 1154 vezes)

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OVA - Open Versatile Anime
« Online: Abril 21, 2013, 11:56:23 am »


OVA apresenta um sistema leve para animes que usa apenas d6 e que oferece uma ampla gama de opções para quem quiser jogar em apenas um livro.

Citar
From the publisher:
"The OVA Role-Playing Game has all the rules you need to recreate those diverse worlds of Japanese animation you've grown to love. From inventing your own fictional persona to becoming part of the adventure, all you need is a few friends and you're ready to go!

* Easy Yet Versatile
The Ricochet mechanics are accessible to anyone. Not needlessly complicated or dummied down, complete beginners and die-hard gamers can play side by side.

* Create Your Perfect Character
OVA's unique statless character creation system makes getting started a breeze. Open-ended rules make anything possible, and creating characters is as simple as describing them.

* Entertaining and Lavishly Illustrated
Rules are punctuated with detailed examples and artwork featuring colorful, recurring characters. Over 60 illustrations by some of today's most talented anime-style artists.

* Anything is Possible
Whether you want to fight evil as a transforming magical beauty, defend Earth against alien attackers, compete in ancient fighting tournaments, or simply survive campus life, OVA can make it possible. If you can dream it, you can do it!"

Amostra

Uma personagem que fiz nesse sistema

Edição Revisada

Em breve a edição OVA Revised receberá também um Kickstarter, mas isso foi prometido lá em 2010, se não me engano. Aqui algumas ilustrações da capa







Como ele funciona?

Todo jogador tem direito a 2d6 base, que são modificados positiva ou negativamente por seus Atributos. Não, não são os Atributos de sempre (Força, Destreza, Carisma...), mas o que o personagem pode fazer e seus Defeitos.

Digamos que a Asuka queira ouvir os sons noturnos enquanto desfruta de uma garrafa de sake enquanto está apreciando a vista do lago em miniatura em sua casa ao estilo japonês (clichéeeee): ela jogaria 2d6 (base) + 1d6 (de Hearing). Caso tire um resultado maior que o estipulado pelo mestre/narrador/diretor, ela consegue ouvir os sapos, grilos, lacraias, o que mais tiver ali.
Já se ela tentar cozinhar, o que lhe dá uma penalidade de 2 dados, ela ainda jogaria os 2d6 que tem direito PORÉM pegaria apenas o menor valor das duas rolagens.
Mas ai um Escargot Sorridente e Risonho surge da pia da cozinha e ataca. Ela tentará se defender com sua Agilidade e ataca com 4d6. Caso consiga acertar, além de fazer o dano base indicado pelo sistema (duas vezes a diferença entre o ataque dela e a defesa do oponente) ela ainda tem direito a mais 5 de dano por causa do Atributo Weapon.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Atmo

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Re:OVA - Open Versatile Anime
« Resposta #1 Online: Abril 26, 2013, 04:01:27 pm »
http://atmoland.blogspot.com.br/2013/04/ova-eu-joguei.html


Sim, eu falei um pouco sobre esse jogo e só esses dias eu o testei. Com certeza eu fiz algo que não devia, pois...

... deu merda. Comecei usando a personagem que eu fiz, a Noriko Asuka (que será logo convertida para 3D&T) lutando contra Luna, uma NPC da aventura (a ÚNICA) Stargazer... alguma-coisa-lá. É, não consegui lembrar do nome da aventura. Fiz um negócio solo comigo mesmo, mais uma testemunha pra dizer o que eu tinha esquecido, até chegarmos na parte do combate...

De acordo com o que temos na ficha da Asuka, ela tem 4d6 (2 base mais 2 de Agile) para atacar com sua katana e 6d6 (2 do base, 2 de Agile e 2 de Defense) para se defender, o que dava uma boa margem de defesa. O Power Move dela aumentava os dados de ataque para 6d6, e eu achei que seria melhor ou mais útil usá-lo logo de início... ledo engano. Power Moves causam dano fixo, e as 2 graduações no Power Move da Asuka permitiam apenas 5 pontos de dano. 5. E da forma como montei ela não faria dano em momento algum! Blind Bash tem Stun, semelhante a Paralisia, mas não funciona contra humanos. Lindo. Sweet Slash causa dano aumentado, mas recebe 1 dado a menos para atacar, e isso não era um problema tão grande... certo?

O combate chegou, e lá fui eu jogar dados contra um NPC controlado por mim mesmo. Considerei que ambas as garotas iam tentar se matar, mas conservariam seu Endurance por causa da aventura que estava se seguindo; vai que outros heróis aparecessem? Comecei jogando a iniciativa e Asuka venceu, atacando com Sweet Slash. Ela vence a defesa de Luna por 2 pontos, ok, 5 de dano pra vilã. Ai Luna ataca, e se ferra por causa dos 6d6 de defesa da Asuka, bom pra mim. Asuka volta a atacar, e erra o golpe. Luna ataca de novo, e erra. Asuka ataca de novo, e erra. Luna... sim, você entendeu. Não sei se o RNG tava de zoa comigo na hora, mas fiquei por 10 minutos torrando ações de ataque sem que elas se atingissem, e eu até usei Sweet Slash outras vezes! Se for pra ficar jogando montes de dados e não chegar a lugar algum, melhor voltar pro Storytelling...

Bem, acredito que eu tenha entendido algo errado e levado a minha experiência com RPGs mais tradicionais mais em conta pra que esse loop tenha acontecido. Não sei se eu deva esperar a edição Revised chegar (mesmo sem poder pagar pelo Kickstarter, mas tem torrentes de links por ai...). Falando nisso, a Wise Turtle Publishing liberou um PDF que funciona como livro do jogador iniciante com a personagem oficial Miho, uma garota robo que quer saber como é ser humana. A porra toda do sistema mudou, claro, contando com multiplicadores de dano pra cada ponto que seu ataque superar a defesa do oponente (se você tirar 10 e o inimigo tirar 5 e seu ataque escolhido tiver DX 5, você fez 25 de dano no infeliz). Dê uma olhada no livro aqui e tire suas próprias conclusões.

A minha primeira impressão ficou bem clara: nota 5 de 10.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T