Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 22259 vezes)

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #90 Online: Abril 04, 2012, 02:30:01 pm »
Kazuya, o título do tópico é "O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?".

Dai eu disse que se o sistema permite que o bárbaro possa cair/pular de um penhasco e sair andando depois, esse sistema, na minha opinião, atrapalha a história, pois ele transforma algo ridículo em algo possível e até corriqueiro.

Seria tão simples o dano da queda evoluir de acordo com o nível do personagem (como ocorre geralmente nas campanhas que eu jogo) e assim manter ela sempre mortal, independente do nível e da quantidade de PVs do personagem.

Os PVs, na minha opinião, não são uma habilidade especial do personagem, como a magia queda lenta é, mas sim uma simples medida de resistência física.

Eu acho e gostaria que o bárbaro e outros personagens tivessem habilidades que permitissem a eles fazerem coisas fantásticas, mas no momento não tem, e não acho que se aproveitar de PVs altos para se jogar da montanha seja uma opção viável.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #91 Online: Abril 04, 2012, 02:31:53 pm »
Já eu acho bem viável. PVs também são sorte, afinal, e arriscar a sorte para cair no meio de uma batalha gritando que nem um louco é algo que eu vejo um bárbaro fazendo sem problemas.

Agora se jogar de um penhasco para poupar tempo... parece uma coisa de goblin de Magic :P

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #92 Online: Abril 04, 2012, 03:05:20 pm »
Eu vejo da seguinte forma: O sistema permite ao jogador se jogar de um penhasco em níveis altos e isso pode ser usado para criar um momento interessante para o jogo, porém o caso colocado demonstra uma má utilização do sistema para fazer metajogo e isso, como já citei anteriormente, não é culpa do sistema, e sim do jogador, o que significa que impor penalidades ao jogador nesse caso seria razoavel. Volto a dizer: alegar que o sistema prejudica a contação de histórias porque um jogador utilizou-se de metajogo é exigir demais do sistema.

Um caso interessante de uso desses PVs aconteceu com um grupo em que joguei. Nosso grupo teve de descer uma montanha escalando. Como o guerreiro do nosso grupo tinha pontos de vida suficientes para não morrer na queda os outros personagens tiraram as armaduras e as amarraram ao guerreiro com cordas para que este pudesse descer em carga média enquanto eles não tinham redutores de armadura durante a escalada. O guerreiro caiu, tomou um monte de dano, mas não morreu. A parte triste é que um jogador fez uma loucura e causou uma explosão derrubando todo o grupo algumas rodadas depois e matando dois personagens.
An Edition to rule them all???

Offline Agnelo

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #93 Online: Abril 04, 2012, 03:10:37 pm »
Sinceramente eu não acho que nesse problema específico seja uma falha do sistema que impeça que hajam boas histórias, apenas uma atitude besta de um jogador baseado num vácuo das regras.

Todavia no começo desse tópico eu apresentei características do jogo que a meu ver prejudicam sim o desenrolar de uma boa história. Ninguém ainda conseguiu me explicar porque todo mundo chora a morte do rei e não gasta uns pila para ressucitá-lo, ou como podem haver intrigas jurídicas onde duas ou três magias serviriam pra resolver qualquer discussão num tribunal.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 03:19:57 pm por Agnelo »
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #94 Online: Abril 04, 2012, 03:14:38 pm »
Poisé, Agnelo. As tramas de D&D devem sempre levar em conta tais elementos (ressurreição, magias de adivinhação, transportes, etc). Se não levar em conta, que apaguem tais magias ou rituais (no caso da 4e).

Offline Cebolituz

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #95 Online: Abril 04, 2012, 03:26:50 pm »
Estes deveriam ser raros e caríssimos. Ma spara os jogadores nunca são, pois eles quase sempre são a exceção da regra.

A verdade, é que em D&D, sempre houve uma realidade diferente entre o mundo dos PJs e o mundo dos NPCs. É aquela velha história: NPC camponês miserável, gasta 1 PO por dia para sobreviver e 3 POs seriam um banquete. Enquanto isso, os PJs ganham 1000 vezes mais do que isso vencendo um simples calabouço, o suficiente para fazê-los viverem como burgueses durante meses.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Skar

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #96 Online: Abril 04, 2012, 03:38:06 pm »
Bem nas minhas campanhas ei sigo a linha que PO é dollar, por assim dizer. Inflaciono loucamente nos preços de custo de vida se os players começam a sacanear nas compras.

 Além do que sempre coloco que magia não é sempre 100%, existem formas de passar por elas e sempre falo isso para os jogadores.
The essentials for a productive discussion:
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••    Candor: Be frank and sincere.
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••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #97 Online: Abril 04, 2012, 03:39:14 pm »
Mas tem também o custo de vida dos nobres e burgueses, capazes de ter acesso a tais rituais, alguns, por uma pechincha. A questão é ver quantas pessoas com tais poderes estão disponíveis.

Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #98 Online: Abril 04, 2012, 06:17:26 pm »
A história do bárbaro já deu o que tinha que dar. Mas isso recai numa reclamação do Eltor sobre a 4e: a falta de coisas bacanas fora de combate. Seria demais, cinematográfico e supercool se o bárbaro pudesse realmente se jogar dum penhasco e não sofrer dano. Badass. Mas ele pode acabar morrendo na queda, se for muito alta.

Agnelo, se o rei morrer de velho, não há o que fazer. Ou existe a explicação do Belkar quando pensam em ressuscitar aquele rei que segurava o gatinho: ele pode simplesmente não querer voltar. Não resolve, mas ajuda.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #99 Online: Abril 04, 2012, 08:50:35 pm »
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Ninguém ainda conseguiu me explicar porque todo mundo chora a morte do rei e não gasta uns pila para ressucitá-lo, ou como podem haver intrigas jurídicas onde duas ou três magias serviriam pra resolver qualquer discussão num tribunal.

Exigir o corpo do ressuscitado, pra mim, costuma ser uma boa forma de resolver esse problema. Porque se o corpo do cara for completamente destruído ele nunca vai voltar. Daí, se um vilão sabe disso, some 2+2 e... todo o reino vai chorar pelo rei falecido.

Outra coisa: dinheiro não é tudo. Não adianta de porra nenhuma você ter todo o dinheiro do reino se os componentes do ritual de ressurreição são tão raros, mas tão raros que só são encontrados em locais difíceis, longínquos e perigosos e não tem praticamente ninguém poderoso e corajoso o suficiente para enfrentar essa jornada (fora que se houver a necessidade do corpo, temos uma corrida contra o tempo). Além de servir de explicação mais ou menos razoável do porquê de estar todo mundo chorando a morte prematura do rei, a gente ainda tem um bom gancho clichêzinho pra puxar pra uma aventura. Negada aceita se arriscar pelo dinheiro que o reino promete e o mestre aproveita a jornada para infernizar os jogadores, fazer eles descobrirem um vilão por trás de tudo, etc, etc, etc....

Mas claro, isso não funcionaria para um cenário super high magic. xD

Offline Agnelo

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #100 Online: Abril 04, 2012, 11:34:25 pm »
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Outra coisa: dinheiro não é tudo. Não adianta de porra nenhuma você ter todo o dinheiro do reino se os componentes do ritual de ressurreição são tão raros, mas tão raros que só são encontrados em locais difíceis, longínquos e perigosos e não tem praticamente ninguém poderoso e corajoso o suficiente para enfrentar essa jornada (fora que se houver a necessidade do corpo, temos uma corrida contra o tempo).
Então o sistema de DnD não é um problema se tu mudar o sistema?

Sobre o corpo do rei não estar acessível, caramba se o rei cai do cavalo e morre o corpo dele se desintegra também?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #101 Online: Abril 04, 2012, 11:50:47 pm »
Bem, a maioria dos reis não morrem de forma tão mundana. Quando morrem, são ressuscitados.

As causas mais comuns para morte de reis em cenários de fantasia são:

>intrigas palacianas: os oponentes dão um "jeitinho" de evitar a ressurreição. Por exemplo, em Greyhawk, tem a história de um rei em que uma Igreja simplesmente proibiu a ressurreição dele, por interesses, aplicando uma desculpa teológica qualquer

> morte em um combate glorioso: ele se recusa a voltar, evitando o funcionamento da ressurreição

> erradicação por parte de um vilão: sem corpo, sem ressurreição

> morte natural: ressurreição não funciona.

Além dessas, tem a clausula de que o além-vida pode ser bom. Ao morrer, o rei vai parar no reino de seu deus, junto de seus pais e amigos já falecidos, e simplesmente se recusa a voltar.

Enfim, ressurreição é um pouco mais complicada fora do cenário "somos aventureiros, saquear masmorras é nosso negócio".

Isso pode gerar algumas cenas interessantes, tipo essa:
« Última modificação: Abril 05, 2012, 12:13:59 am por O Usuário Anteriormente Conhecido como Gegê »

Offline Smaug

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #102 Online: Abril 05, 2012, 12:10:50 am »
E não se esqueça de parentes interesseiros e sucessores que não veem vantagem em ressucitar o rei...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #103 Online: Abril 05, 2012, 08:30:05 am »
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Então o sistema de DnD não é um problema se tu mudar o sistema?

Não era isso que diziam os teatralistas de Vampiro e sua Regra de Ouro? :P

Mas não, na verdade, eu só me empolguei e arranjei mais ideias de como isso poderia ser tratado de uma forma legal. Sorry. =)

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Sobre o corpo do rei não estar acessível, caramba se o rei cai do cavalo e morre o corpo dele se desintegra também?

Sério que isso é, tipo, uma "morte dramática" que vai servir bem à tua história? Aí pra mim tu já tá forçando a barra.

Em tempo, o lance do "eu não quero voltar" é muito mais forte do que se imagina, principalmente se o "afterlife" for muito melhor que viver na sociedade medieval que, fantástica ou não, não necessariamente é um bom lugar pra se viver.

Offline banned_guardian

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #104 Online: Abril 05, 2012, 08:38:16 am »
Se na minha campanha o mestre fala que o rei morreu caindo do cavalo em uma cavalgada, eu escuto e finjo que é verdade. Na maioria das vezes o rei nem cavalo sequer tinha.

..