Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 22005 vezes)

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Offline Metal Sonic

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #75 Online: Abril 04, 2012, 11:00:25 am »
Muito legal. Um Mago de 1º pode saltar de qualquer lugar e cair sem danos com Queda Suave. Um Bárbaro de 12º, uma Classe com um FUCKING d12 de HP não pode se dar ao luxo de saltar de um penhasco.

Valeu hein?
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Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #76 Online: Abril 04, 2012, 11:14:32 am »
Só de curiosidade, deixa eu ver se entendi.

-O grupo estava no alto de um penhasco olhando a paisagem.
-O grupo cansou de olhar a paisagem e fala que desce pra ir olhar a paisagem em outro lugar.
-O Bárbaro diz "eu me jogo do alto do penhasco pra não ter que descer andando".

Foi isso?

Quase exatamente. Não era bem visualizando a paisagem, mas o bárbaro precisava encontrar o resto do grupo em outro lugar. Mas não tinha nem pressa.

Em tempo, ótimo exemplo o do VA. O cara aguenta quedas absurdas sem levar um ponto de dano. E não soa ridículo em momento algum.

Kasuya, eu não quero te ofender, mas você está sendo burro, cara. Se ele não sofre dano, não é ridículo. É "cool". Eu acho que o bárbaro poderia ter uma resistência a dano de queda, ok. Seria cool. Seria igual o Wolverine. Seria igual o vampiro do filme.

Agora, quando você se joga do barranco por preguiça e perde mais da metade dos seus PVs, sua queda não foi cool. Não foi suave. Não foi legal. Você essencialmente se estabacou de graça só porque você sabe que alguém no seu grupo vai te curar. Ele não regenera, não se cura e teria que dormir uma semana para se curar sozinho.

É metajogo, é desperdício dos recursos do grupo e porra, preguiça de mover o personagem? É demais. É uma cena ridícula.

Por mim, claro, poderia rolar um poder bacana de amenizar quedas e efeitos mundanos. Mas não tem.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #77 Online: Abril 04, 2012, 11:15:43 am »
Porra Metal, ao menos dê-se ao luxo de ler os argumentos de outrém antes de repetir o mesmo. O ponto do Madruga, Logan e Eltor é diferente, o Bárbaro não deve fazer coisas desse tipo porque é ridículo. É um mero juízo de valor, não algo a se discutir. Eles vêem que nessa circunstância e por esses motivos, o Bárbaro deveria se ferrar. ;)

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #78 Online: Abril 04, 2012, 11:22:09 am »
no meu grupo se o bárbaro faz isso sem motivo algum o clérigo não cura ele por uma semana. E já aconteceram coisas assim, até por ações menos estúpidas.

Reclamar disso no sistema já é demais, é querer que o sistema cubra trollagens do jogador, desse jeito não há sistema que seja satisfatório.

Se o grupo discorda daquele tipo de ação há maneiras de se resolver, tanto pelos outros jogadores quanto pelo próprio mestre.
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Offline Agnelo

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #79 Online: Abril 04, 2012, 11:30:08 am »
Acho que a questão envolve a lógica do sistema sim.

Se PV's são medida de cansaço e não necessariamente ferimentos como tu justifica o cara cair de cabeça de um penhasco e ficar só cansado?

Fica meio incoerente, mas divago.
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Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #80 Online: Abril 04, 2012, 11:36:48 am »
Tá difícil, viu.

Acho que saiu de moda ler o que as outras pessoas dizem, é muito mais importante falar seja lá o que você está afim de falar e soar cool fazendo isso. (Ou trollar, porque é isso que todas as crianças bacanas fazem hoje em dia lol lol lol)

Porque não dá pra acreditar, passar 3 ou 4 páginas repetindo os mesmos pontos (não tem problema usar habilidades físicas pra reduzir a queda, não tem problema aceitar o dano em uma situação heróica ou de emergência, o exemplo citado foi uma situação de metajogo e preguiça) E AINDA ASSIM não conseguem desatolar da vitrola quebrada de “meu deus tadinho do bárbaro ele não pode fazer nada mago pode fazer tudo buá buá”.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #81 Online: Abril 04, 2012, 11:48:17 am »
Agnelo, quem disse que ele necessariamente precisa cair de cabeça? Ele é excepcional e consegue cair sem se machucar, mas fica exausto fazendo isso.

E Eltor, não é tadinho do bárbaro, mas não se deve ser colocar a culpa do metajogo do jogador no sistema.
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Offline Metal Sonic

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #82 Online: Abril 04, 2012, 12:03:14 pm »
As duas situações são normais e aceitáveis pra você?

Pra mim só a primeira.

Faltou a 3ª: Varinha de Conjurar Criaturas I. Nada mais barato para desarmar armadilhas uahauhauhauha
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #83 Online: Abril 04, 2012, 12:54:53 pm »
Citar
Se ele não sofre dano, não é ridículo. É "cool". Eu acho que o bárbaro poderia ter uma resistência a dano de queda, ok. Seria cool. Seria igual o Wolverine. Seria igual o vampiro do filme.

Em resumo: se tem uma habilidade que diz "você não leva dano de queda" é cool. Se o cara tem uma "habilidade" (PV, não deixa de ser uma habilidade de personagem) que diz "você vai levar dano de queda, mas sobrevive" é idiota.

Olha, eu não faria o que o seu bárbaro fez e provavelmente ele ia ser penalizado de alguma forma (ou eu fazia ele quebrar a perna pra deixar de ser trouxa, ou o clérigo se recusaria a curar na hora, ou o dano seria muito alto). Mas eu discordo que o cara usar a habilidade natural dele de resistir montantes grandes de dano para coisas inusitadas (como ganhar um "atalho vertical") idiota. Você não acha. Ok. Isso tá muito mais para uma questão de opinião/gosto sobre como isso parece visualmente do que uma discussão que possamos chegar há uma conclusão fechada.

Onde eu quero chegar: você não pode provar que isso é ruim/errado/tosco/feio/bobo/falha do sistema/whatever. O PV dá essa condição mecânica para o personagem. Já vimos que isso era intencional. Acha tosco quem quiser. =)

Citar
Ele não regenera, não se cura e teria que dormir uma semana para se curar sozinho.

Eu juro que eu não vejo diferença entre "eu tenho regeneração" para "eu tenho um poder de cura pra usar depois". Veja que eu não tou entrando no tocante do "ah, mas ele incomoda um outro jogador para gastar sua magia de cura". Ele vai sentir dor do mesmo jeito. No D&D, supostamente, você tem um acesso fácil a cura fora de combate.


Tudo isso, fora o fato de que você ignorou completamente a parte mais importante do meu último post:

Citação de: Kasuya
Vocês tão ligados que as cenas ridículas não vão ocorrer porque "o sistema é falho", mas porque o jogador quer, certo?


Eu não acho que o sistema tem que criar todo o mecanismo possível e imaginável para evitar o jogador de trollar. Quem escolhe a forma de joga são os jogadores. Se um jogador destoa disso, ou ele tá precisando de conversa, ou ele não se enquadra no grupo.

O que é mais ou menos o que o Leisses postou:

Citação de: Leisses
no meu grupo se o bárbaro faz isso sem motivo algum o clérigo não cura ele por uma semana. E já aconteceram coisas assim, até por ações menos estúpidas.

Reclamar disso no sistema já é demais, é querer que o sistema cubra trollagens do jogador, desse jeito não há sistema que seja satisfatório.

Se o grupo discorda daquele tipo de ação há maneiras de se resolver, tanto pelos outros jogadores quanto pelo próprio mestre.

De novo: isso não é uma falha no sistema, o problema é entre a ficha de personagem e a cadeira.


Citar
Agnelo, quem disse que ele necessariamente precisa cair de cabeça? Ele é excepcional e consegue cair sem se machucar, mas fica exausto fazendo isso.

Fora que ele SALTOU intencionalmente, não caiu. Há uma diferença, porque ele tava preparado para a queda. Pra mim, sai uma cena "cool", se você olhar por outro ângulo.



Offline Agnelo

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #84 Online: Abril 04, 2012, 01:39:16 pm »
Citar
Olha, eu não faria o que o seu bárbaro fez e provavelmente ele ia ser penalizado de alguma forma (ou eu fazia ele quebrar a perna pra deixar de ser trouxa, ou o clérigo se recusaria a curar na hora, ou o dano seria muito alto).
Se tu concorda com todo mundo auqi porque continua discutindo?

Ninguém disse que sobreviver a um puta tombo, ou se atirar pra fazer uma cena dramática e ~interpretativa~ é algo exclusivo dos magos (sério recalcados, ninguém disse isso).

Apenas dissemos que fazer isso por nada é idiota.
« Última modificação: Abril 04, 2012, 01:41:26 pm por Agnelo »
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #85 Online: Abril 04, 2012, 01:41:45 pm »
Pena que Leap Attack só concede bônus para Power Attack por distância horizontal... imagina um bárbaro frenético saltando do topo de uma montanha e rasgando um dragão ao meio :pidao:

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #86 Online: Abril 04, 2012, 01:56:14 pm »
@Agnelo. Na verdade, isso foi evocado como uma suposta falha do sistema, atrapalhando a narrativa de jogo (você leu o título do tópico, certo?) .

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #87 Online: Abril 04, 2012, 02:05:21 pm »
Foi o Agnelo que abriu o tópico, @Kasuya

Offline VA

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #88 Online: Abril 04, 2012, 02:17:49 pm »
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Kasuya, eu não quero te ofender, mas você está sendo burro, cara. Se ele não sofre dano, não é ridículo. É "cool". Eu acho que o bárbaro poderia ter uma resistência a dano de queda, ok. Seria cool. Seria igual o Wolverine. Seria igual o vampiro do filme.

Agora, quando você se joga do barranco por preguiça e perde mais da metade dos seus PVs, sua queda não foi cool. Não foi suave. Não foi legal. Você essencialmente se estabacou de graça só porque você sabe que alguém no seu grupo vai te curar. Ele não regenera, não se cura e teria que dormir uma semana para se curar sozinho.

É metajogo, é desperdício dos recursos do grupo e porra, preguiça de mover o personagem? É demais. É uma cena ridícula.

Por mim, claro, poderia rolar um poder bacana de amenizar quedas e efeitos mundanos. Mas não tem.

Sei lá, eu não enxergo assim. Não acho que perder 10% dos PV's pra um personagem de nível 12 seja ferimento de verdade.

Mas tô entendendo o teu ponto, sim.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #89 Online: Abril 04, 2012, 02:27:41 pm »
desperdiçar recursos difíceis de renovar em jogo de forma leviana (incluindo magia) soa ridículo sim. Imagina o mago usar um raio ardente pra acender a fogueira ou gastar uma magia de nível médio ou alto pra algo leviano em uma cena transitória (tal qual a cena do bárbaro que se estrebuchou no penhasco)? Soa bem cartunesca e ridícula também.