Também não entendo por que o mago pode ter "queda suave" e o Bárbaro não pode aguentar uma queda a nível sobre-humana só na base da "macheza" mesmo.
Em tempo, seria um poder utilitário de classes marciais totalmente razoável com o sistema de D&D 4e no geral: poder de ignorar dano de queda ao pular. Em D&D, os personagens são "super heróis" medievais. Não tem problema nenhum um bárbaro ou um guerreiro saltar um barranco e sair completamente intacto disso só porque ele é MUITO MAIS RESISTENTE que um ser humano comum.
Isso me lembra antigamente em que eu vi alguém reclamando que, na 3e, personagens de 12º nível, por aí, jamais seriam capturados prisioneiros ou coisa do tipo de guardas comuns cercando eles apontando-lhes bestas. A meu ver, isso É pra ser assim (como em filmes, em que isso normalmente acontece, o herói cercado e derruba todos os guardas sozinho).
Agora pegue os guardas pessoais de 12º nível de um renomado arquimago com arco e flechas magicas explosivas e shit, todos com ações preparadas para qualquer movimento brusco do personagem? Funciona que é uma beleza. Da última vez que os meus jogadores quiseram ignorar bestas/flechas à altura deles apontadas pra eles, ocorreu uma verdadeira chuva de flechas que basicamente detonou os PVs deles e eles quase morrem porque achavam que eram heróis imortais.
Eu sempre vejo isso: pessoas reclamando do nível de poder dos personagens de D&D porque tentam criar problemas mundanos para um grupo que há muito saiu desse patamar. Das duas uma: ou você cria problemas à altura dos personagens de níveis altos, ou faz uma campanha nos níveis baixos, onde as coisas são mais próximas do mundano.