Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: silva em Fevereiro 06, 2012, 07:21:55 pm

Título: O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Fevereiro 06, 2012, 07:21:55 pm
gostaria de ouvir a opinião da galera.

Valeu.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Nibelung em Fevereiro 06, 2012, 07:53:09 pm
Um cenário que eu nunca li. Só conheço sigil.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Fevereiro 06, 2012, 08:32:19 pm
É sério.
(http://farm3.static.flickr.com/2573/4225451087_bcdafc3162.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Macnol em Fevereiro 06, 2012, 09:04:44 pm
O plano de fundo do jogo Torment. Que eu não joguei, mas até a minha vó diz que é bom.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Fevereiro 06, 2012, 10:26:39 pm
Magnum opus da TSR. E um metacenário (se é que esse termo exista. Anyway, é um cenário de RPG que unificava diversos outros cenários da TSR) e cenário teoricamente infinito para fins de jogo. Sofre por ser adorado também por jogadores de RPG "indies", que acabam focando demais um aspecto do cenário e jogam para a cova o resto.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Cebolituz em Fevereiro 06, 2012, 11:10:54 pm
O cenário que li um bom tanto e nunca joguei. Possivelmente nunca jogarei também.

Ideias excelentes, arte maravilhosa. Mas jamais conseguirei convencer os caras que jogavam comigo porque dificilmente aceitariam algo diferente de Forgotten Realms.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Agnelo em Fevereiro 07, 2012, 08:37:46 am
O que é Planescape pra você ?
Uma desculpa que o Silva arruma de tempos em tempos pra criticar D&D.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Arcane em Fevereiro 07, 2012, 12:45:12 pm
Citar
Magnum opus da TSR.
[2]

Vale a pena ler cada livro, mesmo que alguns você não leia por completo. Ou mesmo até quando vc quer passar o olho em alguma coisa em busca de inspiração. Mesmo que você não vá usar as idéias lá contidas, o conteúdo é tão estimulante que novas idéias surgem como se criadas do vento.

Não sei se gostaria de ver o cenário sendo produzido novamente ou se prefiro vê-lo intocado no tempo, para que as viagens de alguns designers medíocres não o destruam.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Fevereiro 07, 2012, 10:11:13 pm
Aqui vai o que Planescape é pra mim (tenham em mente que minha visão do cenário foi influenciada pelo game Torment de PC, citado acima pelo Elton, que foi o primeiro e mais marcante contato que tive com o cenário)..

 

Belief shapes Reality

não importa se você interpreta isso como Mago: a Ascensão em que um indivíduo impõe sua vontade sobre a realidade ao redor, ou se interpreta como “o poder do pensamento coletivo” onde um indivíduo só não faz milagre porém uma multidão move montanhas (e cidades). O que importa é a crença, e o poder de convicção nessa crença, fazem muito mais diferença neste cenário do que em qualquer outro, abrindo todo um leque de possbilidades, aventuras e dilemas baseado nisso. É um cenário com um potencial enorme para provocar os jogadores a todo tempo com questões interessantes para os personagens. (um mercykiller presta assistencia à vítima primeiro ou a ignora para levar vingaça ao transgressor ? um dustman ajuda um amigo enfermo ou o deixa morrer para escapar da grande ilusão da vida ? )

Philosophers with Clubs.

uma conseqüência do primeiro ponto - se crer é poder, e se esse poder cresce na medida que o número de crentes cresce, então nada mais natural do que as “religiões” do cenário lutarem entre si para angariar o maior número de crentes, numa "batalha filosófica" literal que tem como palco a cidade - fodásticamente bem bolada - de Sigil. E uma observação aqui: esse é um dos poucos cenários que tem "religiões" bem feitas, ao invés de mero pano de fundo pra dar spells a clérigos. (entenda "bem feitas" aqui como tendo rituais e paradigmas que afetam os jogadores e o cenário de forma concreta, não é mero fluff )


Exploração do fantástico.

por mais estranho que pareça, o gênero de "fantasia" nunca teve nada de fantástico pra mim. pelo contrário, sempre o considerei sinônimo de mundos infantis e clichês onde “o bem vence o mal e espanta o temporal”. Planescape botou o fantástico de volta na fantasia pra mim, abrindo toda uma nova dimensão original, provocante, ao mesmo tempo que bizarra e atemorizante. Uma imagery que deixaria Dali e Gaiman orgulhosos, e Mieville puto por saber ver que seu new weird já existia muito antes de Perdido Street Station. E esse "fantástico" vem unido de um sentido de "wonder" semelhante à experiências religiosas que provocam ao mesmo tempo fascínio e pavor, quando o indivíduo percebe que é insigificante comparado ao que está lá fora. Acho que isso tem miuto a ver com o modus operandi das aventuras no cenário - pouco combate/confronto físico direto, e muita barganha, subterfúgio, entendimento.


e aqui vem a grande pergunta: partindo do pressuposto que gostariamos de criar um sistema que aborde os pontos principais do cenário, seu ethos.. que mecânicas abordariam esses pontos ? como traduzir isso em sistema ? (sim, é aquela época do ano.. XD)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Fevereiro 07, 2012, 10:41:38 pm
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e aqui vem a grande pergunta: partindo do pressuposto que gostariamos de criar um sistema que aborde os pontos principais do cenário, seu ethos.. que mecânicas abordariam esses pontos ? como traduzir isso em sistema ? (sim, é aquela época do ano.. )

AD&D. Ou Ascension Nova (http://ascensionnova.wikia.com/wiki/Changing_the_Consensus).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 08, 2012, 02:30:09 am
Uma versão mais pretensiosa mas igualmente divertida de Spelljammer substituindo planetas doidos por facções malucas.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Sirus em Fevereiro 08, 2012, 09:33:19 am
Planescape é um cenario que eu sempre tive vontade de conhecer (junto com spelljammer).

mas nunca consegui por que todo material que encontro sobre ele é em inglês, e o meu inglês é uma porcaria

e tambem é aquilo que o agnelo disse XD

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Fevereiro 10, 2012, 11:22:13 pm
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AD&D. Ou Ascension Nova.
Que irado.

Uma versão mais pretensiosa mas igualmente divertida de Spelljammer substituindo planetas doidos por facções malucas.
eu acho spelljammer tosco pra caralho.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 10, 2012, 11:38:12 pm
E eu acho ele o melhor cenário de AD&D por ser tosco para caralho.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: GoldGreatWyrm em Fevereiro 10, 2012, 11:38:57 pm
Acabei de contratar alguns assassinos (http://www.headinjurytheater.com/images/d&d%20beasts%20hippo%20mercenaries.jpg) para te caçar, só por ter falado mal de Spelljammer, Silva.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Fevereiro 10, 2012, 11:44:06 pm
E eu acho ele o melhor cenário de AD&D por ser tosco para caralho.
Mas você gosta de Gamma World, que também é tosco para caralho.

Aliás, o sistema do novo gamma world combinaria com planescape, acho. (seria A oportunidade de se jogar com uma gestalt de cranium rats  :dança: )

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Acabei de contratar alguns assassinos para te caçar, só por ter falado mal de Spelljammer, Silva.
Afff maria, será que quando criaram essa raça (Giff, o homem-hipopótamo) , realmente acharam maneira ou era alguma brincadeira do tipo "vamos criar a raça mais escrota possível".
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 10, 2012, 11:46:01 pm
Gamma World combina com qualquer cenário já feito.


Se você usar drogas.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Fevereiro 10, 2012, 11:50:21 pm
PQP eu quase cuspi meu toddynho aqui.  XD
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 24, 2012, 01:15:52 am
Essa animação me lembrou tanto planescape que não me contive: a paisagem fantástica, a estética bizarro-barroca, o clima sombrio e surreal.


A Catedral.

Um peregrino chega à Catedral na fronteira do mundo conhecido, em busca de respostas para suas perguntas. E encontra tranquilidade. 


Katedra (The Cathedral) by Tomek Baginski / HD 720p HQ High Quality (http://www.youtube.com/watch?v=msIjWthwWwI#ws)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Youkai X em Junho 24, 2012, 08:30:53 am
Ótimo curta polonês, com um clima bem forte e surreal mesmo. Amei.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Junho 24, 2012, 12:55:01 pm
Comecei a jogar Torment. Caras, que doideira!
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 24, 2012, 01:20:01 pm
Acho que é por isso que eu implico tanto com Planescape by the books - Torment me deixou mal acostumado. Sério, o cenário original dos livros não tem metade da genialidade de Torment.

Acho que se o Elfo jogasse Torment ele iria entender minha frustração.  :hum:
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 26, 2012, 10:38:08 pm

Solipsista


SOLIPSIST (http://www.youtube.com/watch?v=j98KD5E5KDs#ws)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Junho 26, 2012, 10:39:24 pm
É bonito. Mas não entendo o que DIABOS tem a ver com Planescape. Ambos videos, btw.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Junho 26, 2012, 10:44:23 pm
A estética e o clima insólito. Em suma, a esquisitice.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Iuri em Junho 26, 2012, 11:00:37 pm
Ei silva, sem ofensas, mas essa opinião na tua assinatura é meio estupida, né não?
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The challenge shouldn't be "can you defeat the Tanar'ri in that Abyssal fortress?", the challenge should be "can you cross a plane of infinite corruption without becoming corrupt yourself?
Isso é o equivalente a dizer: "D&D não deveria ser sobre aventureiros enfrentando monstros. D&D deveria ser sobre histórias aventureiros em busca do verdadeiro amor em uma idade média com expectativa de vida de 20 anos".
A ideia de Planescape é essa aí e pronto. Você pode dizer "eu gostaria que fosse...", mas não "deveria ser ...".
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 27, 2012, 12:20:23 am
É bonito. Mas não entendo o que DIABOS tem a ver com Planescape. Ambos videos, btw.

Lu, o segundo vídeo combina perfeitamente com uma trupe planar fazendo uma turnê em Sigil. Quanto a estética geral, cara, Planescape tem muita influência de new-weird, com sua fusão de ambientes urbanos decadentes e mágica e fantasia bizarra. Joga Planescape: Torment que você vai entender. Ou lê China Mieville.  :)

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Ei silva, sem ofensas, mas essa opinião na tua assinatura é meio estupida, né não?

Acho que não, Iuri. Até porque a idéia não é minha, eu só copiei a assinatura de outra pessoa. O negócio é o seguinte: Planescape é um produto que mescla dois apelos muito distintos - o abstrato/filosófico/ideológico (como visto no aspecto das facções ideológicas e o motto "Belief is Power"), e o concreto/marcial/pragmático (como visto no tratamento que os planos recebem, com ecologias de monstros e até níveis, como se fossem dungeons glorificados). Essa dicotomia acaba atraindo os dois tipos de públicos. Nao sei dizer se isso é um defeito ou uma qualidade do cenário, mas o fato é que ele acaba gerando essas discussões.

Pra você ter uma idéia, o game de PC citado (Torment) adota totalmente seu viés filosófico/ideológico, proporcionando conflitos morais e ideológicos ao longo de suas 20h de duração (apenas 2 ou 3 combates são obrigatórios em todo o jogo, ou seja cerca de 15 minutos em meio a essas 20h). E é considerado o melhor rpg que existe por quase todo mundo que experimenta ele.

Então acho que, no fundo, o cenário é meio esquizofrênico, pois possui dois aspectos distintos que apelam a públicos distintos. O que é "certo" ou "errado" vai depender do que você prefere adotar ou focar na hora do jogo.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 27, 2012, 01:39:47 am
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É bonito. Mas não entendo o que DIABOS tem a ver com Planescape. Ambos videos, btw.

O primeiro pode ser uma imagem passável do Pandemonium (embora o Sol ao final e ausência de som chutam as melhores características do plano) ou de Oinos, primeiro "gloom" da Gray Waste. O segundo não tem muita relação, a menos que você force algo como "Os Sensates fariam uma apresentação do tipo" ou "O título reflete a filosofia base por trás dos Signers" - vulgo, seja um Planehipster.

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O negócio é o seguinte: Planescape é um produto que mescla dois apelos muito distintos - o abstrato/filosófico/ideológico (como visto no aspecto das facções ideológicas e o motto "Belief is Power"), e o concreto/marcial/pragmático (como visto no tratamento que os planos recebem, com ecologias de monstros e até níveis, como se fossem dungeons glorificados). Essa dicotomia acaba atraindo os dois tipos de públicos. Nao sei dizer se isso é um defeito ou uma qualidade do cenário, mas o fato é que ele acaba gerando essas discussões.

E desde quando essas características são dicotômicas?

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Então acho que, no fundo, o cenário é meio esquizofrênico, pois possui dois aspectos distintos que apelam a públicos distintos.

O que você chama de "esquizofrenia", eu chamo de "ótimo design do cenário".

Citar
Planescape tem muita influência de new-weird

:sobrancelha:

Só se Retroinspiração for algo possível.

Planescape é de 1994, o New Weird começou a aparecer mesmo no final dos anos 90 e fez sucesso no começo de 2000 (A Bas-Light foi lançada em 2000 e Ambergris é de 2001).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 27, 2012, 01:53:36 am
Sim, sei que Planescape precede o cunhar do termo new-weird. Mas a idéia é praticamente a mesma, daí minha citação. E quanto a "apresentação do sensates", eu pensei exatamente nisso.

Elfo, você já jogou Planescape: Torment, de pc ?


P.S: e mais arte inspiracional..

(esses lugares poderiam existir perfeitamente no Limbo, onde a gravidade é subjetiva)

(http://dummidumbwit.files.wordpress.com/2008/11/mc_escher_relativity_623x600.jpg)

(http://i49.photobucket.com/albums/f271/Ricohard1986/int-Ramette-1G.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 27, 2012, 02:09:09 am
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Sim, sei que Planescape precede o cunhar do termo new-weird. Mas a idéia é praticamente a mesma, daí minha citação.

O que torna a sua frase ainda mais infeliz - não dá pra dizer que algo é inspirado pelo New Weird se ele precede tanto a cunhagem do termo quanto os livros que levaram o gênero a fazer sucesso. É quase como dizer que AD&D 1e se inspirou em Vampiro - A Máscara  em RPG.

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Elfo, você já jogou Planescape: Torment, de pc ?

Sim, uma vez com um Mago puro e outra com um Guerreiro - Mago.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 27, 2012, 02:33:24 am
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Sim, uma vez com um Mago puro e outra com um Guerreiro - Mago.
Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar. Já que o jogo também a adota.

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O que torna a sua frase ainda mais infeliz
Whatever. Cyberpunk foi cunhado como termo na década de 80, porém já existia como forma estilística em uma ou outra forma desde, pelo menos, a década de 60. Não é o rótulo que dá vida ao significado. Ou é ?

(isso me lembrou uma passagem de Torment onde lhe perguntam se o nome de um indivíduo deve vir de seus feitos, ou o inverso )


P.S: Sigil, cidade das portas..

(http://fc09.deviantart.net/fs40/f/2009/043/9/f/City_of_Doors_by_janroth.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 27, 2012, 03:01:59 am
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Bom, então minha visão filosófica-ideológica radical do cenário não deveria lhe espantar

E não espanta, silva - ela é praticamente a mesma usada por quase todo fã do cenário que não gosta de D&D. Eu sou tão entusiasta de diversos aspectos dela quanto você, Berk. O que eu reclamo não tem nenhuma relação com isso, mas a postura "só jogue Planescape assim e ignore o resto do cenário", algo que já escrevi ao menos duas vezes antes, tanto um ano atrás (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=6813&p=233791&hilit=Planescape+Silva#p233791) quanto um pouco antes (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=6956&p=227918&hilit=Planescape+Silva#p227918).

A minha surpresa é que você ao menos está largando a "Miopia Forgística". Quase faz eu recuperar minha esperança que um dia também lembrem que Vampiro - a Máscara era só Horror & Politicagem ou que Lobisomem não era só "Porradaria&Peludos" ou AD&D da WW.

Citar
(esses lugares poderiam existir perfeitamente no Limbo, onde a gravidade é subjetiva)

Também no Plano Astral (Ou melhor, "Plano Atemporal e Não-Espacial") e Etéreo, além do Flogisto (espaço entre os Planos Materiais), Pandemônio, Elemental do Ar e Paraelemental do Vácuo.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 28, 2012, 12:30:06 am
Pois é, Elfo. Vocês tanto insistiram que eu cedi. :P

Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a ser explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Tá me entendendo, ou eu viajei muito ?


P.S: aliás, criei um papo exatamente sobre isso (http://www.planewalker.com/forum/planescape-musings) no planewalker.com (com direito a participação do Mimir em forma de gente, Ripvanwormer  ). Se der, dá uma passada lá.


P.S²: Fall-From-Grace, a succubus que renega sua natureza maligna..

(por Eleni Tsami)

(http://behance.vo.llnwd.net/profiles22/521099/projects/1773754/c85357ba04cc7ebb0b21192b7cdf0ed7.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 28, 2012, 12:58:51 am
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Mas ainda que eu tenha mudado meu ponto de vista, ainda acho que o cenário tem uma dicotomia (ou talvez esquizofrenia seja um termo melhor) devido a seu início com Zeb Cook, no box original, que sugeria fortemente uma direção mais surrealista, que os produtos subsequentes acabaram não acompanhando (à exceção talvez de Faces e Manifesto). Os próprios "Planes of..." foram meio que decepcionantes pra mim, pois apesar de terem algumas idéias legais aqui e acolá, no geral adotaram um tratamento mais "comum", mais quadrado, mais "D&D tradicional".

Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

Citar
Em outras palavras, é como se o Zeb Cook, no box original, apontasse pra idéias metafísicas, surrealistas, conflitos morais e éticos, etc. que viriam a serem explorados e desenvolvidas no decorrer da linha. Porém isso nunca se realizou, como um potencial perdido, entende ? Como se os autores que "pegaram a tocha", Baur, Cook e McComb, tivessem suas próprias visões particulares do cenário, que diferiam da do Zeb, e eram mais em linha com a fantasia tradicional de D&D. (e daí vem meu tesão pelo game Torment - inexplicavelmente, ele consegue pegar aquela visão original do Zeb e levar a enésima potência, soltando as amarras da psicodelia e surrealismo, e realizando o potencial metafísico do cenário, que os próprios livros não conseguiram )

Suas expectativas foram/são altas demais, apenas isso.  ^_^
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 28, 2012, 01:06:56 am
Citar
Porque Planescape é D&D Tradicional.

É preciso lembrar que por trás de toda a insanidade que aparentava, Planescape nunca foi um "cenário solo" - ele pressupunha um conhecimento de diversos outros cenários de D&D que foram colocados e unidos em um background planar comum (com graus de sucesso variáveis). Tentar escapar disso em Planescape é como tentar jogar Mage - Ascension (que é o RPG mais próximo de Planescape que eu já vi) em um mundo fictício, não em uma versão "dark" da nossa realidade.

Cara, eu discordo disso em tantos níveis que nem vou responder agora. To com um sono danado, e se começar vou perder a hora no trampo amanhã novamente. XD

Mas me aguarde.. rs
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 28, 2012, 01:40:26 am
Como eu sou uma pessoa amável, tentarei antecipar sua resposta, Silva: Introdução do "A DM Guide to the Planes". Provavelmente você vai se focar em trechos como "feeling único de Planescape" ou na afirmação "Pure fact is, Planescape is a game far from traditional" e no tratamento dado a Sigil, que é literalmente o centro do cenário e bem a parte de quase qualquer outro cenário de D&D.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 29, 2012, 12:07:01 am
É, eu citar esses pontos mesmo.

Mas além disso, eu discordo do ponto sobre Planescape requerer um conhecimento prévio dos outros cenários de D&D. Eu mesmo não conhecia os outros cenários de D&D quando conheci Planescape, e pude entender o cenário sem problemas. E acho que os livros deixam bem claro que o foco do cenário é Sigil e os Outer Planes, quando, entre outras coisas, elege como um de seus pilares o motto "Crer é Poder" que só funciona nesses dois lugares, não funciona nos primes (ao menos não comprovadamente) e definitivamente não nos Inner planes. Aliás, entendi que o cenário era propositalmente aberto pra acomodar Outer Planes não só referentes a primes de D&D, mas de qualquer prime pré-moderno, seja de ficção ( terra média, era hiboriana, etc) ou (semi) histórico ( mabinogion, edas nórdicas, lendas arturianas, 1001 noites, romance dos 3 reinos, etc) - "tem algum pós-vida maneiro de alguma obra de ficção que você gosta ? Sem problemas, simplesmente escolha um plano e bote ela lá!" 

Outro ponto que queria atentar é o seguinte: Me parece que as visões dos próprios autores eram bem distintas entre si. Como já falei, eu sempre achei o box original, do Zeb Cook, mais "freeform", mais experimental, mais aberto a surrealismo e questões metafísicas. Ao passo que os livros do McComb tinham sua própria visão,, diferente da do Zeb, e o mesmo vale pro Cook, Baur, etc. - É como se o conflito faccional que existe dentro do cenário também existisse fora dele, com os próprios autores tentando impor sua visão (Belief) ao cenário. Meta-Metafísica, sacou ? XD


P.S:

Mechanus, o plano da ordem. Também conhecido como Nirvana  ( alguns dizem que Nirvana seria um lugar no centro desse plano, onde tudo é estático, imóvel, perfeito )

(click to show/hide)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Junho 29, 2012, 09:02:01 am
Mas no final de contas, ainda é um cenário de AD&D.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Smaug em Junho 29, 2012, 11:02:20 am
Eu quero um exemplo de como seria uma aventura metafisica/surreal.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 29, 2012, 08:22:06 pm
Ah, nem precisa forçar barra pras aventuras serem “metafísicas e surreais". Pela própria natureza dos planos, uma hora o grupo esbarra com alguma coisa assim ( afinal os planos SÃO os alignments encarnados ).

Se em Forgotten você precisa matar alguns orks pra atingir o próximo nível do dungeon e pegar a pedra mágica, em Carceri – plano da desonestidade, purgatório dos traidores – pra você alcançar o próximo “nível” onde está a pedra, pode precisar submeter-se ao plano cometendo um ato de traição. A quem você trai: um companheiro de grupo ? Um NPC querido ? A si mesmo ? - e qual a consequência disso pro personagem ? Vale um teste pra saber se aquela experiência o influenciou mais fundo do que pensava e adquirir algum trait negativo, ou mesmo uma mudança de alignment ?

E se o grupo fosse experiente o suficiente pra já saber disso de ante-mão (membros da planewalkers´ guild ? ), o que faria ? Procuraria algum inocente puro de coração àla “Frodo baggins” pra servir de alicerce moral durante a jornada ? E se o único inocente disponível fosse aquele Anjo ali com cara de bobo fazendo campanha anti-camisinha, serve ? Mas hey, se a porra toda der errado e o anjo se fuder, ele pode te prejudicar depois ? Vai barrar tua entrada pro céu ? Você vai pro céu quando morrer, né ?

E se a porra do Mercykiller do grupo resolver bancar o Judge Dredd no meio da confusão e sair executando geral ao menor sinal de desonestidade ? Ou pior, se o Dustman filho da puta dá uma de “Jin Jones” e resolve que essa é uma boa hora pra todo mundo escapar dessa “falsa vida” ?


Cara, é planescape. Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Junho 29, 2012, 08:35:35 pm
Você não respondeu a pergunta.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 29, 2012, 08:51:29 pm
Ou você que não enxergou a resposta.

Como você classifica um dungeon onde se desce mais degraus à medida que se comete mais traições ou atos de desonestidade para com seus companheiros ?

Real ou surreal ?

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Sirus em Junho 29, 2012, 09:07:30 pm
Citar
Como você classifica um dungeon onde se desce mais degraus à medida que se comete mais traições ou atos de desonestidade para com seus companheiros ?

Real ou surreal ?

Eu chamaria de uma dungeon cheia de fdps
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 30, 2012, 12:52:24 am
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Se o medidor de porra-louquice não apitar em algum momento, você não está jogando direito.

Bar that, Berk.  :)

O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

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Eu chamaria de uma dungeon cheia de fdps

Bem vindo aos Planos Inferiores. O Silva não deu exatamente o melhor dos exemplos, mas de fato o ambiente planar é importantíssimo no cenário. Se você sair dos "Mundo Material" (Seus cenários de RPGs "normais") e se enfiar em um "Plano Interior" (Pense neles como um ambiente que altera suas emoções, pensamentos e modos de ação - por que ele é criado por isso), ele vai tentar mudar vocês na mesma medida que você interfere nele.

Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente. Só apelou no linguajar específico do cenário (algo que nunca deveria ser feito - vide a minha resposta para ele, onde eu abusei intencionalmente disso).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 30, 2012, 12:37:36 pm
Agora imagine que você é um paladino ou clérigo de uma divindade boa e ordeira, ali no meio daquela jornada.. e que pequenos atos de traição e desonestidade pra você teriam um peso MUITO MAIOR do que pro restante do grupo. Tenso ? pois é. Esse é o grande lance do cenário pra mim - não o fato das aventuras serem necessariamente "metafísicas e surreais" (o que também pode existir, claro), mas sim pelo fato de, mesmo as aventuras mais "mundanas", serem permeadas de dilemas morais metafísicos e ideológicos. E o mestre nem precisa fazer muito esforço, os planos darão conta disso.

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O cenário pressupõe que os jogadores são clueless recém-introduzidos ao mundo dos cagers (Olha o Planeswalker Handbook sobre isso), justamente para não barmyarem de vez e desistirem do jogo. Sério, não seja tão addle-cover, seja mais o cutter que você pode ser e explique de fato o que pensa.

heheh, é verdade. Ainda que essa não seja a única opção (afinal, o capítulo do GM tem várias opções de campanha, incluindo foco em planares), concedo que esse é o modo "default", especialmente para iniciantes.

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Tá, dói dizer, mas o Silva usou um exemplo decente

cuidado... concordar comigo nesse plano pode provocar falha no banco de dados do fórum, rampaging viruses, ou chuva na sua localidade.  :b
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Junho 30, 2012, 02:09:55 pm
Porra Elfo, fala menos complicado aí :P
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Junho 30, 2012, 02:43:43 pm
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Porra Elfo, fala menos complicado aí

Foi intencional, aquele parágrafo é recheado do Cant, o jargão/língua semi-secreta usado principalmente pelos moradores de Sigil (boa parte dele vem de gírias vitorianas). Se quer entender ele, veja no Mimir (http://mimir.net/cant/cant2.html).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Smaug em Junho 30, 2012, 03:14:46 pm
A resposta do Silva me lembra aqueles paragrafos curtos de idéias para aventuras que vinham nos livros do WoD. Pareciam ótimas e fáceis de por em prática, mas na hora ou se resolviam incrivelmente rápido dando um gostinho de "putz, era só isso, que droga" ou castrava os jogadores de tal jeito que eles desanimavam.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Balam_br em Junho 30, 2012, 03:25:26 pm
Planescape pra mim é:

1- Um dos cenários mais geniais já criados para RPG, permite a liberdade máxima. um "Kitchen Sink" com estilo e coerência.

2- Difícil porque carece de um modelo midiático familiar pros jogadores... eu consigo explorar jogos de rpg no velho oeste, em fantasia medieval ou supers sem problemas, porque todo mundo ja leu ou viu algo que mostrasse esse cenário. mas quando tudo no cenario tem que ser explicado ou experienciado... a imersão acaba se misturando a frustração. Na minha experiência é mais comum as esquisitices do cenario servirem pra incomodar, confundir e frustrar os jogadores do que para deixa-los interessados.

3- Mais propicio a uma abordagem Narrativista do que gamistica. Assim como Mago (que tambem considero um rpg "hard mode"), a idéia de "belief is power" funciona bem como ferramente de construção de cenário, mas se deixado nas mãos dos jogadores exige certa concessão pra permitir que o jogo funcione. Funcionaria em free form ou One Shots... mas campanhas longas me soam improváveis.

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Junho 30, 2012, 06:26:06 pm
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Porra Elfo, fala menos complicado aí

Foi intencional, aquele parágrafo é recheado do Cant, o jargão/língua semi-secreta usado principalmente pelos moradores de Sigil (boa parte dele vem de gírias vitorianas). Se quer entender ele, veja no Mimir (http://mimir.net/cant/cant2.html).

Agora vai ser mais fácil entender os diálogos de Torment.

***

A propósito, alguém já leu ou viu Neverwhere do Neil Gaiman? É encaixado no universo Vertigo, que é quase um Planescape, então...
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 30, 2012, 07:47:20 pm
A resposta do Silva me lembra aqueles paragrafos curtos de idéias para aventuras que vinham nos livros do WoD. Pareciam ótimas e fáceis de por em prática, mas na hora ou se resolviam incrivelmente rápido dando um gostinho de "putz, era só isso, que droga" ou castrava os jogadores de tal jeito que eles desanimavam.

É porque você não tem que pôr em prática o que está no parágrafo, mas sim entrar no espírito da coisa, aquilo que as idéias evocam. De outra forma é frustração certa. Tente simplesmente entrar na vibe das idéias, e quando menos esperar vai estar aplicando elas a sua própria maneira.

Cara, jogue o game de PC Planescape Torment. É a *melhor* introdução pro surrealismo e porra-louquice do cenário, melhor até do que os próprios livros. O começo é chatinho naquele necrotério, mas logo depois o jogo abre e fica foda.

E no final, se você achar que não está curtindo nada disso, simplesmente desista. Se não achar minimamente excitante uma planície onde a distância é vencida pela sua convicção ao invés de seu fôlego (as outlands) ou a capacidade de imaginar que no seu bolso esquerdo tem uma moeda de ouro e esta simplesmente aparecer lá porque você acreditou forte naquilo (o poder de um Signer) ou explorar uma dungeon onde a gravidade é subjetiva e personagens com tendência caótica conseguem explorar com mais facilidade do que os ordeiros (algo como isso aqui embaixo) , então cara, a coisa simplesmente não é pra você. E não há nada de errado nisso.

(click to show/hide)

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A propósito, alguém já leu ou viu Neverwhere do Neil Gaiman? É encaixado no universo Vertigo, que é quase um Planescape, então...

Não conheço esse Neverwhere, é legal ? E to lendo Deuses Americanos em portugues nesse exato momento (já tinha lido em ingles), aliás.

Citação de: Balam_br
Planescape pra mim é:

1- Um dos cenários mais geniais já criados para RPG, permite a liberdade máxima. um "Kitchen Sink" com estilo e coerência.

3- Mais propicio a uma abordagem Narrativista do que gamistica. Assim como Mago (que tambem considero um rpg "hard mode"), a idéia de "belief is power" funciona bem como ferramente de construção de cenário, mas se deixado nas mãos dos jogadores exige certa concessão pra permitir que o jogo funcione. Funcionaria em free form ou One Shots... mas campanhas longas me soam improváveis.

Concordo com tudo ( :aham:), a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos. Inclusive há recursos in place pra ajuda nisso, como a Kriegstanz, o Planar Consortium e a Planewalkers Guild - que podem servir de empregadores/patrocinadores dos jogadores durante um looooongo tempo. E se você considerar que cada cidade-portal das outlands é como um reino auto-contido (com seus conflitos internos, velhos na taverna, reis em busca de princesas desaparecidas, e rebeldes querendo destronar esses reis), bicho, é gancho a perder de vista.

O problema na verdade é isso aqui que você falou..

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2- Difícil porque carece de um modelo midiático familiar pros jogadores... eu consigo explorar jogos de rpg no velho oeste, em fantasia medieval ou supers sem problemas, porque todo mundo ja leu ou viu algo que mostrasse esse cenário. mas quando tudo no cenario tem que ser explicado ou experienciado... a imersão acaba se misturando a frustração. Na minha experiência é mais comum as esquisitices do cenario servirem pra incomodar, confundir e frustrar os jogadores do que para deixa-los interessados.

Pois é, isso é um problemão. Eu mesmo to aqui pensando em como convencer meu grupo a jogar planescape (acabamos de ter um intervalo em nosso sandbox de Shadowrun), e não consigo me decidir sobre a melhor forma. É tudo muito alienígena pra eles. Seria mais fácil se eles já fossem veteranos de D&D, aí eu usava o gancho dos primes recém chegados aos planos. Mas nem isso posso usar.  :(
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Junho 30, 2012, 08:27:16 pm
Aqui, um trecho que acho FODA PRA CARALHO do Torment, onde o protagonista conversa com um githzerai numa mesa de bar sobre a importância do auto-conhecimento (e este fala sobre sua espada particular, cuja lâmina é moldada não com uma forja, mas com a vontade e auto-conhecimento do usuário - quanto mais convicto em sua própria identidade o usuário for, mais dura e letal é a lâmina, e quanto menos se auto-conhecer mais "mole" ela fica até o ponto de se liquefazer), e sobre Sigil.

A prosa é simplesmente deliciosa pra quem curte porra-louquice e surrealismo àla Sandman.

(rodem em fullscreen e aumentem a qualidade - clicando na engrenagem do canto - pra ler os diálogos melhor, e aumentem o som que a ambientação dá um clima legal )


PLANESCAPE TORMENT - Dak'kon - gameplay - part 25 - EN / CZ - hardest difficulty - HD (http://www.youtube.com/watch?v=OHdyOqN2JdE#)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Iuri em Junho 30, 2012, 11:31:35 pm
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Não conheço esse Neverwhere, é legal ?
Tenho a HQ e o livro. Como obra literária é muito fraco (tanto quanto Deuses Americanos, na verdade).
Apesar disso, tem uma ambientação bem legal. Mas nada com este apelo surrealista que você parece gostar em Planescape.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Julho 01, 2012, 10:37:32 am
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Seria mais fácil se eles já fossem veteranos de D&D, aí eu usava o gancho dos primes recém chegados aos planos. Mas nem isso posso usar. 

Não era você que discordava que conhecer bem D&D e os tropes ligados a ele não era importante para Planescape, Silva?  :)

A resposta do modelo familiar aos jogadores é o próprio D&D, que de certa forma é um conjunto de fantasia próprio. Alguém que não conheça e lide naturalmente com Tendências, Divindades Intrometidas, Oposição Planar, Alta Fantasia e o próprio"Fantasy Kitchen-Sink" que é vai ter sérias dificuldades em entender como Planescape opera.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: kinn em Julho 01, 2012, 11:49:51 am
Checkmate!

E olhe que achei frustrante a história da dungeon que me obriga a ficar traindo meus amigos para permitir que eu continue avançando. Ia ser interessante na primeira vez que ocorresse.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 01, 2012, 11:56:49 am
É, eu tive um tutorial muito bom que foi o jogo eletrônico pra PC. Além disso, já conhecia o trope de multiverso (pelos rpgs Everway, Amber e Nobilis). Imagino que quem não tenha nenhum desses dois vai achar a coisa muito alienígena, exatamente como colocou o Balam ali atrás.

O que vocês fariam no meu caso ? Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?  :hum:


P.S:

Scarecrowoven: http://www.juxtapoz.com/Illustration/gnarly-illustrations-by-scarecrowoven (http://www.juxtapoz.com/Illustration/gnarly-illustrations-by-scarecrowoven)

(http://www.juxtapoz.com/images/stories/HannahS/0021012/scarecrowoven.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Sirus em Julho 01, 2012, 12:10:16 pm
Uma duvida que talves o elfo ou o silva possam me responder: o que exatamente e a lady of pain ? Ela é uma divindade ou alguma especie de entidade cósmica maior ?
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Julho 01, 2012, 12:19:02 pm
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Uma duvida que talves o elfo ou o silva possam me responder: o que exatamente e a lady of pain ? Ela é uma divindade ou alguma especie de entidade cósmica maior ?

A resposta mais simples: Ela é. Foi moldada intencionalmente para ser um mistério do cenário, só com alguns pedaços de informação sobre ela.

1. Ela controla os Dabus, as entidades que provavelmente "representam" Sigil.
2. Ela controla todos os portais e acessos para Sigil.
3. Ela impede a entrada de qualquer divindade ou avatar de divindade em Sigil, mas seguidores e agentes de divindades podem entrar tranquilamente em Sigil.
4. Ela se recusa a ser venerada como uma divindade e costuma a eliminar qualquer um que faça isso.

Todo o resto, a especulação é livre e fica nas mãos do DM.

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Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ? 

Jogue D&D.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 01, 2012, 12:30:53 pm
Reformulando a pergunta:

Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D (nem tem tempo de jogá-lo hoje só pra ter contato com este), nem teve contato com o jogo eletrônico ou o trope de multiverso ?  :hum:


Tyreal,

Ninguem sabe o que é a Lady. O próprio cenário não dá um resposta pra isso. O que se sabe é que ela é tão poderosa quanto uma divindade, mas não admite que ninguém a louve ou adore como tal (há relatos de indivíduos que foram "flayed alive", retalhados com sua pele arrancada de corpo, por tentar louvá-la). Ela nunca sai de Sigil e tem poder completo sobre a cidade, inclusive pode criar "mazes"/labirintos através de porções da cidade que ela retira e "dobra" sobre si, e joga numa pocket dimension no plano Ethereal. (a sensação, dizem, é como ficar perdido numa sessão da cidade estranhamente deserta, e perceber que "já passei por esse beco antes" ).

A parte de não permitir que ninguém a louve como divindade é sugestiva, pelo seguinte: nenhuma divindade consegue entrar em Sigil, não se sabe se isso é um feitiço, ou uma lei cósmica, ou algo assim. Pois bem, supondo que a Lady comece a ser louvada como uma divindade, teoricamente ela também seria expurgada de SIgil. Além disso, há indícios de que a Lady não foi a criadora da cidade. Existe um templo em ruínas no meio desta que era dedicado a uma divindade chamada "Aoskar, o deus das portas". Esse deus foi "morto" há muito tempo, dizem, por vontade da Lady, que destruiu seu templo e junto com todos os seus fiéis. O motivo ninguem sabe. Eram amantes e brigaram ? A Lady era algum clérigo desse deus, e tomou seu lugar ? Não há resposta para essas perguntas. O único indivíduo vivo que pode ter essa resposta é Fell ("Caído"), um velho dabus que já foi leal à Lady mas a abandonou há muito tempo, e que a desafia por cultuar o extinto deus Aoskar até hoje. (é o único devoto de Aoskar de que se tem registro)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Smaug em Julho 01, 2012, 02:33:42 pm
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É porque você não tem que pôr em prática o que está no parágrafo, mas sim entrar no espírito da coisa, aquilo que as idéias evocam. De outra forma é frustração certa. Tente simplesmente entrar na vibe das idéias, e quando menos esperar vai estar aplicando elas a sua própria maneira.
Cara, jogue o game de PC Planescape Torment. É a *melhor* introdução pro surrealismo e porra-louquice do cenário, melhor até do que os próprios livros. O começo é chatinho naquele necrotério, mas logo depois o jogo abre e fica foda.

Eu joguei Torment, achei legalzinho, mas muito tedioso, diálogo demais levando a lugar nenhum no jogo. A impressão que eu tive foi de um cenário bem alienigena misturando um monte de coisas onde tudo que eu queria ou tentava fazer dava errado por algum motivo, quase sempre arbitrário.
Essa coisa de sinta a vibe do negócio e dai se jogue de cabeça é muito subjetivo para mim. Quer dizer, como explicar isso para alguém que não jogou o cenário? (por exemplo, eu. Só joguei o Torment e uma semi-aventura do Pichu). E não estou só falando de um jogadores novos em grupos que já jogam. Um mestre novo no cenário precisa ter idéia de como organizar uma aventura no cenário, e não dá pra dizer só "aqui, sinta a brisa e vai filho!", é um jogo afinal de contas, ele tem que ter parametros e regras. Era nesse ponto que as dicas de aventura da WW falhavam (até eu pegar uma aventura pronta e descobrir que, no final, nem eles mesmo sabiam como fazer o que tava sendo proposto ali), e parece que é nesse ponto que Planescape falha também.

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E no final, se você achar que não está curtindo nada disso, simplesmente desista. Se não achar minimamente excitante uma planície onde a distância é vencida pela sua convicção ao invés de seu fôlego (as outlands) ou a capacidade de imaginar que no seu bolso esquerdo tem uma moeda de ouro e esta simplesmente aparecer lá porque você acreditou forte naquilo (o poder de um Signer) ou explorar uma dungeon onde a gravidade é subjetiva e personagens com tendência caótica conseguem explorar com mais facilidade do que os ordeiros (algo como isso aqui embaixo) , então cara, a coisa simplesmente não é pra você. E não há nada de errado nisso.

Eu posso fazer isso no seu jogo? Digo, no meio do jogo eu posso virar e falar: "eu imagino uma moeda de ouro no meu bolso! agora, eu imagino outra! e agora outra! Uhul!" - pq se não tiver uma regra clara de como isso funciona se torna o problema de Transformar Vampiros em Cadeiras de Jardim, que um dos autores de Mago discute no livro das sombras (basicamente um pedido de: por favor, por favor mesmo, parem de estragar as crônicas dos seus mestres usando os poderes que nos demos para vocês!).
E esse lance de vencer distancias pela vontade e talz já ocorria na Umbra de lobisomem o apocalipse, e eles precisaram de 3 livros (contando com o módulo básico) para se explicar como isso funcionava (e a bem da verdade não explicaram mais do que: "basicamente o lobisomem anda pensando onde ele quer chegar, mas como isso é muito chato, vc pode colocar alguns perigos umbrais no meio).

Não sei se deixei meu ponto claro, vou tentar resumir aqui: por mais que questões metafisicas e eo escambau pareçam ser atraentes e interessantes, elas não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental (ou filosofia de boteco) e mais cedo ou mais tarde o mestre vai bater seu martelo arbitrário para certas coisas simplesmente porque a "aventura" não está indo pra lugar nenhum.
Acho que seria muito mais legal usar essas questões todas de planescape como um pano de fundo para a ação que ocorre na mesa (afinal ainda é um jogo de D&D), algo próximo do que Dr. Who faz (lembrando que vc tem um grupo formado por pelo menos dois doutores, o mago e o clérigo respecitvamente, e alguns acompanhantes, o guerreiro e o ladrão).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 01, 2012, 05:08:09 pm
Smaug, pergunta sincera: você realmente curte ficção bizarra/surrealista/estranha àla Torment, Sandman, American Gods, Perdido Street Station, etc ? Porque se não curte, nada que qualquer um escrever aqui vai te fazer gostar desse lado de Planescape. E o mais importante: você curte explorar/lidar com esse tipo de esquisitice/surrealismo enquanto joga ? Porque se também não curte, idem acima.

Por isso não vejo muito sentido seguirmos nessa discussão - é como ficar tentando mostrar como a 4ª edição de D&D é interessante pra uma pessoa que nem gosta de RPG em primeiro lugar.


EDIT: na verdade até existe um viés interessante que você tocou no seu texto, que é o fracasso do sistema de D&D em tratar várias das qualidades metafísicas do cenário, mas não sei se seria interessante entrarmos nesse mérito se você não curte trazer essa metafísica pra frente do jogo, como você deu a entender no seu texto.


P.S:

Nossa Senhora da Dor

(como vista no escudo do mestre do box original)

(http://crpp0001.uqtr.ca/w4/campagne/images/Sigil/PlanescapeTattoo.jpg)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 01, 2012, 07:33:54 pm
Diz um sistema de RPG próprio pra esse tipo de aventura metafísica!
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 01, 2012, 08:41:20 pm
O próprio D&D daria conta se tivesse se adaptado minimamente ao cenário, a exemplo do que Gamma World 4e fez. Mas veja outros tópicos onde isso já foi discutido pra ter mais exemplos de sistemas e adaptações:

aqui (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=6367&start=30)

aqui (http://www.story-games.com/forums/discussion/comment/341833)

aqui (http://www.planewalker.com/forum/fate-planescape-fatescape)

aqui (http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=6367&start=30)

aqui (http://www.story-games.com/forums/discussion/15469/planescape-what-is-it-about-for-you/p1)

aqui (http://forum.rpg.net/showthread.php?78348-Planescape-with-Everway)

aqui (http://crossingtheverse.wordpress.com/2012/04/23/111/)

aqui (http://www.planewalker.com/forum/planescape-storyteller-system)

aqui (http://www.story-games.com/forums/discussion/15628/dungeon-world-planescape/p1)

aqui (http://www.story-games.com/forums/discussion/5838/story-game-planescape-setting/p1)

aqui (http://forum.rpg.net/showthread.php?480020-Suggest-an-alternate-system-for-a-Planescape-Sigil-campaign)

 :)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Julho 01, 2012, 09:06:22 pm
Diz um sistema de RPG próprio pra esse tipo de aventura metafísica!

Don't Rest Your Head (http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/TabletopGame/DontRestYourHead).

Mas aí jogaria fora todo o mecanicismo simulacionista de D&D. E simplesmente é inaceitável que não existam regras específicas sobre a interação de sua espada de matéria esquecida golpeando um xuargaqd azul em uma zona de vácuo subjetivo.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 01, 2012, 09:21:43 pm
Dont Rest Your Head é irado.

Na verdade não é fácil achar um sistema pra Planescape. Seria preciso um que lidasse com as questões metafísicas centrais ao cenário, como o Power of Belief (Mago faz isso bem, assim como Unknown Armies), e também algo que lidasse com as tendências de uma forma mais jogável (talvez no estilo de Pendragon). Além disso, uma maior liberdade conceptual de personagens cairia bem - ao invés de classes belicistas e um punhado de raças, uma criação de personagens ampla e freeform faria mais sentido (Mutants & Masterminds? Fate? Dont Rest Your Head? Heroquest ?  ), ou ainda algo mais limitado mas com opções bem diferentes e porra-loucas àla Gamma World 4e. E pra fechar, um sistema de atributos que retratasse mais o que você é, e não somente o que sabe fazer com a espada, retratando mecanicamente atributos mentais e motivações/ambições do personagem.

Some-se a isso o fato de ninguem nunca concordar totalmente com nada em planescape, pela sua esquizofren.. oops, grande "amplitude conceitual" (  ^_^ ), e temos um verdadeiro desafio pra se criar um sistema pro cenário.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Balam_br em Julho 01, 2012, 11:01:35 pm
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Julho 02, 2012, 01:02:09 am
Minha única ressalva em jogar Torment. E estou nos inimigos fracos ainda.
(http://spellrpg.net/home/sistemas-cenarios/o-que-e-planescape-pra-voce/?action=dlattach;attach=835)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 02, 2012, 01:11:15 pm
O que houve aí, Troiano? Aqui no trampo não abre a imagem.


Citação de: ”Balam_br”
Silva:
"a exceção da parte sobre as campanhas. Não vejo problema em se ter campanhas longas nos planos."
O problema é exatamente o ponto que o Smaug colocou...
" não são facilmente aplicáveis em jogo sem transformar a coisa toda em masturbação mental "

Por isso acho que one shot funciona mais que campanhas longas... eu já tentei mestrar planescape umas duas ou tres vezes, e a partir do momento que as idéias basicas do cenário são baseadas em masturbação filosófica... todo mundo quer participar dessa putaria (com todo respeito) de regras relativamente arbitrárias. Por isso exige concessão... algo como... tente deduzir como o cenário funciona,. mas no fundo é tente deduzir como o MESTRE acha que o cenário deve funcionar... e a partir dai o jogo descamba entre os jogadores que tentam convencer o mestre que seu ponto de vista vai fazer o jogo ficar mais legal e os que ficam  frustrados porque o mestre teve um ponto de vista filosófico muito diferente do deles... ;-)

Imagino que funcionaria com um mestre muito tirano que proiba sugestões, ou jogadores muito acomodados que curtem e embarcam na do mestre sem questionar... mas bem, pode ser que eu só tenha tido muito, MUITO azar ;-)

Balam, sim, eu concordo. De certa forma, nada impede que a porra-louquice do cenário seja delegada a pano de fundo estético apenas, tendo pouca consequência na hora do jogo. Mas não se pode negar, mais uma vez, a sensação de esquizofrenia do jogo: ele dá várias ideias de fluff sem que haja qualquer suporte mecânico pra isso, exatamente como o Smaug colocou. Exemplo: o Elysium só é explorável por personagens puros e com a consciência limpa – quanto mais você adentrar o plano, mais dessas qualidades precisa ter, e se não tiver isso, você se perde. Ok, mas o que isso significa em termos de sistema ? Qual stat eu rolo ? um alignment “bondoso” é suficiente pra eu explorar os primeiros níveis ? E quanto aos demais, o que eu rolo? Afinal, o alignment em D&D é apenas binário – 0 ou 1 – não há um gradiente pra saber o quão bondoso você é, apenas que é bondoso e pronto. Outro exemplo que o Smaug também tocou, é a convicção pra se viajar nas Outlands – mais uma vez a pergunta: o que isso significa em termos de sistema ? Que stat eu rolo pra saber se vou chegar mais rápido do que outro indivíduo a um destino específico ? O atributo mais óbvio seria “convicção” ou “determinação”... e nenhum desses está presente no sistema D&D. E o exemplo mais gritante é o conceito metafísico de Crer é Poder/Power of Belief, que é central ao cenário mas não houve nenhum suporte mecânico pra se utilizar isso em jogo. E quando esse suporte mecânico veio a surgir, bem tarde na série (na forma dos “Belief Points” do Planewalker Handbook, um dos últimos livros da linha) a mecânica deixava muito a desejar, mais parecendo um remendo, uma gambiarra.

É exatamente por tudo isso que falamos aqui, que o sistema de D&D é considerado um bad fit para o cenário pela maioria dos jogadores que se aproximam deste (do cenário) e não são veteranos de D&D, como você pode ver na porção de links que postei ali atrás. (aqui, aqui, aqui, aqui, etc)


Citação de: ”Balam_br”
Quanto a sua pergunta: "Como introduzir Planescape a alguem que não conhece o imaginário de D&D, nem teve contato com o jogo eletrônico ou trope de multiverso ?"
Baseado nas minhas experiencias eu diria... muito aos pouquinhos.

è mais facil um jogo que tenha de 4 a 6 sessões num plano material basico e e em dado momento os jogadores cruzam com um portal e param na soutlands... eles podem passar mais algumas sessões por la e depois voltar pra "casa". em breve eles tem que perseguir um vilão e esbarram em um portal pro carceri... mais algums problemas e voltam...

Sigil? eu não usaria antes do lvl 10. acostume os caras com os conceitos de multiverso aos poucos... deixe que eles encontrem moradores de  sigil, ouçam as girias... ouçam falar na cidade e só depois que ja estiverem "psicologicamente preparados" cheguem no local.

Eu pelo menos pretendo fazer assim na próxima tentativa com planescape (teimosia é ¨%$*&)

Pois é Balam, mas o problema desse approach é que os jogadores só teriam contato com o que eu (silva) realmente julgo o diferencial do cenário depois de muito tempo, que é o Crer é Poder e o conflito ideológico das facções, cujo foco é Sigil. Além disso, o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval (que seria a ponte natural para Planescape, como você colocou) também dificulta esse tipo de introdução.

Uma maneira que eu pensei em vender a idéia do cenário pra eles de uma forma mais ou menos excitante seria:

“já pensaram em um lugar que une todos os universos de todas os contos de fantasia existentes? De Elric a Conan, de Terra Média a Westeros, de Arthur a Balder, e de Odysseus a Gilgamesh ?  Um lugar onde heróis de todas essas eras e universos partem juntos em aventuras através dos cenários mitológicos e enfrentando criaturas daqueles ?....pois bem, esse lugar é Sigil, cidade das portas, encruzilhada dos planos, ponto de confluência de universos infinitos, e de fantasias infinitas. Um lugar onde a vontade é mais forte que a espada, onde uma palavra recitada com emoção abre portas que nem o mais forte dos guerreiros abrirá, etc. [mostro Sigil pra eles]”.

Algo nesse sentido. Mas valeu a dica, Balam. Keep ‘em coming, baby.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Julho 02, 2012, 04:10:48 pm
Basicamente Silva, o Morte fica arrumando confusão. Enquanto eu estava conversando com o Mar envolvendo a quest da caixa, a caveira se intrometeu em uma roda de Hive Thugs, estes não gostaram dele metendo o bedelho na conversa alheia e fizeram corredor polonês no ossudo. E adivinha quem teve que ir consertar a merda?
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 02, 2012, 10:56:57 pm
Minha única ressalva em jogar Torment. E estou nos inimigos fracos ainda.
(click to show/hide)

uhauheuihaeuheuahe muito bom rs

Pois é, o Morte é um pentelho. Aliás, não sei se já percebeu mas ele tem uma habilidade chamada "Litany of Curses", que é uma série de palavrões que ele dispara em cima de um inimigo, e faz o inimigo fica furioso e mirar nele durante o combate. E o interessante é - quanto mais insultos e palavrões vocês ouvirem das pessoas, mais o Morte aprende, e a habilidade dele fica mais forte. (e "corredor polonês" foi phoda. XD )

E uma dica: cuidado com o que você fala pros outros durante os diálogos. Certas respostas mudan o seu alignment. repare naquelas que vem [Verdade]... e [Mentira], isso pode afetar seu alignment pra ordeiro ou caótico. E é o seu alignment que lhe permite se unir a certas facções e não outras durante o jogo.

E outra coisa importantíssima: ter WISDOM é tudo nesse jogo. Esse stat é tão importante que até recomendaria você começar de novo caso tenha botado ele baixo. Sério, você corre o risco de finalizar o jogo sem descobrir quem é você e o porque de estar nessa condição, caso não tenha Wisdom boa.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 03, 2012, 12:44:05 am
Sem ofensa pretendida, mas vamos lá.

Silva, cê já leu Planescape?

Vamos ao checklist sobre o que você precisa saber:
Se você respondeu pelo menos UMA dessas com um sim, é sinal de que você leu ALGO.
Se você respondeu duas com sim, é sinal de que você leu e entendeu alguma coisa.
Se você respondeu três com sim, é ver significados do texto que ele não diz.
E se você respondeu todas quatro com sim, é sinal de que você sabe relacionar Planescape com o que quer que você diga que é.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Balam_br em Julho 03, 2012, 01:15:13 am
Eu não começaria por Sigil seguindo uma regra básica de mestragem que invariavelmente morde meu pé em toda campanha que eu mestro (e jogo). "Less is more"

Quanto mais opção, mais diferenças, mais facções... mais confusos ficam os jogadores e mais dificuldade eles tem de absorver aquela ambientação toda. Sigil é um soco no queixo em termos de conceitos a serem aprendidos... girias, grupos com intereses conflitantes, grupos com interesses dificeis de entender (?Xaositechs?) te desejo boa sorte na tentativa, se der certo ensina como fazer ;-)

mas na verdade,. acho que voce vai esbarrar principalmente neste problema:
"o fato de meu grupo não ser lá muito fã de fantasia medieval "

Se essa premissa realmente for verdadeira... acho complicado se apaixonarem por planescape que é um ultra high fantasy assumido sem nenhum medo de não ter pé nem cabeça...
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Lumine Miyavi em Julho 03, 2012, 01:24:37 am
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Se essa premissa realmente for verdadeira... acho complicado se apaixonarem por planescape que é um ultra high fantasy assumido sem nenhum medo de não ter pé nem cabeça...
E é esse o problema principal. O Silva parece não querer ver que Planescape é, antes de tudo, um cenário para D&D.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Julho 03, 2012, 12:49:51 pm
Pois é, o Morte é um pentelho. Aliás, não sei se já percebeu mas ele tem uma habilidade chamada "Litany of Curses", que é uma série de palavrões que ele dispara em cima de um inimigo, e faz o inimigo fica furioso e mirar nele durante o combate. E o interessante é - quanto mais insultos e palavrões vocês ouvirem das pessoas, mais o Morte aprende, e a habilidade dele fica mais forte. (e "corredor polonês" foi phoda. XD )

E uma dica: cuidado com o que você fala pros outros durante os diálogos. Certas respostas mudan o seu alignment. repare naquelas que vem [Verdade]... e [Mentira], isso pode afetar seu alignment pra ordeiro ou caótico. E é o seu alignment que lhe permite se unir a certas facções e não outras durante o jogo.

E outra coisa importantíssima: ter WISDOM é tudo nesse jogo. Esse stat é tão importante que até recomendaria você começar de novo caso tenha botado ele baixo. Sério, você corre o risco de finalizar o jogo sem descobrir quem é você e o porque de estar nessa condição, caso não tenha Wisdom boa.

Essa dos palavrões ainda não tinha reparado. Quanto à Wisdom, pela descrição do atributo, me deu a entender isto mesmo. E quanto às respostas, como o foco é a narrativa, já esperava.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 03, 2012, 01:07:21 pm
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Sem ofensa pretendida, mas vamos lá.
Sem problemas, Lu.

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Silva, cê já leu Planescape?
Sim, claro. Li o Box original, os boxes "planes of..", a trilogia de Sigil (In the Cage, Uncaged, Factol Manifesto), o Planewalker Handbook, On Hallowed Ground, o Box "Blood War", os módulos Dead Gods, Tales from the Infinite Staircase, The Great Modron March, e finalizei Torment duas vezes.


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Vamos ao checklist sobre o que você precisa saber:
Ok.

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• [     ] Sabe que ele não é um hub esotérico para que a máxima "crer é poder" seja usada na resolução de tudo. Isso é a maior inverdade que você fala

Poxa, mas eu não falei isso. Volte lá atrás e releia o que eu disse: a máxima "crer é poder " é um dos temas centrais ao cenário, não o único, e nem o mais importante. Tem também o philosophers with clubs/meaning of the multiverse, a regra de três, a máxima dos anéis, o centro do multiverso, e outros temas mais.

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• [     ] Sabe que ele é um SUBcenário de AD&D, brincando com a cronologia / cosmologia planar
Não sei o que você quer dizer por "Sub-cenário", mas ele é um cenário full, ou seja, feito from the ground up para ser perfeitamente jogável independentemente de outros cenários de D&D, se os jogadores assim desejarem. Isso está explícito no Box original.

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• [     ] Sabe que por mais que você pregue, ele não é um experimento indie-narrativista, e sim uma série de ideias (como o próprio Smaug mencionou) que podem ser encaradas como você faz... só não foram feitas pra isso.

Aqui é que a coisa fica nebulosa. Antes de mais nada, não, eu NÃO o considero um experimento indie-narrativista. Porém, considero que há uma certa esquizofrenia/crise de identidade óbvia nele: (simplificando) ele ora quer ser Mago, ora quer ser D&D, tanto a nível conceitual como de jogo em si.

Esquizofrenia a nível conceitual pois no Box original coloca explicitamente que os planos NÃO são mega-dungeons glorificados pra servirem de playground de hack-and-slash pra personagens de 20º nível. Pelo contrário, ele explicita que esse modo de jogo não é desejável no cenário, e dá várias dicas de como botar os personagens em seus devidos lugares caso tentem tratá-lo como tal. PORÉM, eis que surgem as boxes “Planes of..” e os módulos de aventuras e.. TCHAZAM! Os planos acabam sendo estruturados mais ou menos como “mega-dungeons”, com “níveis”, ecologias de monstros, etc. Se isso não é esquizofrenia eu não sei o que é.

Esquizofrenia a nível de jogo exatamente pelo motivo que o Smaug apontou: de que adianta gastar páginas e mais páginas com ideias metafísicas surreais se o sistema não é capaz de abordar isso ? Masturbação mental ? Um cenário pra ser ter discussões a respeito, ao invés de ser jogado ?

Concedo que essa “esquizofrenia” pode ser vista como benéfica, de certa forma, já que acaba atraindo os dois tipos de jogadores (Mago e D&D) para o cenário.

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• [     ] É algo que se leva tão a sério quanto Spelljammer.

Bah, spelljammer é um pedaço de bosta fumegante. XD
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 09, 2012, 11:51:39 pm

Um homem velho caminhava sozinho por uma estrada escura.
Ele não sabia pra qual direção seguir, havia esquecido quem era e para onde estava indo.
Parou um momento para descansar suas pernas doídas, quando olhou pra cima e viu uma velha em sua frente.
A velha sorriu, banguela, e falou: "Agora seu *terceiro* desejo. Qual vai ser ?"
"Terceiro desejo?" O homem ficou atônito. "Como posso ter um terceiro desejo, se não tive o primeiro nem o segundo ?"
"Você já teve dois desejos", disse a velha, "mas seu segundo desejo foi para que eu retornasse tudo do jeito que era antes de você realizar seu primeiro desejo. É por isso que você não se lembra de nada - porque tudo está do jeito que era, antes de você fazer qualquer desejo".
Ela riu sua gargalhada banguela para o homem. "E aqui estamos, você e seu ultimo desejo".
"Tudo bem", disse o homem. "Eu não acredito em nada disso, mas que mal há em fazer um desejo? Eu quero saber quem sou".
"Engraçado" disse a velha, no exato momento em que realizava o ultimo desejo. "Esse foi seu primeiro desejo".

(PS:T)

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Julho 28, 2012, 09:42:03 pm
Esbarrei com essa re-imaginacao da cosmologia, que achei excelente, e resolvi compartilhar:

http://forum.rpg.net/showthread.php?625619-Planescape-without-alignments-(long) (http://forum.rpg.net/showthread.php?625619-Planescape-without-alignments-(long))
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Março 04, 2013, 09:45:23 pm
Notícias sobre uma possível continuação para Torment: http://www.pcgamesn.com/inxile-fund-torment-sequel-kickstarter-chris-avellone-sends-stickynotes-endorsement (http://www.pcgamesn.com/inxile-fund-torment-sequel-kickstarter-chris-avellone-sends-stickynotes-endorsement)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Março 23, 2013, 06:35:26 pm
Aos interessados, um retro-review parcialmente ofensivo do Factol's Manifesto (http://tgdmb.com/viewtopic.php?t=54124&postdays=0&postorder=asc&start=0) no Gaming Den (o equivalente norte-americano desse fórum). O Silva vai adorar porque tem boas porções de D&D Bashing.

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: AKImeru em Março 25, 2013, 02:47:21 pm
Uma palavra:
Bleakniks

Duas palavras

Bleakniks vadios


“Skullface Razorcock has a point, we haven't been brutally murdering enough helpless orphans and hurling their corpses into casks of fire maggots. We should hear more of his five part plan to remedy this situation.”
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Março 25, 2013, 10:20:53 pm
Ótimo link, Storm. (espero que você não seja o Elfo com um novo nome bichona da vez)

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So like a lot of Planescape, you have some good ideas with a very mediocre execution
Dei uma gozadinha ao ler isso. Finalmente alguem que me entende.  :b

Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Atmo em Março 26, 2013, 01:17:45 am
Aos interessados, um retro-review parcialmente ofensivo do Factol's Manifesto (http://tgdmb.com/viewtopic.php?t=54124&postdays=0&postorder=asc&start=0) no Gaming Den (o equivalente norte-americano desse fórum). O Silva vai adorar porque tem boas porções de D&D Bashing.

Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Março 26, 2013, 01:50:13 am
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Ótimo link, Storm. (espero que você não seja o Elfo com um novo nome bichona da vez)

Curioso é que um dos títulos do personagem de onde veio esse nickname é "Womanslayer".

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So like a lot of Planescape, you have some good ideas with a very mediocre execution
Dei uma gozadinha ao ler isso. Finalmente alguem que me entende

Não é o único, para ser honesto. Eu tenho a impressão constante que Planescape é o equivalente de Changeling: The Dreaming da TSR - um monte de ótimas ideias colocadas em um sistema que não é exatamente o mais funcional para elas. A parte triste é que todas as alternativas a ele são ainda piores.

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Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.

O que há de estranho nisso? A associação entre RPGistas e Animes/Mangás é bem comum (bem mais do que eu gostaria, aliás  :P).
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Atmo em Março 26, 2013, 01:54:31 am
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Interessante foi ver que o povo desse fórum sabe de Touhou. Não todos, mas uns gatos pingados sabem.
O que há de estranho nisso? A associação entre RPGistas e Animes/Mangás é bem comum (bem mais do que eu gostaria, aliás  :P).

Nada estranho, eu achei interessante. E, na minha humilde opinião, a ligação com Animes/Mangás e RPG se dá que séries você só fica lá sentado no sofá assistindo ao mesmo tempo que tuíta o que vê e conversa com seus colegas sobre o episódio da semana, depois fala duas ou quatro coisas na internet e deixa pra lá. Já com animes/mangá é diferente: você fica louco, correndo feito um maluco querendo ir para aquele mundo ser tão foda quanto os personagens; a única saída é o RPG.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: AKImeru em Março 26, 2013, 09:30:30 am
Otima projeção aniki mas sua realidade não é a mesma de outros exceto quando é.


Planescapiano isso.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: kimble em Abril 20, 2013, 01:05:23 pm
Consegui achar a caixa do Planescape pra comprar, perfeita, com todos os livros e material, comprei na hora. Chegou faz umas duas semanas, comecei a ler e... é, não.

O conceito não é ruim. O que está me afastando é o modelo do Ad&d de "diga NÃO!".

Quer brincar no plano do fogo? Você explodiu em chamas! HA!
Quer brincar no plano da água? Você se afogou! HAHA!
Quer brincar no plano do sal? Você desidratou! HAHAHA!
Quer brincar no plano de energia negativa? Você virou undead! E NÃO PODE SER RESSUSCITADO! HAHAHAHA!

Ugh.

Em algum ponto, não sei se na descrição do cenário em algum lugar ou nos próprios livros, lembro de ter lido sobre como você poderia roubar um deus ou enganar outro. Yeah, eu gosto disso!

E aí eu começo ler a parte dos planos dos deuses. Deuses só entram em contato com os visitantes SE eles quiserem. De todas as histórias sobre golpes e deuses enganados, a maioria deles é mentira. SE você conseguir fazer isso acontecer, então fique sentadinho em Sigil e nunca mais saia de lá ou você vai ser pego.

E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Não que não tenha idéias boas. Alguns planos elementais são interessantes e não se limitam a "você se ferrou" ou "role um save-or-die a cada dois passos que você dá". Sigil é interessante, as facções são divertidas, na maior parte os textos são bem escritos (mas dá pra notar bem quando o texto muda de autor) e tem algumas idéias mecânicas legais, como as alterações das magias de acordo com onde você está.

Eu gostaria muito de ver uma versão atualizada do cenário, com várias dessas manias dos anos 90 abandonadas e uma descrição dos planos que incentive mais grandes aventuras, em vez de listas de coisas que você precisa ter cuidado.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Atmo em Abril 21, 2013, 02:02:26 pm
Quer brincar no plano do fogo? Você explodiu em chamas! HA!
Quer brincar no plano da água? Você se afogou! HAHA!
Quer brincar no plano do sal? Você desidratou! HAHAHA!
Quer brincar no plano de energia negativa? Você virou undead! E NÃO PODE SER RESSUSCITADO! HAHAHAHA!

(click to show/hide)

E aí eu começo ler a parte dos planos dos deuses. Deuses só entram em contato com os visitantes SE eles quiserem. De todas as histórias sobre golpes e deuses enganados, a maioria deles é mentira. SE você conseguir fazer isso acontecer, então fique sentadinho em Sigil e nunca mais saia de lá ou você vai ser pego.

Isso é meio óbvio: quando entram na tua casa é bem provável que você não vá lá ficar muito feliz se forem um bando de "aventureiros", né? (ou entendi errado?)

E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Tem disso em todo canto, inclusive num certo "livro sagrado" por ai...

Eu gostaria muito de ver uma versão atualizada do cenário, com várias dessas manias dos anos 90 abandonadas e uma descrição dos planos que incentive mais grandes aventuras, em vez de listas de coisas que você precisa ter cuidado.

Não tem nenhum projeto fanmande rolando por ai?
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Abril 21, 2013, 05:59:33 pm
Eu concordo com a analise do Kimble.

Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Abril 21, 2013, 07:33:35 pm
É algo curioso, mas se Planescape tivesse Planos que fossem extremamente amigáveis a aventura, seria chamado de "Playground de Aventureiros" (é o que a 4e é "acusada", como se isso fosse algo necessariamente ruim) ou algum termo similar. E se ele apresenta Planos que não são exatamente amigáveis (mesmo que existam Planar Bubbles e magias e ítens de proteção para efeitos planares), é "Design Anti-Jogador dos Anos 90".

Sem contar que os planos extremamente hostis são aqueles que fazem parte dos Inner Planers, que são os "blocos de construção" dos outros planos. Os Outer Planes, que até onde eu me lembro, são o foco do cenário (afinal, tem um livro para todos Inner Planes, mas ao menos 3 para os Outers, além do Hellbound), são bem menos hostis (ao menos, de modo direto).

Citar
E aí começa uma descrição sobre como os deuses são fodas, eles que são os grandes manipuladores e sacrificam os mortais como peões. E mesmo que você sirva um deus direitinho, provavelmente vai se ferrar no final. Desculpe, mas isso é muito anos 90 pra mim. NPCs poderosos que eu preciso ter medo, existem ali para mostrar o quanto são mais incríveis que meu pobre personagem, é uma das coisas que eu não gostava em Vampiro: A Máscara.

Well, e o que você esperava de Deuses?  :P

Citar
Eu sempre achei que o problema dele era unicamente o sistema, mas ultimamente já acho que o problema maior é de design/autoria mesmo. Ele eh muito mal executado de modo geral, apesar de ter boas ideias.

Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: kimble em Abril 21, 2013, 08:38:55 pm
É algo curioso, mas se Planescape tivesse Planos que fossem extremamente amigáveis a aventura, seria chamado de "Playground de Aventureiros" (é o que a 4e é "acusada", como se isso fosse algo necessariamente ruim) ou algum termo similar. E se ele apresenta Planos que não são exatamente amigáveis (mesmo que existam Planar Bubbles e magias e ítens de proteção para efeitos planares), é "Design Anti-Jogador dos Anos 90".

O problema é que ele PRECISA ser amigável a aventura se é um CENÁRIO para um RPG. Entenda que amigável não necessariamente significa fácil ou seguro, mas algo que incentive a construção de situações interessantes e tenha oportunidades para aventuras.

Da forma como estão descritos, a maioria dos planos perde mais tempo me dizendo porque eu NÃO deveria ir lá do que dando idéias do que eu posso fazer quando ESTIVER lá. Aliás, ele perde mais tempo me dizendo o que pode me matar quando eu estiver lá, incluindo mecânicas, do que me dizendo o que eu posso fazer para não ser morto.

Isso não seria um problema se fosse uma obra de ficção não utilizada para jogo ou um lugar que não se espera que os jogadores visitem. Mas se for esse o caso, então não seria preciso gastar uma página para cada plano, quando nenhum dos livretos da caixa chegam a 100 páginas.

Citar
Sem contar que os planos extremamente hostis são aqueles que fazem parte dos Inner Planers, que são os "blocos de construção" dos outros planos. Os Outer Planes, que até onde eu me lembro, são o foco do cenário (afinal, tem um livro para todos Inner Planes, mas ao menos 3 para os Outers, além do Hellbound), são bem menos hostis (ao menos, de modo direto).

Ainda assim, a quantidade de material de idéias, ganchos ou sugestões de aventuras destes planos é bem parca. E não vi (pelo menos até agora) qualquer sugestão que o jogo se concentre nos Outer Planes.

Citar
Well, e o que você esperava de Deuses?  :P

O problema é que isso vai contra algo que eu gosto, que é favorecer histórias divertidas mesmo que com isso a verossimilhança sofra. Enganar deuses deveria ser impossível? Claro, num ponto de vista realista. Mas realismo não favorece boas histórias. Ninguém está na mesa pra jogar a história de como seu ladino foi tentar roubar um dos corvos de Odin e foi morto por um relâmpago assim que saiu de Sigil. A chance da falha deve existir para criar tensão, mas quando o jogo se esforça tanto para deixar claro que você provavelmente nunca vai interagir com os deuses, e que qualquer aventura que possa envolver eles está fadada a fracaso (se oposição) ou a vitórias vazias (se aliados), eu me questiono que tipo de história o cenário se propõe a contar.

Mas de novo, é uma questão do que você quer. Eu gosto da idéia de um ladino que roubou um dos corvos de Odin e conseguiu escapar impune. Esse é o tipo de história que eu gosto de vivenciar. Mas ela tende a ter um aspecto mais "aventureiro" e "lendário" do que Planescape parece se propor.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Abril 21, 2013, 09:18:52 pm
Kimble, voce deve ter tido acesso soh a caixa basica. Na verdade as caixas Planes of Chaos/Law/Conflict de fato comprovam o que o Elfo falou sobre o foco ser nos outer planes.

Mas ai entra o problema: eu tinha essas caixas, mas me vi forcado a vende-las porque, tirando a arte maravilhosa do Diterlizzi, o conteudo em si eh FRACO. A proporcao de ideias inspiradoras por pagina eh tao pequena que eu resolvi que se um dia jogasse no cenario nao precisaria de nada daquilo, minhas proprias ideias seriam bem mais interessantes.

Se voce espremer aquelas caixas soh escorre monstros pra se combater em niveis de dungeons diferentes (sim, eles cometem a atrocidade de tratar os planos como grandes dungeons com niveis e tudo que eles chamam de layers/camadas com direito a "chefoes" no final).

A titulo de comparação, Everway eh outro cenario de multiverso. Soh que a forma como ele foi escrito/projetado o torna uma verdadeira fabrica de inspiração e ideias. E seu suplemento Spherewalker Sourcebook tem muito mais ideias por pagina do que Planescape.

Edit:

Pra nao ser injusto, existe sim um aspecto do cenário que, a meu ver, transborda de ideias inspiradoras: as facções filosóficas de Sigil. Mas voce tambem nao vai ver isso na caixa basica, somente no suplemento Factols Manifesto e um pouco no Faces of Sigil, que alias são os melhores coisas que fizeram pro cenário. Kimble, pegue esses dois suplementos. AGORA.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: kimble em Abril 21, 2013, 09:51:08 pm
Vou atrás. Acho que o Faces of Sigil já tem pra vender no DnD Classics.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Elven Paladin em Abril 22, 2013, 03:10:06 am
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O problema é que ele PRECISA ser amigável a aventura se é um CENÁRIO para um RPG. Entenda que amigável não necessariamente significa fácil ou seguro, mas algo que incentive a construção de situações interessantes e tenha oportunidades para aventuras.

Da forma como estão descritos, a maioria dos planos perde mais tempo me dizendo porque eu NÃO deveria ir lá do que dando idéias do que eu posso fazer quando ESTIVER lá. Aliás, ele perde mais tempo me dizendo o que pode me matar quando eu estiver lá, incluindo mecânicas, do que me dizendo o que eu posso fazer para não ser morto.

Isso não seria um problema se fosse uma obra de ficção não utilizada para jogo ou um lugar que não se espera que os jogadores visitem. Mas se for esse o caso, então não seria preciso gastar uma página para cada plano, quando nenhum dos livretos da caixa chegam a 100 páginas.

Eu concordo que um cenário de RPG tem que ser amigável ao aspecto "jogo", mas RPGs também tem que ao menos pagar algum lip service a coerência interna do cenário e construção de mundos. Idealmente, ambos aspectos devem ser conciliados, mas nem sempre isso acontece. Sem contar que você sabe bem que o aspecto "Muita Coisa quer Me Matar" é um elemento comum do desafio de RPGs que aceitam tal proposta naturalmente.

Citar
Ainda assim, a quantidade de material de idéias, ganchos ou sugestões de aventuras destes planos é bem parca.

Não discordo - hoje, eu sou mais inclinado a ideia do Elemental Chaos usado na Cosmologia "Points of Light" do que os "Inner Planes bem separados salvo em suas zonas de contato" usados em Planescape.

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O problema é que isso vai contra algo que eu gosto, que é favorecer histórias divertidas mesmo que com isso a verossimilhança sofra. Enganar deuses deveria ser impossível? Claro, num ponto de vista realista. Mas realismo não favorece boas histórias. Ninguém está na mesa pra jogar a história de como seu ladino foi tentar roubar um dos corvos de Odin e foi morto por um relâmpago assim que saiu de Sigil. A chance da falha deve existir para criar tensão, mas quando o jogo se esforça tanto para deixar claro que você provavelmente nunca vai interagir com os deuses, e que qualquer aventura que possa envolver eles está fadada a fracaso (se oposição) ou a vitórias vazias (se aliados), eu me questiono que tipo de história o cenário se propõe a contar.

Mas de novo, é uma questão do que você quer. Eu gosto da idéia de um ladino que roubou um dos corvos de Odin e conseguiu escapar impune. Esse é o tipo de história que eu gosto de vivenciar. Mas ela tende a ter um aspecto mais "aventureiro" e "lendário" do que Planescape parece se propor.

Eu creio que aqui é mais devido a uma limitação que AD&D sofria (não havia um equivalente dos Níveis Épicos) do que ao cenários não suportar esse tipo de jogo. Planescape é bastante aberto ao jogo épico e existem exemplos no cenário do como deuses não eram perfeitos e podiam ser vencidos/superados, embora raramente por Personagens do Jogador.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Draco Bahamut em Abril 28, 2013, 09:05:29 pm
Tecnicamente todas as minha campanhas são campanhas de Planescape. Até agora que estou mestrando as adventure paths da Paizo usando o Pathfinder RPG eu coloco algumas tramas de Planescape e portais para Sigil.
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: Heitor em Maio 05, 2013, 01:48:09 pm
...familiar.
Zeno Clash 2: Gameplay Demo (http://www.youtube.com/watch?v=aEuLCPSTPpI#ws)
Título: Re:O que é Planescape pra você ?
Enviado por: silva em Maio 05, 2013, 10:51:49 pm
Hahahah, essa foi a primeira coisa que pensei quando vi Zeno Clash 1. "Po, fizeram um jogo de porrada de Planescape? "  XD