Autor Tópico: O novo rpg de Monte Cook  (Lida 18510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline taverneiro

  • GM sedentário
    • Ver perfil
    • Nereus RPG
Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #45 Online: Janeiro 07, 2015, 09:52:08 pm »
Citar
A Spell (a verdadeira) sempre se manteve totalmente à parte das infinitas crises e intrigas da "cena" dos blogs e site de RPG do Brasil.

(Irônico, não?)

Sendo assim, seria legal dar um resumo dessas histórias que motivam a ter pé atrás com certas iniciativas e pessoas, pra ajudar os perdidos a se situarem (...tipo eu).
Ainda bem que ficaram longe disso, porque para mim os dois estavam errados e certos ao mesmo tempo... errados porque o mercado de RPG não teve nenhum grande "boooom" nem entrou numa crise a ponto de extinguir o hobby. No fim o mercado "deu um jeito" em cada um dos países.

O resumo, dentro da minha percepção foi:

Era uma vez uma revista chamada Dragão Brasil que estava para se tornar a única referência impressa do RPG. O relapso da Devir, por exemplo, fez com que Tormenta se tornasse "a referência" em termos de Fantasia Medieval para quem queria ingressar no hobby.

Então, o Trio Tormenta vazou da DB e ela foi assumida pelo corpo de colaboradores da revista - que era a equipe RedeRPG liderada pelo Marcelo Telles.

Independente dos litígios por parte do Trio Tormenta (que agora estava na Escala com a Dragon Slayer e na Jambô com Tormenta) e a Editora Talismã (que publicava a DB), o Telles assumiu a revista. Não vou discutir a qualidade dos artigos nem os motivos do que se sucedeu, mas o fato foi que o público diminuiu e as vendas da DB caiu. Juntamente com isso, a própria RedeRPG passou por maus bocados.

Então começaram as polêmicas:

1. O Telles e o Lordmon da RedeRPG publicaram uma série de artigos [ www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3996 ] tratando sobre a suposta crise no mercado e a DS alfinetando o Telles [ http://www.a-arca.com.br/2006/10/direito-de-resposta-o-trio-tormenta-da-a-sua-versao-dos-fatos/ ] dizendo que ele usava essa crise inventada para justificar o declínio da DB e do seu portal. Bem como seria a desculpa para explicar o fracasso dos projetos dele em cima de material de jogo.

2. Como se não bastasse, sempre houve alfinetadas por parte da RedeRPG em cima dos lançamentos de Tormenta [ http://www.rederpg.com.br/wp/2011/01/tormenta-rpg-e-valkaria-como-fragmentar-um-sistema-fragmentado/ ] e discussões acaloradas sobre quem estava certo sobre o destino do RPG no mundo.

Pra mim isso tudo é muito ego pra pouca bosta. Vocês podem ver o ápice desta coisa toda no famigerado vídeo Trio Tormenta x Telles no EIRPG de 2010. Onde um barraco-nerd foi instaurado entre eles quando o Saladino foi tirar satisfações sobre a suposta evidência de que o Trio tinha muita coisa a esconder sobre todos os argumentos que eles usavam nas alfinetadas. Como sempre, tudo foi filmado e postado no youtube pelo próprio JM Trevisan:

O resultado: o Telles saiu da RedeRPG por outros motivos (pessoais). O Trio Tormenta continua com Tormenta, mas a Dragon Slayer não existe mais. D&D 5E é o queridinho da crítica e ninguém mais lembra porque esta discussão idiota começou :)

Leiam os artigos, assistam ao barraco e tirem suas próprias conclusões.

Minha opinião (de bosta, que sempre fui): Telles estava errado ao ser mais alarmista que autor de jogos. Trio Tormenta se achou no direito de dar alfinetadas e serem um pouco escrotos porque tinham (tem?) um público cativo bem maior.

No fim, o mercado de RPG mudou. Se está maior ou menor agora ele divide espaço com outras mídias (EIRPG no Anime Friends, D&D na Hasbro) e possui formas de se auto-alimentar e diversificar com  financiamentos coletivos e apostas de editoras menores e formatos digitais.
« Última modificação: Janeiro 07, 2015, 09:59:19 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

« Última modificação: Janeiro 08, 2015, 05:19:29 pm por Talude »
RPG News
Desde 10/11/2002 falando de RPG.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #47 Online: Janeiro 08, 2015, 09:40:40 am »
De brinde:http://www.rederpg.com.br/wp/2011/01/sim-eu-falo-mal-de-justin-bieber-bbb-e-tormenta-e-explico-por-que/

Por que praticamente todo mundo do Brasil faz isso  :b (exceto por tormenta)
War never changes

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #48 Online: Janeiro 08, 2015, 01:36:03 pm »
Com relação a se importar ou não com a personalidade do autor de uma obra, eu tenho tendência a ignorar isso como o elfo faz, salvo em casos especiais quando o autor realmente é MUITO fdp ou então o mesmo fez algo pessoalmente contra a minha pessoa ou alguém próximo, aí num caso desses fica difícil dar suporte ao trabalho dele.

Afinal, tudo tem limite né!? 

Citação de: Bispo
PS: Agora, como o MC tem apelo no Brasil também, hein? Fez valer o apelido "Midas do RPG" dado por um amigo. Ainda mais quando esse Cypher System nem é lá essas coisas (mesmo que o cenário seja maneiro).

Eu mesmo entrei no financiamento do Numenera muito mais por causa do cenário do que pelo sistema em si, que apesar de ter umas ideias boas, não deixa de ser apenas mais uma variante do D20.

E diga-se de passagem, apesar de ter gostado do Numenera, ele nem é o meu cenário preferido dentre os que usam o Cypher System: na minha opinião The Strange é ainda mais inovador e tem um potencial de aventuras/campanhas ainda maior do que o Numenera.

Mas como The Strange foi lançado depois e ainda não ganhou prêmios como o Numenera ganhou, entendo a opção em lançar primeiro o Numenera por aqui.

OFF:

E dos outros autores, tem o LPGiehl no meio, que era um excelente forista na RedeRPG.

Inclusive, o LPGiehl vem mantendo um blog muito bom, focado nos mitos de H.P. Lovecraft (e os seus jogos de RPG correlacionados: Call e Trail of Cthulhu, se bem que a maior parte do conteúdo dos artigos é puramente descritivo) e na temática de horror.

Recomendo pra quem é fã dos Mythos ou curte a temática de horror, pois muitos dos textos dele dão bons ganchos de aventura para esse tipo de jogo, além de ser um material muito bem escrito.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #49 Online: Janeiro 08, 2015, 03:25:52 pm »
Ei, acho que essa discussão já rende um tópico à parte  :positivo:

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #50 Online: Janeiro 09, 2015, 07:42:11 pm »
Pra mim isso tudo é muito ego pra pouca bosta.

Pra mim também, meu caro.
Não só desse bafafá, mas como de outros que marcaram toda o trajeto do RPG nacional aqui (hey tem até uma história desse form que pode ser resumida nessa sua frase... dum tal de capitão e tals...)


Dito isso. sou do time que também deixa de apoiar (e consumir) produtos se eu tiver problemas com os autores.
Não sou extremo, de tempos em tempos volto a dar chances para as pessoas melhorarem.

E nesse caso, yeah, Telles ainda não se mostrou melhor. Well, too bad.
« Última modificação: Janeiro 09, 2015, 08:12:00 pm por Macnol [top] »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #51 Online: Janeiro 19, 2015, 05:39:54 pm »
Estou registrando nos Diários de Campanha uma campanha usando o Numenera. Apenas duas sessões até aqui. Gostei muito do cenário, e estou começando a ficar a vontade com as regras.

Para quem estiver interessado, segue o link:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1923.0

Offline Kazack

  • Lurker Spelliano
  • Desde 199x
    • Ver perfil
Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #52 Online: Janeiro 19, 2015, 05:58:49 pm »
Estou registrando nos Diários de Campanha uma campanha usando o Numenera. Apenas duas sessões até aqui. Gostei muito do cenário, e estou começando a ficar a vontade com as regras.

Para quem estiver interessado, segue o link:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1923.0

Estou acompanhando teus relatos no tópico Hentges, bem legais! :D

O que tem achado do sistema? Quando estiver com mais familiaridade com as regras, vem comentar pra gente aqui haha


Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #53 Online: Janeiro 19, 2015, 06:34:16 pm »
Estou achando muito bom porque muito simples.

Em toda ação se analisa quais circunstâncias beneficiam ou prejudicam o personagem, quais equipamentos ou habilidades podem ser relevantes, e assim se estabelece e se modifica a dificuldade. Os personagens também podem realizar um "esforço" para diminuir essa dificuldade, queimando pontos do atributo relacionado à ação para torná-la mais fácil. Depois, basta rolar um d20 e descobrir o resultado.

E o melhor é que a mesma lógica se aplica a tudo o que os personagens fazem. Se torna lento no combate, mas mais por inexperiência nossa do que por razões do sistema.

Também estou gostando muito de não precisar fazer rolagem nenhuma. É tudo por conta dos jogadores. Parece pouco, mas faz muita diferença no tanto mais que se pode pensar nos acontecimentos da história sem se preocupar com os dados.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #54 Online: Junho 08, 2015, 02:47:16 pm »
Monte Cook voltou...

http://www.montecookgames.com/product/cypher-system-rulebook/

Agora ele lança o Cypher System Rule Book, um livrão caro (mas eu garanti o meu sem dó) com as regras do Sistema Cypher para diversos gêneros de campanha de RPG.

Não sei do restante dos leitores do Numenera, mas eu considero o sistema Cypher muito eficiente em sua proposta, tó aqui ansioso para ler esse material e facilitar aqui um hacking de campanha para Mass Effect, Dark Sun, Cyberpunk e por ai vai.

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #55 Online: Junho 09, 2015, 02:55:10 am »
Acho que com um pouco de esforço dá pra colocar até um Final Fantasy com Numenera.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #56 Online: Junho 09, 2015, 12:30:06 pm »
Numenera É Final Fantasy, mas com um filtro cromado de fantasia oitentista.

EDIT: e eu gostei pra caramba das ilustrações do Cypher Rulebook  :victory:
« Última modificação: Junho 09, 2015, 12:41:33 pm por Heitor® »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #57 Online: Junho 09, 2015, 10:12:51 pm »
Também estou gostando muito de não precisar fazer rolagem nenhuma. É tudo por conta dos jogadores. Parece pouco, mas faz muita diferença no tanto mais que se pode pensar nos acontecimentos da história sem se preocupar com os dados.

Isso aqui é o grande lance, pra mim. Os jogos "Powered by the Apocalypse" usam a mesma filosofia e a coisa flui que é um amor.

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #58 Online: Junho 11, 2015, 06:57:13 am »
OFF:

Pros que gostam de sistemas nos quais o mestre não faz nenhuma rolagem, saiu sábado passado uma variante de regras para o DnD 5e/Next, na seção do Unearthed Arcana, que faz exatamente isso. Pode-se conferir aqui.

PS: Não vou entrar no mérito de julgar se é boa ou não. Teria que testar em mesa pra ver. Mas, por cima, me pareceu meio truncada. Mas talvez seja pelo costume de (quase) sempre pensar rolagens de d20 em valores positivos.