Autor Tópico: Mutantes e Malfeitores Tópico Geral  (Lida 22119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #15 Online: Setembro 22, 2011, 02:34:03 pm »
Fora que a Jambô lança os livros bem baratos.

Mas sei lá, pelo que me parece a Jambô quer primeiro concluir a 2e antes de partir para a 3e.

Offline GJKnight

  • Teacher, Translator, Wandering Knight
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #16 Online: Setembro 22, 2011, 02:37:00 pm »
Mais um motivo para não deixar de comprar a 3a edição de M&M. Eu pretendo comprar quando sair. Só digo que tem pessoas que não vão...

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #17 Online: Setembro 22, 2011, 03:07:28 pm »
Tem. Já li algumas críticas à terceira edição, mas boa parte se prende a detalhes.

Em termos gerais, a 3e é uma evolução IMENSA em relação à 2e.

Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #18 Online: Setembro 22, 2011, 03:18:16 pm »
Testando, testando.

M&M 3e é um ótimo sistema, mas talvez menos intuitivo pra quem esteja aacostumado ao 2e ou RPGs um pouco mais conservadores e ainda Não aprendeu de fato a abstrair. Mas uma vez feito isso, percebe-se que no M&M pode-se fazer praticamente qualquer coisa relacionada a grandes poderes.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #19 Online: Setembro 22, 2011, 03:20:45 pm »
As coisas devem ficar mais simples com a ajuda do Heroes & Villains, Quickstart Character Generator e os vários Threat Reports. São VÁRIOS exemplos de poderes e efeitos, criados pelos próprios designers do sistema.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #20 Online: Setembro 22, 2011, 04:01:16 pm »
Testando, testando.

M&M 3e é um ótimo sistema, mas talvez menos intuitivo pra quem esteja aacostumado ao 2e ou RPGs um pouco mais conservadores e ainda Não aprendeu de fato a abstrair. Mas uma vez feito isso, percebe-se que no M&M pode-se fazer praticamente qualquer coisa relacionada a grandes poderes.

Enquanto eu concordo que a criação de problemas é uma barreira e algo de fato complexo, fazer poderes simples é bem fácil, e o Character Kit do GM é um dos melhores do mercado.

Nada te impede de socar os poderes da 2e no 3e, salvo algumas exceções. Eles são tão compatíveis assim.

E o sistema no geral ficou mais claro para iniciantes, em especial a tabela de dano.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #21 Online: Setembro 22, 2011, 04:13:42 pm »
Tem inclusive um guia de conversão que converte todos os poderes da 2e para a 3e (mas não converte os extras e falhas únicos de cada poder).

Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #22 Online: Setembro 22, 2011, 04:18:00 pm »
Tem a 3ª em pt?

Comecei a ler a segunda hoje.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #23 Online: Setembro 22, 2011, 04:20:50 pm »
Não. Sem previsão de tradução.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #24 Online: Setembro 24, 2011, 11:57:31 am »
Eu curti algumas coisas da 3ª, menos os Atributos. Sei lá, achei que ficaram meio sem nexo ou desequilibrados... Não tenho um argumento muito lógico, questão de não ter gostar mesmo.

Estava trabalhando numa versão minha, que eu pretendo corrigir o que eu achei de ruim..
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #25 Online: Setembro 24, 2011, 01:39:13 pm »
Metal, acho que seu estranhamento se deve ao fato de tentarem reinventar a roda na atualização do sistema, destrichando as funções de Força e Destreza em dois atributos cada, em um sistema em que ambos tinham funções bem definidas.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #26 Online: Setembro 24, 2011, 02:16:21 pm »
Pode ser. Eu entendia no M&M2 que o apego a SRD não tinha matado... Mas agora eu simplesmente não entendo como você pode ser veloz, águl (Agilidade) e com excelente coordenação motora e noção de espaço (Destreza) e isso não ajudar em nada a você ser um bom lutador. Ênfase no AJUDAR, e não ser o foco principal das suas aptidões de luta.

Poderiam ter colocado Lutar como uma Perícia não treinada (com redutores pesados para quem não tem Treinamento), mas sei lá, pode ser só eu.
« Última modificação: Setembro 24, 2011, 02:47:46 pm por Metal Sonic »
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #27 Online: Setembro 24, 2011, 03:12:52 pm »
Força não foi destrinchada. Na 2e, Força já não contava no bônus de ataque corpo-a-corpo.

Os atributos da 3e estão mais equilibrados que na 2e, sim. Com algumas contas dá para ver isso. As únicas exceções são Força (com 1 ponto, você compra Fast Grab e fica com um Affliction - o Agarrão - ligado a Damage) e Presence (mais barato comprar as perícias em separado do que juntas - a menos que você use Expertise).

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #28 Online: Setembro 24, 2011, 03:53:38 pm »
Então VA, como eu disse incialmente, eu não tenho muitas razões lógicas para não ter gostado dos Atributos da 3ª Edição! Acho que pode ser considerado como pura birra minha. ;p
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #29 Online: Setembro 24, 2011, 04:14:55 pm »
Certo VA. Mas agora Destreza influencia nas jogadas à distância, e por correlação, esse seria o papel de Força para as jogadas corporais.

Luta foi implantado para fazer BBA deixar de ser um subatributo, mas na prática foi um seis por meia dúzia, já que às alternativas a ele (perícias e talentos), ainda que de caráter opcional, existem.

E há também a saturação de defesas. Bastaria uma defesa para evitar perigos físicos desviáveis ou bloqueáveis (Reflexos, Evasão), uma para perigos físicos inevitáveis, como temperatura ou gases (Fortidão, Blindagem) e uma defesa para ataques mentais (Vontade, Compostura). E o dano poderia muito bem ser a diferença entre ataque e defesa, reduzindo tudo a uma jogada de dado.