Assim que li esse título no tópico, tive a impressão de que essa conversa já rolou no fórum antigo. Fiz uma pesquisa por links e encontrei, dentre outras coisas, estes:
http://spell.net.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=7279&hilit=mortalidadehttp://spell.net.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=5073&hilit=mortalidadehttp://spell.net.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=1943&hilit=mortalidadeSim, são mais de 30 páginas para se ler, e o assunto central não é a evolução da mortalidade dos personagens em si. Mas vale a pena conferir, da mesma forma.
Enfim, sobre a nova edição, não posso falar nada, pois ainda não joguei, nem li os livros, nem nada. No meu mundo, a rigor, ela ainda não existe.
Sobre 4.0, 3.5, 3.0, AD&D e D&D, posso sim dar uns pitacos.
A mortalidade dos personagens reduziu-se ao longo do tempo, pois o sistema passou a contar com instrumentos para assegurar a sobrevivência deles. nas duas primeiras edições você criava personagens de atributos medianos, que frequentemente não tinham qualquer bônus na ficha. A terceira edição mudou isso, e a quarta edição sepultou esse aspecto de vez.
A mudança sobre dados de vida e progressão por níveis também foi benéfica, justamente associada aos bônus, no mesmo passo que o citado acima para todas as edições.
Agora, tem todo um conjunto de "coisas que matavam" nas duas primeiras edições, que perderam espaço na terceira edição e que simplesmente sumiram na 4.0. E essas coisas eram legítimas, oficiais, estavam dentro do sistema de regras, sem nenhuma necessidade de um mestre sádico para as inventar.
Na quarta edição, a rigor, você só mata um personagem se consumir todos os pontos de vida dele, um a um, ou dez a dez... nas outras edições, falhou em um único teste de dados independente, e lá estava o personagem morto. Nas duas primeiras edições, por sinal, às vezes nem mesmo uma rolagem de dados era concedida: o personagem pisava em falso, e
estava morto, muitas vezes sem que o jogador sequer soubesse o que havia acontecido.
Então, dentro daquilo que os conjuntos de regras do passado propuseram, a mortalidade foi sim ceifada (ha!) ao longo das edições, sendo as duas primeiras mais mortíferas que todas as outras, e sendo a 4.0 a mais suave de todas, disparada, nesse aspecto.
Sobre a quinta edição, se algum dia eu jogar, então eu opino.
E.