E outro texto no blog de design e... sério, o D&D Next é uma grande brincadeira, que eles estão contando pra enrolar as pessoas enquanto fazem um jogo realmente interessante, com um bom design e que não vai soar como algo feito por um grupo de crianças que nunca jogaram nada além de D&D a vida toda, certo? Não? Porque foi a minha sensação lendo
isso.O autor chama de "narrativo" um sistema de regras que envolve definir cada manobra de uma maneira fechada, criando uma dezena de pequenas exceções para o combate. Cada uma dessas manobras implica numa penalidade e funcionamento diferentes, dependentes de características que variam de acordo com a situação (quantos pés tem o seu inimigo?).
Chamar isso de narrativo... é ativamente ignorar como a população de jogadores normalmente trata o termo "narrativo" hoje em dia, ou desconhecer esse tratamento. Nenhuma das duas coisas me inspira confiança. A primeira engana os jogadores que associam o termo com outro estilo de jogo, a segunda indica uma falta de conhecimento sobre o assunto no qual ele deveria estar trabalhando.
Sem contar que a idéia é estúpida. Dar penalidades para manobras só incentiva os jogadores a se manterem usando seus ataques básicos.
-Mas guerreiros não sofrem penalidades!
Só que o sistema apresentado não são as manobras dos guerreiros. Isso vai vir depois ainda. O que ele apresenta é um sistema opcional para dar acesso a manobras para todos. E mesmo que esse sistema ainda fosse o utilizado para os guerreiros, só que sem a penalidade... ainda tenho minhas dúvidas se iria conseguir equilibrar o cara que derruba alguém com um golpe com o cara que derruba todos na sala com uma magia. Sem contar que continua sem corrigir o problema das outras classes combatentes.
E a cereja no bolo é a alegria dele com as regras de FACING! FACING!