Autor Tópico: Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons  (Lida 8689 vezes)

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Offline Madrüga

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Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Online: Setembro 05, 2012, 02:00:02 am »

Ultimamente tenho jogado muito mais MtG que D&D. Gasta-se um horror de dinheiro, mas é muito mais fácil jogar com gente por aí do que RPG. Uma coisa não me sai da cabeça, contudo: não dava pra adaptar cenários de Magic para D&D?

Dando uma sapeada nos fóruns da Wizards, é fácil ver que muitos dos jogadores não se bicam. Existe de fato uma picuinha ridícula, coisa de jogador de D&D dizer que "card game não tem imaginação" ou "a beleza do RPG é a interpretação, e card game não tem isso"... só que isso é confundir alhos com bugalhos.


Magic tem uma caralhada de expansões, e cada bloco tem mais fluff, mais história e mais arte de qualidade que o anterior. Blocos recentes, como o de Innistrad ou Zendikar, são fascinantes e repletos de lugares a explorar, mistérios a descobrir e criaturas fantásticas para viver/enfrentar. Então, por que raios não existe adaptação?

Muitos dizem que é uma decisão consciente da Hasbro, pretendendo não misturar as linhas. Me parece bobagem a esse ponto, principalmente vendo como anda o D&D financeiramente em contraste com o Magic (ou seja, um afundando e o outro crescendo). Talvez um cenário baseado em Magic pudesse atrair bastante gente de um produto a outro, e mesmo render muito pano pra manga em qualquer um deles.


Mas aí pensei: em se tratando de Magic, com história dos blocos, livros, quadrinhos, artes de todas as cartas e até citações encontradas nos cards... o que realmente falta para isso ser jogável? Se no próprio site da Wizards temos uma porrada de informações até em português, o que falta para isso ser um cenário?

Hoje está rolando um hype com o retorno a Ravnica, um cenário riquíssimo, um plano que é uma cidade gargantuana dominada por dez guildas, cada uma com seus líderes, intrigas, objetivos e planos de conquista. Aí não só eu, mas outros jogadores que conheço levantaram uma sobrancelha e disseram: "puta merda, que legal seria poder jogar RPG nessa porra".


Aí pergunto a vós, negrada: vocês curtiriam jogar num cenário de Magic? Se sim, que cenário? Jogadores de Magic do fórum, que pensam disso? Já que é fácil organizar o lore, não seria pouco trabalho simplesmente fazer fichas e bolar uma aventura ou outra?

Vocês imaginam que isso poderia atrair um ou outro gato pingado ao fórum, se fosse feito?

"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #1 Online: Setembro 05, 2012, 07:42:12 am »
Ponho bastante fé num projeto desses. Inclusive ajudo, na medida do possível.

O Oda acabou abandonando o projeto dele de fazer as raças, né?

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Já que é fácil organizar o lore, não seria pouco trabalho simplesmente fazer fichas e bolar uma aventura ou outra?
Organizar o lore até pode ser fácil, mas eu não tenho tanta certeza quanto a mecânica. Cada expansão tem sua própria cota de raças, classes, e o tipo de coisa que cada uma faz. Não adianta usar a mecânica padrão de D&D, mantendo as mesmas raças e classes.

E cada expansão incrementa elementos mecânicos diferentes, e eu acho que um RPG com a cara daquela expansão precisa ter esses elementos "a mostra" também. Tome innistrad, por exemplo. Seria preciso um rpg que permitisse personagens licantropos, monstros que ficam mais fortes quando alguém morre (habilidade Mórbido) e maldições. Já em Investida os magos teriam magias amplificadas conforme vão usando mais e mais magias no mesmo combate (habilidade Storm), mas não teria nada de Mórbido ou maldições.

Ou seja, cada pacote teria que ter uma mecânica própria.

Outro ponto a se pensar: um ponto central no magic é que as criaturas morrem fácil. Aí temos criaturas com habilidades como toque mortífero. Mas um monstro com uma habilidade dessas seria meio inviável. Mesmo assim, alguma habilidade semelhante ele precisa ter, para manter o feeling.

Ou seja, talvez D&D não seja o melhor sistema (não sem sofrer alterações a cada nova expansão). Talvez seja por isso que a Wizards não mistura os dois (isso e o fato de já existirem uma penca de cenários oficiais).

A não ser, claro, que o objetivo seja fazer "um cenário inspirado em Ravnica, mas que não é Ravnica". Aí fica facim facim.

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Vocês imaginam que isso poderia atrair um ou outro gato pingado ao fórum, se fosse feito?
Possivelmente.

Offline garotovaca [medabot]

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #2 Online: Setembro 05, 2012, 08:43:21 am »
Eu curtiria jogar em Phyrexia.

Offline Madrüga

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #3 Online: Setembro 05, 2012, 12:37:10 pm »

Organizar o lore até pode ser fácil, mas eu não tenho tanta certeza quanto a mecânica. Cada expansão tem sua própria cota de raças, classes, e o tipo de coisa que cada uma faz. Não adianta usar a mecânica padrão de D&D, mantendo as mesmas raças e classes.

E cada expansão incrementa elementos mecânicos diferentes, e eu acho que um RPG com a cara daquela expansão precisa ter esses elementos "a mostra" também. Tome innistrad, por exemplo. Seria preciso um rpg que permitisse personagens licantropos, monstros que ficam mais fortes quando alguém morre (habilidade Mórbido) e maldições. Já em Investida os magos teriam magias amplificadas conforme vão usando mais e mais magias no mesmo combate (habilidade Storm), mas não teria nada de Mórbido ou maldições.

Ou seja, cada pacote teria que ter uma mecânica própria.

Ou seja, talvez D&D não seja o melhor sistema (não sem sofrer alterações a cada nova expansão). Talvez seja por isso que a Wizards não mistura os dois (isso e o fato de já existirem uma penca de cenários oficiais).

A não ser, claro, que o objetivo seja fazer "um cenário inspirado em Ravnica, mas que não é Ravnica". Aí fica facim facim.

Então, aí já acho que você cai na mesma armadilha dos grognards "TCG NÃO É RPG". Não é mesmo. E não é pra ser.
 
É claro que não dá para simplesmente querer jogar as cartas, mecanicamente como são, no contexto do D&D. Nem vice-versa. Como ficariam poderes diários, de encontro, perícias, pontos de ação (etc) num contexto do Magic? Não ficariam. Como ficaria uma carta que tem golpe duplo, vigilância e "quando essa criatura morre, coloque uma ficha de soldado 1/1 em campo"? Não ficaria.

O que você faz aí, até com o último comentário, é meramente reduzir uma expansão de Magic a suas mecânicas. O bloco de Mirrodin Sitiada é muito mais do que "infectar, arma viva, grito de guerra, maestria com metais". É a invasão de um plano feito de metal, criado por uma entidade misteriosa, cujo lugar foi assumido por Karn, o golem que era apenas parte do Legado mas que teve sua centelha planinauta desperta. A invasão vinda de um plano devorador, Phyrexia, lentamente se infiltrando e alterando a paisagem e as criaturas. É a luta dos leoninos, vedalkianos, goblins contra os horrores tecnorgânicos que já destruíram outros mundos, a tentativa dos planinautas de impedir esse acontecimento, coisa que ceifou a vida de Venser, etc etc.
 
Com um pouco de criatividade dá para simular algumas habilidades que fazem parte do Magic. Digamos, "vigilância: ajuste 4 quadrados, realize um ataque e depois ajuste de volta ao quadrado onde estava" ou "infectar: cada ataque que causar dano também causa uma penalidade de -2 em ataques e defesas" ou "grito de guerra: quando você ataca, seus aliados recebem +1 em ataques até seu próximo turno" ou "iniciativa: receba +4 em testes de Iniciativa e seus ataques de oportunidade interrompem ações dos oponentes".
 
Coisas assim já existem. Pegar um poder diário que mata o alvo e chamar de "toque mortífero" já é contribuir com o fluff. Colocar referências ou adaptar certos poderes pode ser uma saída, mas sempre temos que manter em mente que a ideia é usar a AMBIENTAÇÃO, não se reduzir às MECÂNICAS.
 
Discordo que "Ravnica sem as mecânicas não seria Ravnica". O ambiente continua rico, as histórias continuam abundando, os lugares, NPCs, relações entre guildas, tramas... tudo continua existindo. Se você quiser, dá para forçar a amizade e fingir que dá para adaptar "hellbent" (ativado quando você não tem cartas na mão, mecânica antiga de Rakdos) usando "hellbent: quando você não tiver mais poderes diários ou de encontro, receba +1 em suas defesas". É uma ideia, é parecido... mas igual não é nem possível e é besteira querer perseguir esse ideal.

Outro ponto a se pensar: um ponto central no magic é que as criaturas morrem fácil. Aí temos criaturas com habilidades como toque mortífero. Mas um monstro com uma habilidade dessas seria meio inviável. Mesmo assim, alguma habilidade semelhante ele precisa ter, para manter o feeling.

Mas as criaturas também morrem que nem água em D&D. Um toque mortífero poderia drenar níveis, causar dano em Força, etc. Como os exemplos que dei acima. Não seria complicado.
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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #4 Online: Setembro 05, 2012, 12:46:34 pm »
Longe de mim querer fazer simular as habilidades do magic exatamente como são.
Só quis dizer, de forma resumida: "criar o cenário a partir do lore de cada expansão não é dificil. talvez o que mais exigirá trabalho sejam as adaptações mecânicas, criações de fichas, poderes, etc." Mesmo assim, com um pouco de criatividade (e bom senso) torna-se possível.

Offline kinn

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #5 Online: Setembro 06, 2012, 10:40:22 am »
Eu acho legal a ideia do ponto de vista de cenário. Não precisa ser ultra fiel à mecanica do Magic. Pra quem leu as HQ dos planinautas vê que eles não são os miserê da Bahia, como era no lore antigo - alias sempre interpretei que o jogador é o planinauta supremo, pois é uma criatura 0/20 - criaturas com 20 de defesa são gigantescas. Mesmo os planinautas convocados tem lealdade por volta de 3 a 5 - bem menos. Por sinal encaro essa invocação de planeswalker a invocação de uma fração da presença verdadeira dele. Isso explica as versões deles e como ele é tão limitado em termos de mágicas em relação a nós.

Dava pra fazer uma adaptação sim.
Toque mortífero é descrito no fluff das cartas como veneno natural ou artificial. Um elfo com toque mortífero é citado usar flechas venenosas. Infect vai corrompendo a essência do ser ao mesmo tempo que murcha ele. Então poderia ser encarado como uma doença ou maldição...

Eu gostaria de jogar, mas estou sem ideias para criar uma adaptação nessa linha.
Pesquisas provam:
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Offline Madrüga

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #6 Online: Setembro 06, 2012, 10:41:57 am »
Eu acho que seria bacana definir um lugar/expansão/bloco e depois ir trabalhando a partir dele. Seria coisa fácil, a meu ver. Eu sou parcial a Ravnica ou Zendikar.
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Offline garotovaca [medabot]

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #7 Online: Setembro 06, 2012, 10:59:31 am »
Até porque se for pra atrair jogadores de Magic teria que ser uma expansão mais nova. Ninguém lembra da Invasão ou do Gerrad Capachão.

O bom é que imagens para a adaptação não vão faltar.  XD

O Kinn pontuou algo importante: os jogadores serão planinautas (eta nome feio!), heróis como Kamahl ou seres como o Cadete Impetuoso ou Goblin Bate-Estacas?

Ou então existiriam essas três possibilidades para escolher?

EDIT: Pensei algo agora. Se for em D&D 4E, talvez seria legal usar esses círculos de poder (Criatura, Lenda e Planinauta) como Paragons Path.
« Última modificação: Setembro 06, 2012, 11:10:13 am por garotovaca »

Offline Madrüga

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #8 Online: Setembro 06, 2012, 11:10:24 am »
Imagino que eles seriam criaturas normais com potencial para se tornar lendárias. Você começa [card]doomed traveler[/card], vira [card]attended knight[/card] ou [card]knight of glory[/card] e faz todo seu caminho para virar [card]hero of bladehold[/card] ou [card]captain of the watch[/card], e será lembrado como [card]Odric, master tactician[/card].


Quem sabe depois não houvesse um caminho épico para "planinauta". Seria demais.
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Offline Ciggi

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #9 Online: Setembro 06, 2012, 11:50:26 am »
Melhor coisa num cenário, e é o que acho que o Madruga quer propor, e dar a liberdade dos jogadores e narradores decidirem o que fazer ali.

Conheço muito pouco do lore de Magic, lembro mal mal de alguma coisa da 5ª edição. Mas o que eu gostaria num cenário pronto de Magic por exemplo seria caçar ao lado do Mirri nas florestas de Jamuraa uma Força da Natureza. Tipo, a possibilidade de jogar com um Planinauta por exemplo me atrai bastante (ate já o fiz uma vez num jogo de um amigo meu), mas de cara o que mais me atrai e jogar com alguns personagens das cartas em eventos ou cenários das próprias cartas.

Ou seja, eu ficaria muito mais atraído por um cenário bem aberto, explicar o lore para quem não teve oportunidade ou saco de ler, deixar as coisas mastigadas pro cara decidir onde vai ambientar seu jogo, e claro, a parte divertida que é por regras na parada!

Offline Madrüga

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #10 Online: Setembro 06, 2012, 11:55:39 am »
Miragem era minha expansão favorita. Continua sendo, na verdade. Não sei como está hoje, com a destruição de Dominária, mas seria um lugar legal para se jogar. Pena que essa saga do Legado cagou tanto.


Curti muito a ideia do Vaca. Talvez fosse só renomear os caminhos.
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Offline kinn

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #11 Online: Setembro 06, 2012, 12:01:37 pm »
Miragem também era a minha preferida.
Voltando a falar de planinautas, eles não são invencíveis dentro da história - e dentro do universo ficaram muuuito mais fracos após o conserto planar que Teferi fez na realidade - e depois disso surgiram as cartas dos planeswalkers pro jogo.

(O massa é que as mecânicas de alternância (phasing) e suspender mostram bem como funciona o tema de viagem no tempo no cardgame.)

Dentro do lore, eles eram quase como deuses (Serra é citada como uma das mais poderosas planeswalkers e adorada como deusa). Para isso é preciso possuir a centelha e despertá-la.

Glissa de Mirrodin possuia a centelha mas perdeu em algum momento da invasão phyrexiana, creio.
Karn recebeu-a e despertou no conflito do legado, se bem me lembro e Teferi sacrificou a dele para consertar o estrago planar das viagens no tempo que ele mesmo começou.
Pesquisas provam:
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Offline Madrüga

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #12 Online: Setembro 06, 2012, 12:08:32 pm »
Então, mas de repente dá pra criar vários caminhs épicos com tema de planeswalker, cada um inspirado em cartas reais ou cores de Magic. Seria bacana.
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Offline Ciggi

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #13 Online: Setembro 06, 2012, 12:33:58 pm »
Escolham uma expansão primeiro. Não tenho muita certeza de como prosseguir a partir dai, mas com um ponto base para começar vai ficar mais fácil.

Offline garotovaca [medabot]

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Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
« Resposta #14 Online: Setembro 06, 2012, 12:43:07 pm »
Eu acho legal quase todas as expansões, mas não sei se as edições mais antigas tem material suficiente pra uma adaptação.