Autor Tópico: Legend of Five Rings- Rokugan  (Lida 18618 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Legend of Five Rings- Rokugan
« Online: Fevereiro 06, 2013, 11:18:16 pm »
Bem, percebi que ironicamente não temos um tópico para falar de um dos poucos cenários que tenta abordar um tema mais oriental nas mesas desse lindo Ocidente.  Vou escrever minha humilde opinião e depois se tiver saco irei escrever mais sobre o cenário como um todo.

Antes do Império ser formado os humanos viviam na barbárie até o momento que os Kamis vieram para ensinar sobre a ordem celestial. A partir desse momento o Império começaria a se formar sobre o mandato celestial que os Kamis trouxeram e seria o dever de seus descendentes  manter o império.

Infelizmente nem todos os Kamis estavam completamente unificados um deles preferiu se aliar ao Jigoku e trazer a corrupção. O poder da mácula pe nefasto e sedutor e só tem um pensamento se apoderar de tudo que existe no mundo. A partir desse momento o Império se veria sobre a ameaça da mácula, o poder dos descendentes dos kamis teria que ser o suficiente para proteger o império.

Rokugan

Você é um nobre samurai que deve lutar pela honrar do seu senhor, do seu clã e do Império. Morrer em serviço de seus deveres é uma honra que muitos desejam, suas atitudes importam por que dizem quem é você. Sua honra é sua vida e mutas vezes morrerá para mante-la. Pelo menos essa é uma das idéias centrais do cenário.



O mundo é muito mais envolvido em politicas que outros cenários, principalmente por que os jogadores tem muito mais formas de se envolverem na politica do império. No momento de criação do seu personagem você escolherá um clã ao qual é filiado e uma família que você nasce e provavelmente estuda no dojo da mesma.

Só que o quer dizer clãs e famílias? O cenário de Rokugan foi desenvolvido de uma forma que ele parecida com a organização dos Impérios que antecederam o Estado. O Império não é algo coeso e completamente unificado, a verdade está bem longe disso. De forma parecida com a popular série "Game of Thrones" certas famílias são tão fortes que influenciam toda uma região e possuem vastos exércitos a seu dispor.

O cenário possui 7 famílias tradicionais e tem duas extras que vieram a conseguir proeminência no Império de tal forma que se tornaram grandes clãs. s primeiras tem em sua origem um dos Kamis que caíram na terra e fundaram o Imério. Esses clãs tem um objetivo de existir que é guiado pelo mandato do primeiro Imperador Hantei, eles prosseguem seguindo seus devidos deveres até os dias atuais.

 :seta: Clã do Leão: Tem como responsabilidade serem o exército do império. Nele são encontrados os mais nobre seguidores do Bushido e os grandes generais do Império. As suas principais famílias são os Akodos, lideres naturais do clã, as Matsu, conhecidas por sua fúria, e os Ikoma que são a memória e tomam a parte politica do clã.

 :seta: Clã da Garça: São os artistas e os duelistas do Império. A Lady Doji tem como obrigação manter viva a arte em rokugan e boa etiqueta. Tendo sobre sua influência as normas como os samurais devem se portar o clã da garça acabou galgando a posição de um dos clãs mais forte na área da politica imperial.  Suas principais famílias são os Dojis, Kakitas que são os melhores duelistas do Império, e os Daidoji a família que tem a ingrata responsabilidade de fazer tudo que os outros não querem.

 :seta: Clã do Dragão: é não me recordo o que Hantei falou para eles, talvez que eles não tivessem coerência. São um dos clãs que abraça as práticas da meditação e das tradições monásticas. Além disso são um dos poucos clãs a praticar um estilo de luta que utiliza duas armas ao mesmo tempo. Suas principais famílias são os Mirumoto, os espadachins do clã, Togashi, os monges do clã, e os Kitsukis os sherlock holmes do clã.

 :seta: Clã do Carangueijo: Tem como obrigação impedir que a mácula invada rokugan. Uma coisa bem simples. Eles comandam facilmente o maior exército de todo o império, entretanto a maior parte dele está voltada para ter certeza que os monstro máculados não venham a invadir o Império. As Famílias importantes são os Hidas, Hiruma e os Kunis.

 :seta: Clã do Escorpião: São o clã que deve ser o vilão, aquele que cometerá os atos mais desonrosos em nome da manutenção do Império. As principais famílias são os Bayushi, Yogo e Shosuro

 :seta:Clã da Fenix: são os clã mais ligado a magia do cenário, nele advém os maiores misticos. As principais famílias são os Isawa, Shiba e Asako.

 :seta: Clã do Unicórnio : Esse clã recebeu a ordem de ir explorar o resto do mundo ficando nas terras dos Gaijins por um longo período de tempo. Em razão da sua vida nômade e de suas explorações ele acabaram conseguindo cavalos realmente bons e que são efetivos no campo de batalha. As Utaku battle maidens são a ordem de cavaleria mais forte do Império

 :seta: Clã do louva-deus: Foi o clã que ascendeu é reativamente novo entre os grandes clãs e não tem nenhuma tradição tão forte assim. Na verdade ele está ainda se acostumando ao seu novo cargo.

Depois venho e escrevo um pouco mais sobre o cenário, duvidas sugestões são bem vindas

« Última modificação: Janeiro 11, 2015, 03:17:59 pm por Skar »
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2013, 11:42:55 pm »
Eu gosto muito de L5R, mas a direção que o cenário foi levado e a simplificação que ele foi sofrendo na mão de um time de escritores responsáveis pela história me decepcionou. Explicando melhor:

Meu clã favorito são os Escorpiões. Isso porque a idéia do clã é que eles seriam sempre vistos como os vilões e traidores do cenário, só que ao mesmo tempo são os mais leais ao Império. Isso porque originalmente a existência do clã estava relacionada a serem sempre uma ameaça e estarem sempre procurando fraquezas nos outros clãs, para garantir que nunca um deles se transformasse numa ameaça ao Imperador.

Infelizmente, pelo menos até onde acompanhei as histórias do cenário eles foram sendo simplificados até se transformarem em vilões estereotipados que fazem Muahaha enquanto jogam a cabeça pra trás gargalhando.

Dando um exemplo mais claro. Originalmente os ninjas eram característicos dos Escorpiões. Eles possuíam uma escola dedicada a isso. Uma operação ninja de assassinato envolveria uma cena similar a abaixo:

Um nobre importante está andando nas ruas da cidade à noite, protegido pelos seus guardas e sendo acompanhado por um de seus servos. Um bando de homens vestindo pijamas pretos arremessam estrelas de metal contra o grupo. Como essas estrelas são péssimas armas de arremesso, o máximo que eles conseguem é chamar a atenção dos guardas, que saem correndo atrás dos homens de pijama.

Quando os guardas retornam encontram o nobre morto e o servo desaparecido. O SERVO era o ninja, não os homens em pijama. Vestir um pijama preto e usar armas ninjas era algo deixando para os aprendizes. Se eles conseguissem sobreviver a alguns anos disso, então eles começavam a aprender o que realmente era um ninja: se infiltrar sem ser visto e desaparecer antes que alguém note que há algo errado. Assim era a escola dos ninjas escorpiões nas primeiras edições jogo.

Hoje em dia, os ninjas escorpiões são os homens de pijama. E todo mundo sabe que os escorpiões usam ninjas.  :nao:

Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #2 Online: Fevereiro 07, 2013, 12:03:37 am »
@Kimble

Interessante não vi muito essa mudanças do aspecto dos Escorpiões, ao meu ver eles continuam sendo os vilões do seu exemplo. Acho que em alguns casos eles até mesmo fizeram melhores explicações para o uso dos ninjas, onde toda a mitologia que foi criada ao redor deles foi uma trama dos Escorpiões para permitir que suas operações passassem despercebidas.

Quanto ao fato dos outros clãs saberem que ele usam ninjas, seria realmente complexo depois da batalha contra o Nothing que usou em seu exército muitos ninjas convertidos do Escorpião ser negado. entretanto eles juraram que nunca mais iriam usar os ninjas.  :haha:

Citar
Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.

O pior é que só conheci sobre os Harriers ontem, ao ler o livro The way of the ninja. Achei eles muito legais. Uma pena eles em tese terem sido desbandados.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #3 Online: Fevereiro 07, 2013, 03:54:17 am »
Citar
Infelizmente, pelo menos até onde acompanhei as histórias do cenário eles foram sendo simplificados até se transformarem em vilões estereotipados que fazem Muahaha enquanto jogam a cabeça pra trás gargalhando.

Dando um exemplo mais claro. Originalmente os ninjas eram característicos dos Escorpiões. Eles possuíam uma escola dedicada a isso. Uma operação ninja de assassinato envolveria uma cena similar a abaixo:

Um nobre importante está andando nas ruas da cidade à noite, protegido pelos seus guardas e sendo acompanhado por um de seus servos. Um bando de homens vestindo pijamas pretos arremessam estrelas de metal contra o grupo. Como essas estrelas são péssimas armas de arremesso, o máximo que eles conseguem é chamar a atenção dos guardas, que saem correndo atrás dos homens de pijama.

Quando os guardas retornam encontram o nobre morto e o servo desaparecido. O SERVO era o ninja, não os homens em pijama. Vestir um pijama preto e usar armas ninjas era algo deixando para os aprendizes. Se eles conseguissem sobreviver a alguns anos disso, então eles começavam a aprender o que realmente era um ninja: se infiltrar sem ser visto e desaparecer antes que alguém note que há algo errado. Assim era a escola dos ninjas escorpiões nas primeiras edições jogo.

Hoje em dia, os ninjas escorpiões são os homens de pijama. E todo mundo sabe que os escorpiões usam ninjas.

Well, eu não conheço praticamente nada dos livros de Rokugan pré-Quarta Edição, mas a imagem dos Ninjas e do Clã Escorpião é praticamente a mesma das antigas para mim - ao menos como aparece no The Great Clans. Um trecho que mostra isso, nas páginas 225 e 226:

(click to show/hide)


Acho isso particularmente engraçado. Os Ninjas não Existem - são uma invenção dos Escorpiões para esconder e criar distações para seus infiltradores. Exceto que eles existem exatamente como descrito pelos camponeses, e os Escorpiões tinham algo a ver com esse tipo de Ninjas - que na verdade eram "corrompidos pelo Nothing". Que Samba do Ninja-Doido.

Citar
Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.

Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

Citar
O pior é que só conheci sobre os Harriers ontem, ao ler o livro The way of the ninja.

Hey. Fui eu que indiretamente indiquei eles.  :b
« Última modificação: Fevereiro 10, 2013, 08:19:24 am por Stormbringer »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #4 Online: Fevereiro 07, 2013, 08:24:55 am »
Well, eu não conheço praticamente nada de Rokugan pré-Quarta Edição, mas a imagem dos Ninjas e do Clã Escorpião é praticamente a mesma das antigas para mim - ao menos como aparece no The Great Clans. Um trecho que mostra isso, nas páginas 225 e 226:

Não li o Great Clans ainda, então não sabia desse retcon pra tentar consertar a situação. Agora só falta alguém me apagar da mente aquelas imagens de ninjas do clã usando pijaminhas pretos e o mon dos Escorpiões na roupa.

Citar
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

Eu sinceramente não lembro se eles usavam armas de fogo, mas as táticas que me lembro de usarem eram armadilhas, venenos e outras artimanhas que derrotam tropas sem chegar ao campo de batalha.

Esse era um dos grandes objetivos dos harrier: o clã da Garça tinha exércitos muito pequenos em comparação com outros clãs com quem eles viviam entrando em guerra (como os Leões). Então a única forma de vencer era não lutar num campo de batalha. Por isso eles usavam ataques de guerrilha (atacando e desaparecendo antes que pudessem ser vistos), envenenavam a comida e a água das tropas inimigas, montavam armadilhas no caminho, etc.

Isso vai contra a imagem que o clã tenta passar e por isso que os Harriers eram uma escola secreta, que poucas pessoas entre os Garças conheciam. Mas eles tinham uma importância grande para manter o clã vivo e ajudavam a dar complexidade a história, incluindo mais facetas aos Garça.

Mas aí a fangirl virou escritora, apontou pra eles e disse "Eeeeew".
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #5 Online: Fevereiro 07, 2013, 02:03:19 pm »
L5R é um dos meus cenários preferidos de RPG. Tanto que foi um dos primeiros livros físicos que comprei e o tenho até hoje.

Ou pelo menos era um dos meus preferidos. Acompanhei até a 3a. edição (parei com o Four Winds, se não me engano). Era interessante saber que boa parte da história do cenário vinha das disputas do card-game de mesmo nome e como os autores se desdobravam para acompanhar aquilo. "Tá, os Mantis ganharam o torneio. E agora?" Isso dava um sabor de imprevisto pro cenário, sem um fio condutor ou condição de desenvolvimento absoluto.

Não que isso não aconteça até hoje, mas parece que o negócio tomou um outro rumo e ficou meio 'meh' como o kimble mencionou.

O sistema não mudou muito, ainda é parada de dados, com raises, TN e escolas certo?

Uma coisa a se ressaltar, pelos menos da 2a. edição até a atual é que a qualidade gráfica de L5R é impressionante. São poucos os livros, de RPG ou não, que conseguem algo semelhante. Realmente é um livro bonito de se ver. Pena que, pra mim, a 4a edição só sirva pra isto até agora.

 

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #6 Online: Fevereiro 07, 2013, 03:13:26 pm »
@Elfo

Verdade que foi você que meu falou sobre eles, tanto agradeço que os colocarei na minha campanha  :cool:

Citar
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

No primeiro paragrafo tem uma frase linda: "The only consitent characteristic of the Mountain´s Shadow Dojo is that the practices there are virtually the opposite of thoses taught in other Crane dojo.

Para mim o real problema que causou eles serem extintos é parte do treinamento de sabotagem que usava pólvora, sendo uma violação direta da lei do Império. 




Perceba como era retratado o último sensei do dojo

Retirado do The way of the ninja a partir da página 69.

@Bispo
Citar
O sistema não mudou muito, ainda é parada de dados, com raises, TN e escolas certo?

Vou ver se faço um post explicando mais ou menos o sistema. Ele não teve muitas alterações na passagem da 3 edição para a quarta. E a arte dele é simplesmente maravilhosa.

The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #7 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:01:12 pm »
Para mim o real problema que causou eles serem extintos é parte do treinamento de sabotagem que usava pólvora, sendo uma violação direta da lei do Império. 

Que eu lembre, isso nem é avaliado no conto onde eles são descartados. É algo assim:
Nova Campeã do clã: Certo, e que escola é esta aqui? Só tem o nome dela!
Líder da Escola apontada: Nós somos os guerrilheiros do clã. Nós usamos métodos desonrados mas mantemos o clã vivo.
Nova Campeã do clã: EEEEEEeeeew. Não são mais não. Fecha a escola e transforma todo mundo em guarda-costas dos outros.

Minha memória pode estar enganada, entre outros motivos porque eu odiava a forma como os Garças estavam sendo tratados na época (honor, Honor, HONOR), mas me lembro de algo assim.

Lembrando que tudo isso foi parte do processo de simplificar o cenário, já que ele tinha se tornado bem complexo com várias organizações e personagens diferentes. O Race of the Throne foi o momento onde eles deram um reset em muita coisa e eliminaram muitos personagens clássicos mas com muito background, para criar novos que pudessem ser acompanhados por novos jogadores.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2013, 05:03:18 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #8 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:15:13 pm »
Citar
The most dishonourable thing ever practiced by the Harriers was the use of gaijin pepper (against the express interdiction from the Emperor). This was found out by Dragon samurai. The information led Togashi Satsu to wage a war against the Crane. Doji Domotai, young daimyo of the Crane Clan, learned about it too and ended the war by disbanding the Harriers in 1168, once and for all. [1] Domotai was aware that not all the Harrier activities had been finished, and sent Daidoji Fumisato in her steward. He journeyed to Shiro Giji to end the illegal practices there, killing any who resisted. [7]

Segundo a Wiki, descobriram que eles usavam pólvora. Claro que isso pode ter sido num acesso de fangirl por que bem as referências não são de livros básicos e sim romances.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #9 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:28:00 pm »
Estou tentando detectar quais clãs se assemelham mais aos clãs da epoca do Sengoku. Eu cheguei na seguinte conclusão:

Escorpião - Oda (Várias obras de ficção fazem o Oda se descrever como um "Vilão necessário")
Macaco - Toyotomi (Com direito a arte do personagem do clã ser igualzinho ao Hideyoshi Toyotomi!)
Garça - Imagawa (Arquétipos batem, o clã que preserva as tradições e a cultura.)
Leão - Takeda (Desde o vestuário de perucas a estrategia e a reverencia aos ancestrais. É bem facil ver os Takeda neles.)
Louva a Deus - Uma junção de diversos clãs menores, mas sua vestuária e modo de ser me lembram uma combinação entre os Mori e os Shimazu (O que é engraçado porque esses eram clãs relativamente inimigos por boa parte do Sengoku se minha memoria não me falha.)
Clã Carangueijo - Eu não faço ideia. A ideia de "guerreiros selvagens berserkers" me remotam ao lider do clã Shimazu, Yoshihiro Shimazu, mas o clã Shimazu como um todo gostava de lutar usando armadilhas e outras artimanhas. Talvez o clã mais original?
Clã Dragão - Estes são descadamente baseados no livro dos cinco aneis do Musashi, dividindo inclusive nomenclaturas com a figura dele.
Clã Fenix - Eles estão conectados demais com vários conceitos anacronicos como o pacifismo. Outro clã bem original.

Agora, porque essas informações?
Eu acredito que olhar figuras históricas e coloca-las elas em choque com o cenário atiçam a criatividade e o permitem construir personagens interessantes.

Um colega quer mestrar Legend of Five Rings para o pessoal e estou pensando no que eu poderia jogar que fosse bem interessante. Eu já joguei com um Samurai barulhento do clã Takeda e um monge mistico do clã Fenix.

Toda vez que jogamos, geralmente é o meu personagem que ajuda o resto do grupo se sentir em Rokugan por ter maior experiencia com o cenário.
Então eu não faço ideia do com o que jogar.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2013, 05:30:14 pm por AKImeru »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #10 Online: Fevereiro 07, 2013, 06:26:25 pm »
Bom, segundo a L5R Wiki, o que levou ao fim da Daidoji Harrier School foi a descoberta do uso de pólvora, que motivou os Dragon a declarar guerra aos Crane por isso.

Citar
Ou pelo menos era um dos meus preferidos. Acompanhei até a 3a. edição (parei com o Four Winds, se não me engano). Era interessante saber que boa parte da história do cenário vinha das disputas do card-game de mesmo nome e como os autores se desdobravam para acompanhar aquilo. "Tá, os Mantis ganharam o torneio. E agora?" Isso dava um sabor de imprevisto pro cenário, sem um fio condutor ou condição de desenvolvimento absoluto.

Eu acho essa uma das ideias mais idiotas que Legend of the Five Rings têm. Os autores do cenário acabam tendo que quebrar diversos elementos do cenário apenas para acomodar os jogadores de CCG. Curiosamente, o grupo que menos liga para a história de Rokugan é aquele que direciona ela.

Citar
Verdade que foi você que meu falou sobre eles, tanto agradeço que os colocarei na minha campanha 

Eu não posso escapar de gostar dos Daidoji - eles são a única família que faz alguma coisa no meio de três famílias de completos vagabundos ou sacerdotes pacifistas.  :b

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #11 Online: Fevereiro 07, 2013, 07:46:35 pm »
Graças a deus então que o livro mais recente de Rokugan apenas te dá alguns guias e diz "Construa a sua própria Rokugan".

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #12 Online: Fevereiro 07, 2013, 09:32:10 pm »
Impressão minha ou esqueceram de citar o clã Unicórnio e o clã Aranha?

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #13 Online: Fevereiro 07, 2013, 09:36:53 pm »
Citação de: elfo
Eu acho essa uma das ideias mais idiotas que Legend of the Five Rings têm. Os autores do cenário acabam tendo que quebrar diversos elementos do cenário apenas para acomodar os jogadores de CCG. Curiosamente, o grupo que menos liga para a história de Rokugan é aquele que direciona ela.

Óbvio que isso dependia (e depende) de dois fatores exclusivamente: habilidade dos autores e o que estaria disponível nos torneios. A partir do momento em que uma das duas coisas começaram a ser absurdas (decks das Shadowlands e de clã menores como os Spider, por exemplo), a coisa degringolou. E, suspeito, que nem foi por isso. Foi mais por incompetência e novo direcionamento do cenário mesmo. Não sei como ficou depois do retcon, cujo marco histórico é a Race for the Throne.

Ou apenas não é mais do meu gosto. Hoje, se fosse jogar algo oriental com samurais e tals, teria mais olhos pro Blood & Honor do John Wick.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #14 Online: Fevereiro 07, 2013, 10:11:42 pm »
Youkais consertado e valeu por me lembrar que não tinha colocado eles.

Esse post vai ser sobre a parte das regras:

O sistema é uma mescla de um sistema com classes e um sistema de pontos. Os pontos de experiências são alocados de tal forma que possibilite a pessoa avançar na sua escola de aprendizado. Nesse ponto o sistema consegue se tornar bem equilibrado, pois uma pessoa que queria conseguir manobras ou vantagens forte no decorrer do jogo acaba por não subir de rank na mesma velocidade que os outros. Pois essas características não ajudam a aumentar seu rank.

Como isso funciona? A sua origem, a família a qual você nasceu te dá um bônus em um dos atributos e a sua escola de aprendizado te dá um bônus em um ouro atributo. Junto com os valores de honra e dinheiro e as pericias que são consideradas básicas pela escola.

Exemplo ilustrativo:

Se você quer ser uma valorosa guerreira e busca estar apta a integrar os ranks no futuro das maiores samurais de rokugan. Você poderia começar sendo uma Matsu que te dá um bônus em força. Como seu sonho é participar do Pride você segue o dojo de sua família que te dá os seguintes bônus?

Matsu Berserker School: recebendo +1 em força e as seguintes pericias: Battle, Jiujutsu, Kenjutsu (Katana), Kyujutsu,Lore: History, any two Bugei Skills.

Pois bem como ocorre em nWoD os testes são originados por parada de dados que é a soma de seu atributo mais a pericia que mais equivale para a situação em questão. A grande diferença é que nem todos os serão mantidos no resultado final. O jogador deve escolher o dados que ele prefere manter, o número de dados que ele mantem é equivalente a seu atributo. Depois de escolhidos os dados você soma os números e vê se conseguiu superar a TN [Target number] do desafio

Outra coisa que é alterada no cenário é forma com que você luta, a cada turno você pode alterar a forma com que você se posiciona no combate intercalando entre as cinco stances básicas disponíveis. Essas stances realmente criam diferenças significativas no combate, em certos momentos decidindo uma luta. A única que é relativamente nova é Stance Center que diz respeito a você se concentrar para gir no seu próximo turno de uma maneira mais eficaz, as outras são variantes de ataque e defesa.

Uma outra coisa interessante é que os personagens podem fazer manobras mais complicadas simples escolhendo aumentar a dificuldade da rolagem pedindo raises. O que faz com que muitas coisas sejam possíveis sem ter que serem pensadas com muita antecedência

Problemas:

O sistema acaba sofrendo da síndrome de muitas classes de prestigio, especialmente quando estamos considerando os Bushi. Além do que eles só possuem um mecanismo para variar entre os membros o uso de Katas que eram bem mais poderosos e significativos na edição anterior. Faz com que muitas vezes eles sejam na parte mecânica a mesma coisa e isso é um saco.

Nas minhas mesas já fiz duas coisas para "consertar" isso, já que simplesmente odeio combatentes sem variações magos alterando a realidade. Uma delas foi permitir o uso do kihos, manobras especiais que os monges usam. Foi bem efetivo e não causou problema in game. O outro foi adotar um sistema de façanhas parecidos com o de Fate e que tornava algumas técnicas de escolas secundárias possíveis de serem desmembradas e compradas pelos jogadores. Essa segunda ainda to testando.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.