Autor Tópico: Kickstarter de Mage20  (Lida 21271 vezes)

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #15 Online: Março 13, 2014, 07:54:17 am »
O Brucato colocou um FAQ no site da Onyx Path. Os trechos que mais me interessaram:

How are you handling things that have changed since 1993?

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Do we have to deal with the Avatar Storm?

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But is the Avatar Storm “canon?”

(click to show/hide)

How does Mage 20 handle the Technocracy?

(click to show/hide)

What are you doing with my favorite Tradition/Convention?

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Do you detail the many different groups within the Traditions and Technocracy?

(click to show/hide)

What about the Umbra and Digital Web? Are they in Mage 20?

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Did you revise Mage’s magick system?

(click to show/hide)

Does Mage 20 include Path-based sorcery, the Pillars from Dark Ages Mage, the Technocratic Spheres, or the magic system from Mage: The Awakening?

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How are you dealing with paradigms and foci?

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Will I be able to understand the damn magick rules this time? ( :rolando: )

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Please tell me that this book will be written in plain English. ( :P )

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Can I turn a vampire into a lawn chair? ( XD )

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Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #16 Online: Março 13, 2014, 09:31:39 am »
Hum, nada sobre como ficou o paradoxo ainda? Eu realmente espero que eles mudem, na edição revisada era um incomodo que deixava a coisa toda mais lenta (rola magia, leva pardoxo, um turno depois mestre para toda a cena pra rolar os dados, aplicar efeito e dano, você rola pra absorver o dano, absorve a maior parte, Verbena te cura).

ps: essa ultima parte do Verbena te cura só deve acontecer na mesa que eu jogo, porque o jogador do Verbena intrerpretou errado a regra sobre o dominio da esfera da Vida que veio no livro da tradição e o mestre é cuca fresca demais pra se importar com isso...
« Última modificação: Março 13, 2014, 09:33:35 am por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #17 Online: Março 13, 2014, 10:12:40 am »
Não, não vi menção alguma em mudanças no Paradoxo. Na verdade, eu nunca tive problemas particularmente com essa regra (é um pouco lenta, mas hey, os jogadores não deveriam ficar brincando com Magias Vulgares por aí). O que me incomodava é o quão mal escrita era essa parte do Revised (aliás, Paradoxo e Ressonância competem entre si como os trechos mais mal explicados do WoD).

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essa ultima parte do Verbena te cura só deve acontecer na mesa que eu jogo, porque o jogador do Verbena intrerpretou errado a regra sobre o dominio da esfera da Vida que veio no livro da tradição e o mestre é cuca fresca demais pra se importar com isso...

Sem consultar livro algum, acredito que deve ter sido um erro de interpretação. Dano advindo do "Tio Doxo" só é curado por meios naturais.
« Última modificação: Março 13, 2014, 10:24:43 am por Heilel »

Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #18 Online: Março 13, 2014, 10:48:29 am »
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Não, não vi menção alguma em mudanças no Paradoxo. Na verdade, eu nunca tive problemas particularmente com essa regra (é um pouco lenta, mas hey, os jogadores não deveriam ficar brincando com Magias Vulgares por aí).
Então, eu curtia mais a regra da 2ed. Tinha um gosto mais de perigo a qualquer momento. O paradoxo ia se acumulando, acumulando e você nunca sabia quando ele ia atacar. Agora ela só ficou chata. Sei que é um parâmetro insignificante, mas quando mudamos para a edição revisada o número de efeitos vulgares na mesa aumentou.

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O que me incomodava é o quão mal escrita era essa parte do Revised (aliás, Paradoxo e Ressonância competem entre si como os trechos mais mal explicados do WoD).
A primeira vez que eu lia  edição revisada e vi ressonancia marcada na ficha de personagem, eu me empolguei com as possibilidades e como isso afetaria o jogo. Dai eu li a explicação e até hoje não entendi o papel dela a não ser diminuir a dificuldade de mágicas e deixar explicito para outros que foi você que fez aquilo... a relevância dada a ela é tão pequena que é normal se esquecer que existe no decorrer do jogo, até você precisar diminuir a dificuldade de uma mágica...
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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #19 Online: Março 13, 2014, 11:15:37 am »
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Então, eu curtia mais a regra da 2ed. Tinha um gosto mais de perigo a qualquer momento. O paradoxo ia se acumulando, acumulando e você nunca sabia quando ele ia atacar. Agora ela só ficou chata. Sei que é um parâmetro insignificante, mas quando mudamos para a edição revisada o número de efeitos vulgares na mesa aumentou.

O problema do Paradoxo da 2e é que ele era Tudo ou Nada, ainda mais com a habilidade de postergá-lo com Força de Vontade. Ou você sofria efeitos menores de Paradoxo (que podiam ser negados com Força de Vontade) ou você tomava mais dano agravado do que Ravnos sendo alvo de 4 Sóis Concentrados.

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A primeira vez que eu lia  edição revisada e vi ressonancia marcada na ficha de personagem, eu me empolguei com as possibilidades e como isso afetaria o jogo. Dai eu li a explicação e até hoje não entendi o papel dela a não ser diminuir a dificuldade de mágicas e deixar explicito para outros que foi você que fez aquilo... a relevância dada a ela é tão pequena que é normal se esquecer que existe no decorrer do jogo, até você precisar diminuir a dificuldade de uma mágica...

Somos dois. Eu só fui entender os usos de Ressonância quando conheci o Guide to the Traditions (diabos, esse livro é melhor do que o livro básico em explicar Mago!), que foi muito depois de eu parar de jogar/mestrar Mago.

Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #20 Online: Março 13, 2014, 12:21:24 pm »
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Sem consultar livro algum, acredito que deve ter sido um erro de interpretação. Dano advindo do "Tio Doxo" só é curado por meios naturais.
Cara, não estou achando essa regra no livro básico da edição revisada. Tá em qual parte? A menos que eu tenha passado muito batido, mas já li a seção de cura, da esfera da vida e de paradoxo...
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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #21 Online: Março 13, 2014, 01:38:56 pm »
Não? Que estranho, creio que devo ter confundido o que ocorre no Awakening com o Ascension - porque olhando nas regras de paradoxo, não há menção alguma que tal dano não pode ser curado por efeitos mágic(k)os (salvo um caso especial de Pattern Bleeding).

My bad.
« Última modificação: Março 13, 2014, 01:40:59 pm por Heilel »

Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #22 Online: Março 13, 2014, 02:08:33 pm »
Pena, achava que ia conseguir dar uma segurada no abuso da esfera de vida no jogo... já que, por conta de outra interpretação errada da tabela do livro da tradição dos Verbena, o jogador acha que todo dano de contusão e letal pode ser curado como coincidente a partir do nível 4 da esfera de vida...
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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #23 Online: Março 13, 2014, 02:29:40 pm »
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o jogador acha que todo dano de contusão e letal pode ser curado como coincidente a partir do nível 4 da esfera de vida.

O que seria de RPGs sem as interpretações exóticas de regras e tabelas? :P

Agora, eu não consigo ter problemas com "abuso de Esfera em jogo", porque honestamente, todas Esferas são facilmente abusáveis. Todo Mago com nível 3 em uma Esfera tem habilidades incrivelmente úteis.
« Última modificação: Agosto 10, 2014, 03:27:00 pm por Evola »

Offline Arquimago

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #24 Online: Março 13, 2014, 03:21:19 pm »
Eu acho bem complicado um efeito vulgar deixar de ser só porque a pessoa tem esfera em nível alto... onde tem essa regra? é bom jogar ela pela janela não?
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #25 Online: Março 13, 2014, 03:44:14 pm »
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Eu acho bem complicado um efeito vulgar deixar de ser só porque a pessoa tem esfera em nível alto... onde tem essa regra? é bom jogar ela pela janela não?
Essa regra não existe. Foi um erro de interpretação do jogador que se recusa a ver de outra maneira. Basicamente no livro dos Verbena tem uma tabela com efeitos mais fáceis de serem feitos por eles, já que a tradição estuda a esfera de vida com mais afinco. Em nenhum lugar fala de efeitos passando a serem coincidentes por nível alto. Porém, existe um trecho que diz que a partir do nível 4 o mago pode curar até mesmo dano agravado com esfera de vida, mas que curar dano agravado sempre é vulgar. O jogador entendeu que uma vez que a partir desse nível é possível curar dano agravado com vulgar, os tipos "inferiores" de dano passam a ser curados como coincidentes. Mas isso não está escrito no livro em lugar nenhum.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #26 Online: Março 13, 2014, 05:14:49 pm »
Na verdade, níveis mais altos não são é piores em termos de "vulgaridade"?

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Offline Smaug

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #27 Online: Março 13, 2014, 06:13:26 pm »
Com certeza, ninguém quer chegar no nível 5 de Forças e ficar causando pane elétrica em prédios, quando você pode explodir uma supernova em cima deles.

Teoricamente ai você teria que se preocupar com o paradoxo, mas, a menos que você tenha uma falha critica, o que é muito foda de acontecer porque quase sempre o jogador vai gastar 1 de força de vontade pra fazer uma mágica vulgar, você vai acumular no máximo 6 pontos de paradoxo. Que vão virar 6 dados jogados pelo narrador, cada acerto (dif. 6) vira 1 ponto de dano de bashing que pode ser absorvido e curado na mesma rodada ou na próxima pelo Verbena e sua esfera da vida. Terminado praticamente sem dano nenhum e com uma penalidade de -1 a -3 por até 6 turnos. A penalidade pode parecer pesada, mas ei, você resolveu seu problema com uma supernova.

E isso com nível 5, mas com nível 3 e 4 já dá pra fazer um estrago tão grande com consequências bem menores. Em um das sessões a tecnocracia resolveu bater na porta do meu hermético para "conversar". Eles vieram com quatro carros e uma caminhonete com uma antena, que nós nunca descobrimos para o que servia devido a resolução da cena. Eu explodi o motor dos carros com Forças, enquanto o outro hermético travava todo mundo dentro de um ciclone de fogo. Ambos saímos sem paradoxo e dano da cena porque absorvemos tudo. E mesmo que tivéssemos tomado um dano o Verbena tava lá atrás pra dar o suporte básico com vida. Antes que digam que os agentes iluminados deles podiam anular nossas mágicas, eles fizeram isso com dois efeitos anteriores nossos.

Então é esse meu problema com o sistema novo de paradoxo, eu acho que ele tá muito tranquilo.  E mais ainda com essa regra biruta do Verbena sair por ai curando todo mundo igual um clérigo de D&D...
« Última modificação: Março 13, 2014, 06:19:00 pm por Smaug »
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Offline Arquimago

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Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #28 Online: Março 13, 2014, 08:21:21 pm »
Lendo a descrição do Smaug aí... morro de vontade de jogar mago, mas nunca tive a oportunidade (já narrei por anos, mas nunca joguei, nunca achei um narrador pra mim :P ...)
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #29 Online: Março 13, 2014, 11:08:59 pm »
Morro de vontade de jogar isso, e sequer conheço as regras. Tou esperando por esse Mage20 para ver se dou uma lida. Quem sabe depois não rola um pbf por aqui?