Autor Tópico: Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG  (Lida 7512 vezes)

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Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Online: Abril 18, 2013, 10:37:22 pm »
Um financiamento coletivo que eu estava esperando faz tempo (além do Exalted 3e) era o do Golden Sky Stories. Ele é um rpg japonês que tenta criar histórias no estilo do estúdio Ghibli (A Viagem de Chihiro, Meu Vizinho Totoro, etc.).

A proposta é ser um jogo não violento, com sessões de meia hora a duas horas e com histórias mais leves. Os personagens são animais mágicos com a habilidade de assumir uma forma humana e que vivem aventuras numa cidadezinha com habitantes peculiares.

O gênero heartwarming é algo específico japonês e enfatiza a experiência de situações positivas, como o valor da amizade ou a compaixão pelos outros.

O financiamento já atingiu sua meta inicial e sua primeira meta adicional. E isso tudo em menos de seis horas. Para quem quiser participar também, aqui tem o link.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2013, 10:40:15 pm »
Incrível, mas tem que ver qual grupo toparia experiências fofinhas e felizes desse tipo XD

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2013, 10:42:47 pm »
Eu admito que eu provavelmente vou acabar mestrando isso só para algum grupo com crianças ou numa ocasional demonstração em eventos. Mas ei, eu gostaria que mais jogos tentassem sair do comum como ele tenta.

Edit: E aliás, segunda meta adicional batida.
Lido esse ano:
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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2013, 10:51:39 pm »
Falando nisso, vi um review sobre esse jogo que diz que você praticamente não rola nada, é só interpretação e interação com o mundo.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2013, 10:59:38 pm »
Parece uma proposta bacana, eu quero ver mais coisas assim chegando pra cá.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #5 Online: Abril 19, 2013, 08:09:19 am »
Se aproximando dos 200% da meta original.

E sim, o jogo é diceless. A parte mecânica dele envolve gastar de um certo pool de pontos, que eu me lembre, para ativar habilidades ou realizar testes.
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Offline Vincer

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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #6 Online: Abril 19, 2013, 01:40:47 pm »
Me parece mais um caso de 'direção certa, execução...'

Estou curioso para ler e ver como será realmente, mas o pouco que li de quem jogou me pareceu incrivelmente raso; Um freeform onde você ganha o direito de fazer certas mudanças narrativas(ex: poderes mágicos) com uma 'moeda corrente' entre jogadores: gostou do roleplay de alguém você dá pontos, interpretou uma fraqueza ganha pontos... e é isso.
Um bocado como Barão Munchausen, sem a mesma dinâmica criativa e de apostas dele.

A idéia tem potencial, só não parece ter sido bem explorado... quando li a descrição no tópico e comecei a ler descrição do proejto eu pensei que veria algo mais interessante de gênero narrativista; Mas considerando a descrição de quem jogou o 'jogo' não fornece maiores incentivos nem mesmo nenhuma forma de desafio... os problemas a resolver pela cidade não deixam de ser resolvidos, só muda se você os resolve de forma fofinha ou especialmente fofinha com aval de todos.

Não falo que é ruim... mas não me parece justificar o valor pedido ou mesmo um livro. Pré-pré-impressão claro, falta ver como tudo é escrito e apresentado, talvez todo o discurso e elementos sejam instigantes e ajudem a trazer narrativas ricas mas por hora eu não vejo porque alguém pagar qualquer coisa para fazer 'fanfic-like coletivos'.

http://starlinepublishing.com/wp-content/uploads/2012/12/GSS-TheBrokenWindow.pdf Aqui tem uma sessão de exemplo, versão escrita de um jogo feito por um dos criadores... eu não li inteiro, pulei partes e tal, mas façam um exercício junto comigo (só para ver se eu não estou viajando sozinho): cortem fora o 'passa e repassa' de sonhos(pontos) e os custos, alguma coisa se perde da experiência? Eles melhoraram a narrativa em grupo? Tornaram mais divertido? Para mim pareceu o contrário, é simples o suficiente para não incomodar mas só serviu para de vez em quando pararem, perguntaram quanto deveriam gastar, apagar e anotar...
Eles parecem ter gostado da sessão e ser o estilo deles, mas não por qualquer motivo específico do jogo. Se alguém quiser podemos narrar uma prévia de GSS aqui na spell, sem as regras ou chutando-as e alguém comparar quando narrar com o livro... me parece que a experiência será a mesma.

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2013, 02:39:49 pm »
Vincer,

Em teoria você não precisa de sistema de regras para jogar qualquer tipo de história. Basta que todos tenham um entrosamento bom o suficiente para fazer isso.

O que sistemas normalmente ajudam é no processo de criação da experiência que o grupo deseja ter. E por experiência eu nem me refiro unicamente a "narrativismo e blablablá". Um sistema com bom combate tático vai dar uma experiência de desafio para os jogadores.

Pelo que li do Golden Sky (e também só conheço ele através da descrição de outras pessoas), ele me parece ser um bom jogo para sessões one-shot, eventos ou quando eu quiser jogar com pessoas mais novas ou algo mais leve.

Quanto ao controle de recursos, um nível de incerteza acaba gerando situações onde os jogadores precisam improvisar, modificar seus cursos de ação ou colaborar uns com os outros para serem bem sucedidos. Na falta de dados para gerar resultados aleatórios, um sistema de controle de recursos promove um efeito similar.
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Offline Vincer

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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #8 Online: Abril 19, 2013, 03:18:31 pm »
Eu sei disso Kimble, eu já montei uns 3 sistemas sem dado... releia o que eu escrevi, eu comentei que essas regras específicas(pelo que vi da sessão escrita) não
Citação de:
ajudam é no processo de criação da experiência que o grupo deseja ter
entendeu?

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #9 Online: Abril 19, 2013, 03:18:58 pm »
Um lado meu, relativamente cansado com RPGs em mundos de moralidade cinzenta ou canalha vê a ideia desse RPG (e a fonte de inspiração) com bons olhos. Outro lado meu, que conhece muito bem os jogadores que tem, sabe que jamais vai conseguir mestrar isso.  :b

Offline Vincer

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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #10 Online: Abril 19, 2013, 03:21:45 pm »
Um lado meu deu pulinhos com a idéia, direção e tom do jogo... outro ficou totalmente decepcionado com expectativas e o gênero(não sou do público alvo).

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #11 Online: Abril 19, 2013, 03:28:32 pm »
Citar
Um lado meu deu pulinhos com a idéia, direção e tom do jogo... outro ficou totalmente decepcionado com expectativas e o gênero(não sou do público alvo).

Claro que é o público-alvo - nada é mais Indie do que um RPG Japonês de financianciamento coletivo e que quase ninguém vai jogar de fato.  :P

Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #12 Online: Abril 19, 2013, 03:30:35 pm »
Eu sei disso Kimble, eu já montei uns 3 sistemas sem dado... releia o que eu escrevi, eu comentei que essas regras específicas(pelo que vi da sessão escrita) não
Citação de:
ajudam é no processo de criação da experiência que o grupo deseja ter
entendeu?

Ah, mas minha impressão é que ajuda. Ao incluir um sisteminha de recursos você (a) tira a necessidade de tanto "GM ruling" pra decidir se as coisas dão certo e (b) obriga os jogadores a terem que variar a resposta as situações para melhor aproveitar seus recursos.

Claro que é o público-alvo - nada é mais Indie do que um RPG Japonês Não-Violento com foco em Experiências Positivas feito através de financianciamento coletivo e que quase ninguém vai jogar de fato.  :P

Corrigido pra você.
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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #13 Online: Abril 19, 2013, 03:35:34 pm »
Pelo que li do Golden Sky (e também só conheço ele através da descrição de outras pessoas), ele me parece ser um bom jogo para sessões one-shot, eventos ou quando eu quiser jogar com pessoas mais novas ou algo mais leve.

O mal de vários TRPGs... Chego a ficar triste quando vejo aquelas fichas cheias de coisas, as raças e classes com tralhas legais e um sistema de evolução que não te leva a lugar algum; na maioria das vezes, tanto faz estar no nível 1 ou no nível 10. Será que os japas são tão atarefados que nem pra continuar o jogo de onde pararam eles conseguem?

Citar
Um lado meu deu pulinhos com a idéia, direção e tom do jogo... outro ficou totalmente decepcionado com expectativas e o gênero(não sou do público alvo).

Claro que é o público-alvo - nada é mais Indie do que um RPG Japonês de financianciamento coletivo e que quase ninguém vai jogar de fato.  :P

Maid RPG?  :linguinha:
« Última modificação: Abril 19, 2013, 03:38:31 pm por Atmo »
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
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Re:Golden Sky Stories: Japanese Heartwarming RPG
« Resposta #14 Online: Abril 19, 2013, 03:41:15 pm »
O mal de vários TRPGs... Chego a ficar triste quando vejo aquelas fichas cheias de coisas, as raças e classes com tralhas legais e um sistema de evolução que não te leva a lugar algum; na maioria das vezes, tanto faz estar no nível 1 ou no nível 10. Será que os japas são tão atarefados que nem pra continuar o jogo de onde pararam eles conseguem?

Pelo pouco que eu conheço de RPGs japoneses, eles parecem ter uma tendência a one-shots e campanhas pequenas. Isso porque o tempo disponível é pequeno, então sendo melhor jogos cujas histórias possam ser desenvolvidas rapidamente.
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