Autor Tópico: Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento  (Lida 3341 vezes)

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Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Online: Julho 11, 2012, 04:23:12 pm »
Eu acho que já comentei isso antes, mas estava lendo uma discussão hoje que levantava essa questão e resolvi trazer pra cá a idéia.

A essência é que as pessoas costumam fazer julgamentos quanto ao que é possível ou não na realidade de uma ambientação de um RPG, com base nas experiências de vida delas. Como a experiência de vida é limitada, isso leva a alguns erros de julgamento.

Eu me lembrei disso quando vi alguém afirmando que manobras de combate seriam algo que deveria estar disponível pra todo mundo (e não serem tratadas como algo especial), porque qualquer um é capaz de realizar qualquer uma delas. A resposta que ele recebeu, e eu concordo, é que qualquer um que acredite que empurrar, derrubar ou desarmar alguém em combate é algo que 'qualquer um' pode tentar, não tem muita experiência no que está falando.

Isso me lembrou de uma discussão que eu tive sobre regras de retraining em rpgs alguns anos atrás. A pessoa com quem eu discuti defendia que se uma pessoa aprende algo que envolve habilidade física, isso nunca é esquecido. Eu disse que era uma bobagem e falta de conhecimento dizer isso. Eu costumava treinar natação quando era mais novo e era muito bom. Hoje em dia, sem treino e entrando no mar/piscina poucas vezes ao ano, eu só sei nadar crawl direito (e minha especialidade era costas).

A pessoa me respondeu "Ah, mas se você voltasse a treinar hoje, voltava a nadar como antigamente sem problemas.". O que de novo era bobagem, isso seria um processo de meses só para ter o condicionamento físico necessário.

Outra discussão similar que eu costumo ver é a questão do 'marcar' do guerreiro na 4e e em menor grau, ataque de oportunidade na 3e. Guardando as devidas proporções por ser um cenário de fantasia, já vi muita gente que reclama que a idéia de receber um ataque por desviar a atenção por um momento é idiota. Essas pessoas não percebem que esse é o mesmo princípio de 'marcar' um oponente durante uma competição esportiva de jogos em grupo: tentar atrapalhar o desempenho e provocar um erro quando ele perde a atenção (no caso de D&D, esse 'erro' seria sofrer um ataque).

O que a maioria das pessoas que eu vi defenderem esse ponto de vista costumam concluir, é que muitas das expectativas dos jogadores quando ao que seria 'normal' e o que é 'irreal', vem de mentes que tem um mínimo de conhecimento sobre treinamento físico ou esportes. O que explica a atitude de acreditar que aprender a lutar com uma arma é 'simples', enquanto habilidades de outras classes seriam automaticamente mais 'complexas' de se aprender.

Ao que por sua vez muitas vezes leva a um favorecimento de certos grupos de habilidade, simplesmente porque se acredita que eles 'deveriam' ser mais complexos por não envolverem 'treinamento físico', mas algo 'realmente complexo'.
« Última modificação: Julho 11, 2012, 04:34:00 pm por kimble »
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Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Offline Barão

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #1 Online: Julho 11, 2012, 04:48:09 pm »
Bom... é complicado falar sobre isso...

Recentemente venho aprendendo algumas técnicas de espada e bastão. Nunca tive nenhum contato na vida, mas estou aprendendo bem rápido, comparado com outros alunos, até mesmo alguns que praticam a mais de 5 anos. E olha que não tenho boa coordenação motora.

A experiência é importante, claro. Mas, com o tempo, o que realmente conta é a condição física.

Sobre retraining, você apontou como principal fator a questão física, mas colocando ela de lado, você não estaria mais bem preparado que um leigo? Talvez por ter sido uma experiência de infância isso possa muitas vezes ser perdido, você não executaria tão bem quanto executou, mas reaprenderia mais rápido...

Eu fiz jiu-jitsu com uns 10 anos, era um merda, porque não tinha ninguém da minha idade para treinar comigo, e mesmo assim muita coisa ficou na minha memória motora.

Enfim, odeio jogos simulacionistas, xD. Tem muito mais discussão do que história.

Offline z é d u a r d o

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #2 Online: Julho 11, 2012, 05:05:00 pm »
Concordo e gosto dessa coisa das manobras de combate serem mais restritas.

No mais, o título do tópico me lembrou de uma velha discussão sobre como tratar do conhecimento do personagem em âmbito separado do conhecimento do jogador, mas acho que não é o foco.

Offline Smaug

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #3 Online: Julho 11, 2012, 05:21:58 pm »
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Recentemente venho aprendendo algumas técnicas de espada e bastão. Nunca tive nenhum contato na vida, mas estou aprendendo bem rápido, comparado com outros alunos, até mesmo alguns que praticam a mais de 5 anos. E olha que não tenho boa coordenação motora.

A experiência é importante, claro. Mas, com o tempo, o que realmente conta é a condição física.
Em termos de jogo, você quer dizer que o atributo conta mais que a pericia? Ai seria um problema do sistema não simular a influencia do atributo no treino da pericia/habilidade. Mas o que o Kimble quis dizer é que alguém (como eu) que nunca treinou com um bastão ou espada na vida não vai saber desarmar ou executar qualquer manobra considerada "básica" (como encontrão, derrubar etc) e que as pessoas sem treino (vulgo "combatentes de sofá", o cara que acha que sabe só porque jogou street fighter e leu livros de rpg) acham que são fácies comparadas com qualque outra coisa que se tenha em jogo.

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Sobre retraining, você apontou como principal fator a questão física, mas colocando ela de lado, você não estaria mais bem preparado que um leigo? Talvez por ter sido uma experiência de infância isso possa muitas vezes ser perdido, você não executaria tão bem quanto executou, mas reaprenderia mais rápido...

Eu fiz jiu-jitsu com uns 10 anos, era um merda, porque não tinha ninguém da minha idade para treinar comigo, e mesmo assim muita coisa ficou na minha memória motora.
Exato, o Kimble poderia retreinar a natação, mas para chegar no npivel que ele tinha antes, teria que abdicar de alguma outra coisa que seria destreinada com o tempo. É isso que o retreino significa. Você para de se dedicar em X e começa a se dedicar a Y. Memoria motora ou de repetição pode ser uma boa contra alguém que nunca lutou ou fez qualquer coisa profissionalmente, mas não é nesse nível que personagens de rpg funcionam (pelo menos não dos sistemas que propõem retreino, como D&D), estamos falando de caras de nível olimpico pra cima e de soldados que sobreviveram a guerras.

This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Barão

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #4 Online: Julho 11, 2012, 05:29:19 pm »
É porque ficou meio vago o tópico, acho que me perdi nos exemplos.

Mas, como disse anteriormente, boa parte dos requisitos para realizar essas manobras é de fato aptidão física. Principalmente Se estamos falando de combates medievalescos.

Usar uma katana e usar uma longsword provam isso.

Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #5 Online: Julho 11, 2012, 05:56:40 pm »
Se eu entendi bem a proposta do tópico (que, imho, ficou confusa), o problema maior é a separação de jogo e "realidade" (realidade aqui num sentido material, físico e não num discurso pós-modernista).

As discussões que tive sobre o tema, no geral bem parecidas com as do kimble em termos gerais de exemplos, se dão justamente pelos interlocutores esquecerem o termo "jogo" do RPG. As regras existem para mediar conflitos numa esfera artificial, condicionada àquela situação. É um enquadramento seletivo dessa "realidade". Daí o fator de verossimilhança de RPGs mais simulacionistas - embora fique evidente que eles não conseguem captar o "real".

Pratico esportes e artes marciais; sei distinguir minimamente o que pode ser uma proeza ou não em algumas situações. Mas num RPG, quem dita se um rapaz franzino é capaz de dar uma espadada ou não são as regras e não o "julgamento" do jogador. O processo de jogar está condicionado a aceitação de suas regras.

(Obviamente, não digo que as regras são imutáveis. Elas podem - e devem - sim ser alteradas para se adequarem ao gosto do grupo de jogadores. Mas, penso, que se existem tantas discordãncias de avaliação quanto a elas, seria melhor ou mudar de sistema ou inventar um próprio, onde os valores dos jogadores sejam melhor atendidos).

Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #6 Online: Julho 11, 2012, 07:45:14 pm »
Deixa eu tirar o gato do saco de uma vez. Isto é o famoso paradoxo entre o guerreiro e o mago. Não combatentes x conjuradores, falo mesmo das duas classes.

O guerreiro, conceitualmente, é o grande mestre de armas, capaz de dominar todos os estilos de luta, e aguentar muita porrada. O problema do guerreiro é que "todos" os estilos de luta envolve muita coisa, e dominar a arte do combate é algo que requer muito treino, sacrifício, e condicionamento físico. Logo, o guerreiro precisa se especializar em algum estilo onde ele é invariavelmente melhor, enquanto nos outros ele é só "competente".

O mago, conceitualmente, é o grande mestre das magias, capaz de aprender e executar qualquer tipo de magia do jogo. O problema é que "todas" as magias é um conceito muito amplo. Mas como elas estão numa classe "fraca", "frágil", e que "precisa ser protegida", ele vai demorar demais pra aprender todas as magias. Só vai conseguir dominar tudo em níveis altos, e neste ponto, "tudo bem" ser muito poderoso, porque ele se dedicou a isto.

Muito desta discussão vem do fato de que estilo de combate existem no mundo real, enquanto magias não. Nós temos uma vaga noção de quanto tempo precisa pra se adquirir maestria em esgrima, mas não temos nem ideia do quão difícil é fazer guano se incinerar e explodir. Então neste ponto vamos pras regras do jogo: "Pega um pergaminho e copia". É só copiar uma página? Eu consigo fazer isso. Então aprender magia é fácil.
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Offline Skar

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #7 Online: Julho 11, 2012, 07:59:10 pm »
 O problema é que façanhas mágicas estão fora do escopo da nossa realidade, enquanto as façanhas físicas são em alguns casos alcançáveis por isso quando pensamos em manobras de combate pensamos que qualquer pode fazer aquilo. É sumariamente esquecido o nível de treinamento que deve ser investido para se alcançar sua forma perfeita do golpe.

Quando penso em guerreiros e outros personagens marciais de rpg como atletas de nível olímpico, que se pararem de treinar certas manobras irão perder a capacidade de fazer aqueles movimentos de maneira fluida e natural. Esse tópico me lembrou a luta do UFC com as pessoas falando que o Spider não sabe lutar no chão, o que é uma besteira ele só não luta chão no mesmo nível que ele luta em pé. É algo natural ele se especializou, mas o chão dele é ainda está a anos luz de qualquer leigo de sofá.

Isso sempre foi minha birrra com magos a capacidade deles serem bons em todas as escolas, nunca consegui entender como isso era possível. A resposta é que magia é diferente, concordo, e imagino que a magia de levantar hordas de mortos-vivos deva ser bem diferente do que a magia de uma bola de fogo, mas o mago não precisa se especializar  :haha:

Dona Edit:

Te odeio nibe  :cthulhu:
« Última modificação: Julho 11, 2012, 08:03:56 pm por Skar »
The essentials for a productive discussion:
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #8 Online: Julho 11, 2012, 08:14:59 pm »
Isso vem das normas de combate serem binárias: uma jogada / rolagem não quer dizer que foi a única coisa que o cara fez na rodada. Atingir 2 ataques no dado não quer dizer que foram apenas 2 tentativas, assim como errar 3 golpes não quer dizer que o cara bateu 3 vezes no vento.

Agora, vai explicar isso pra burro velho...

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #9 Online: Julho 11, 2012, 09:10:35 pm »
Eu não tinha apontado o caso de conjuradores x não-conjuradores pra tentar evitar cair naquela discussão normal sobre eficiência, etc. e etc. Meu ponto é mais sobre como por falta de conhecimento, muitos jogadores acreditam que habilidade de combate é algo "fácil" de adquirir, porque eles nunca tiveram grande experiência com treinamento físico ou conhecimento real sobre combate.

Em contrapartida, a inexistência de certas outras habilidades no mundo real (vamos supor um Lay on Hands do Paladino, pra evitar cair na discussão espada x magia) faz algumas pessoas automaticamente imaginarem que elas seriam mais difíceis. Mas não existe base para se afirmar se uma habilidade fictícia seria mais ou menos difícil do que treinamento físico avançado.

Num cenário de alta magia/psionismo usado de maneira ampla pela população/acordos com espíritos são algo comum, por exemplo, eu não duvido que o funcionamento fosse inverso. Se a fonte de poder (seja magia, poderes mentais ou convocação de espíritos) é suficientemente acessível para que seja comum e lide com problemas mais mundanos do dia-a-dia, é de se esperar que o aprendizado (pelo menos no seu uso diário) não demande tanto tempo e esforço. Habilidades marciais poderiam ser muito mais difíceis de desenvolver em comparação.

Eu joguei a idéia mais para refletir e gerar uma discussão, porque eu concordo com ela e queria ver que opiniões sairiam daqui.
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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #10 Online: Julho 12, 2012, 09:59:47 am »
Eu joguei a idéia mais para refletir e gerar uma discussão, porque eu concordo com ela e queria ver que opiniões sairiam daqui.

Peraí, vc concorda com o quê? Com a falta de conhecimento do jogador afetar o "julgamento" ou essa falta NÃO afetar o "julgamento"?

Se estivermos falando do julgamento/avaliação de regras, eu sou favor do "lembre-se-que-isso-é-um-jogo", como disse acima. Não creio que partir de experiências "mundanas" seja um bom método de avaliação de regras de RPG. Eles respondem a determinados focos, seus autores têm em mente conceitos específicos sobre o que o jogo pretende ser. E é esse conceito formador que pauta as regras - ou, de novo, deveriam pautar - e elas devem ser o parâmetro da verossimilhança pretendida.

Por exemplo, ter em mente que DnD é um jogo de fantasia heroica onde se mata monstros, pega suas coisas e sobe de nível, é aceitar as regras deste tipo de ambiente. Não há realidade aí. Por isso falei que este tipo de discussão tende a esquecer o elemento "jogo" dos RPGs. Da mesma maneira, aqueles que forçam - na maioria das vezes se frustram - seu sistema preferido a emular ambientes para os quais ele não foi pensado (o exemplo claro, pra mim, é o L5R no d20 system).

(É lógico que o autor pode partir de seus referenciais de realidade para construir essas regras, embora isso seja questionável. A ponto de existirem as preferências por determinados tipos de jogos entre os jogadores, mesmo dentro de ambientes semelhantes - como é o caso da fantasia medieval e seus inúmeros sistemas [DnD, Dungeon World, 13th Age, Old Dragon, etc]). 

Offline Macnol

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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #11 Online: Julho 12, 2012, 10:11:20 am »
Eu não sei se eu tenho muito a acrescentar à conversa, além de "não enfie sua realidade no meu D&D".

Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #12 Online: Julho 12, 2012, 10:22:11 am »
Citar
"não enfie sua realidade no meu D&D"

Faço minhas as palavras do Macnol
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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #13 Online: Julho 12, 2012, 10:24:39 am »
Eu não sei se eu tenho muito a acrescentar à conversa, além de "não enfie sua realidade no meu D&D".

No dia que eu (o cara que sempre reclama de como a lista de perícias da 3e é mal feita e sem sentido pro jogo) quiser realidade no D&D, manda me internar.

E aliás, nota que eu estou tentando falar mais do que sobre D&D.

Peraí, vc concorda com o quê? Com a falta de conhecimento do jogador afetar o "julgamento"(...)

Isto.

Citar
Se estivermos falando do julgamento/avaliação de regras, eu sou favor do "lembre-se-que-isso-é-um-jogo", como disse acima. Não creio que partir de experiências "mundanas" seja um bom método de avaliação de regras de RPG. Eles respondem a determinados focos, seus autores têm em mente conceitos específicos sobre o que o jogo pretende ser. E é esse conceito formador que pauta as regras - ou, de novo, deveriam pautar - e elas devem ser o parâmetro da verossimilhança pretendida.

Note que não estou avaliando 'regras', mas a percepção que gera as regras. A definição que habilidade física é algo 'simples' ou mais 'fácil', não é verdadeira sem considerar como a aquisição de outras 'fontes de poder' ocorrem no jogo.

O que eu costumo ver, é uma aceitação automática que 'habilidade de combate = fácil' e 'qualquer outra habilidade não-física = difícil'. Da mesma forma, que qualquer um pode demonstrar habilidade física (derrubar, desarmar, etc.) sem precisar de treinamento especializado para isso.

Isso vem da expectativa de muitos jogadores que qualquer proeza física pode ser tentada e bem sucedida sem necessidade de treino real, porque eles mesmos nunca tiveram grande compreensão de como essas coisas funcionam.

Como magia/psionismo/invocação de espíritos/seja-o-que-for não existem no mundo real e muitas vezes são vistas como algo mais 'intelectual', são consideradas mais 'complicadas' ou 'superiores'. Porque, sendo sinceros, a maioria da população de rpgistas é formada de nerds (onde eu me incluo), e existe uma certa preferência por acreditar que ter maior 'habilidade mental' é melhor que 'habilidade física' (que seria inferior por não ser uma área dominada na vida real pelos jogadores).
« Última modificação: Julho 12, 2012, 10:29:11 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:Falta de conhecimento dos jogadores afetando o julgamento
« Resposta #14 Online: Julho 12, 2012, 10:29:07 am »
Nos meus jogos eu sempre considerei habilidades fisicas tão dificeis de aprender quanto magia.

A unica diferença e que um exige treinamento fisico e o outro exige treinamento mental
War never changes