Eu acho que já comentei isso antes, mas estava lendo uma discussão hoje que levantava essa questão e resolvi trazer pra cá a idéia.
A essência é que as pessoas costumam fazer julgamentos quanto ao que é possível ou não na realidade de uma ambientação de um RPG, com base nas experiências de vida delas. Como a experiência de vida é limitada, isso leva a alguns erros de julgamento.
Eu me lembrei disso quando vi alguém afirmando que manobras de combate seriam algo que deveria estar disponível pra todo mundo (e não serem tratadas como algo especial), porque qualquer um é capaz de realizar qualquer uma delas. A resposta que ele recebeu, e eu concordo, é que qualquer um que acredite que empurrar, derrubar ou desarmar alguém em combate é algo que 'qualquer um' pode tentar, não tem muita experiência no que está falando.
Isso me lembrou de uma discussão que eu tive sobre regras de retraining em rpgs alguns anos atrás. A pessoa com quem eu discuti defendia que se uma pessoa aprende algo que envolve habilidade física, isso nunca é esquecido. Eu disse que era uma bobagem e falta de conhecimento dizer isso. Eu costumava treinar natação quando era mais novo e era muito bom. Hoje em dia, sem treino e entrando no mar/piscina poucas vezes ao ano, eu só sei nadar crawl direito (e minha especialidade era costas).
A pessoa me respondeu "Ah, mas se você voltasse a treinar hoje, voltava a nadar como antigamente sem problemas.". O que de novo era bobagem, isso seria um processo de meses só para ter o condicionamento físico necessário.
Outra discussão similar que eu costumo ver é a questão do 'marcar' do guerreiro na 4e e em menor grau, ataque de oportunidade na 3e. Guardando as devidas proporções por ser um cenário de fantasia, já vi muita gente que reclama que a idéia de receber um ataque por desviar a atenção por um momento é idiota. Essas pessoas não percebem que esse é o mesmo princípio de 'marcar' um oponente durante uma competição esportiva de jogos em grupo: tentar atrapalhar o desempenho e provocar um erro quando ele perde a atenção (no caso de D&D, esse 'erro' seria sofrer um ataque).
O que a maioria das pessoas que eu vi defenderem esse ponto de vista costumam concluir, é que muitas das expectativas dos jogadores quando ao que seria 'normal' e o que é 'irreal', vem de mentes que tem um mínimo de conhecimento sobre treinamento físico ou esportes. O que explica a atitude de acreditar que aprender a lutar com uma arma é 'simples', enquanto habilidades de outras classes seriam automaticamente mais 'complexas' de se aprender.
Ao que por sua vez muitas vezes leva a um favorecimento de certos grupos de habilidade, simplesmente porque se acredita que eles 'deveriam' ser mais complexos por não envolverem 'treinamento físico', mas algo 'realmente complexo'.