Autor Tópico: Fã de RQ esculacha D&D  (Lida 43606 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #45 Online: Maio 06, 2013, 11:52:32 pm »
Se tu quer ter algum conhecimento, mesmo que inutil e superficial de um tema, tu precisa LER sobre o tema. Agora, se tu não tem esse interesse (ler sobre) e prefere pescar apenas poucas coisa ditas por quem leu, e das mais variadas opiniões, não pode achar que está certo em qualquer afirmação sua. Não importa o tema, funciona assim.

Não conheço o 4ªEd, não faço questão de conhecer, já joguei umas duas vezes com o Nib, não gostei, e me abstenho de falar qualquer merda sobre ele por simplesmente não saber o suficiente sobre. Basta pra mim, e pra qualquer um, que eu não gosto!

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #46 Online: Maio 07, 2013, 12:00:33 am »
Citar
(...) Sendo que prefiro algumas coisas que tem no Microlite20, como perícias mais resumidas e colocar o nível em quase tudo.

posso não ser fã do d&d 4
mas basicamente você adiciona metade do nível em quase tudo, não?
e a lista de perícias do d&d 4 é mais enxuta também, não ?

detalhe, eu também não gosto da quarta edição (ou melhor, não gosto de mestrá-la, mas jogaria sem problemas)
mas só após algumas interações (umas 20) eu conclui que realmente não gosto

20 interações com um sistema d20?  ^_^

E por que os Poderes são tão estranhos?

Por que deixar todo mundo igual, se é D&D, onde cada mão lava a outra?

Se por "poderes são todos iguais" você quis dizer "porque todos os at-will causam 1[w] de dano, os de encontro causam 2[w] e os diários 3[w]", você está muito errado. Os números batem, mas é como reclamar que na 3e o guerreiro e o bárbaro tem fortutude-base no mesmo valor.

Quer saber quais são os maiores problemas da 4e? Marketing (todo mundo no pre-lançamento odiou a propaganda "se você joga edições antigas, você é retardado". A linha Essential também dividiu os fãs que a 4e já tinha conquistado), Desafios de perícia (boa ideia, péssima execução), e apresentação (os livros básicos são ótimos como referência, mas não te empolgam pra ler).

Agora, combate? Me desculpem, mas em matéria de combate tático, a 4e ainda é a melhor escolha de sistema, porque qualquer movimento de 1 quadrado faz diferença em jogo, e a falta de versatilidade individual faz o grupo trabalhar juntos pra cobrir fraquezas uns dos outros. O problema é que ela só é realmente boa em combate. Fora dela, se você jogar freeform, consegue resultados melhores do que usando o sistema de perícias deles.

Eu nem lembrei desse negócio "at will" e o carái, sabia? No caso, era por causa de poder escolher vários troços bem parecidos nos níveis ímpares, e isso deixa um gosto bem...  :what:

Não consigo mais perder tempo com os sofismos do Atmo.

E que valor tem, realmente, o que ele considera válido num RPG?

EU considero que mestro (principamente mestro) muito mais à vontade o 4e, se for pra contar questões individuais... o jogo é muito mais orgânico e concatenado, e onde ele vê poderes todos iguais eu vejo o contrário... era um saco jogar de guerreiro nas edições anteriores.

E ainda me chama de filho da puta, vê se pode!  :dança:

Eu faço bastante zoeira no 3D&T por causa do tempo que dediquei a entender como as apelações nasciam e como era fácil matá-las, como usar o conhecimento dos jogadores sobre o sistema de forma a fazê-los achar que estavam tendo ideias geniais sendo que eu já tinha planejado o que eles iam fazer (alguns jogadores são bem previsíveis, na vida). Também consegui brincar com o Microlite20 e fazer algumas piruetas mais diversificadas, como fazer eles lutarem com as perícias, não usando nível ou CA em momento algum, cutucar nos Techniques do Book of Nine Swords que eu tava adaptando pro M20 (mas ficou com um gosto muito videogame quando estava colocando cada poder por nível, um absurdo), os fiz pensar fora da ficha, e outras coisas que não mostrei no diário de campanha. No 3.5 eu simplesmente gosto de seguir as regras, brigar com elas, dar voltas e achar um ponto que eu pudesse explorar ou ao achar algo naqueles vários suplementos, que eu devorava no meu "tempo livre".  :aham:

Claro, também tive náuseas com alguns jogos. Risus foi uma experiência cansativa e trolante por ele mesmo não se levar a sério; o clima do livro deixava bem claro que era tudo uma brincadeira de bêbados, e isso me martelava a cabeça. "Joguei" Runequest (SRD) uma vez só, e foi pra testar como era o sistema de combate com um colega meu. Resultou num Pato empalado, depois de um bom tempo. Final Fantasy RPG foi outro que comecei, andamos por 3 sessões e o povo perdeu o ânimo; também, lanceiro com DUAS lanças, mago branco montando no seu bicho voador e matando os lobos na base da flecha (isso depois que os lobos mataram o lanceiro e o outro cara), meu dragão tão bonito morto pelo fdp do lanceiro explorador dos infernos... Também testei, joguei, narrei e vomitei naquela merda daquele Mighty Blade: cacete, como podem fazer um sistema voltado pra criar combeiros, como!? Nem adianta dizer o contrário, dava sempre na mesma: quem fizesse um personagem que não pudesse combater direito, de acordo com as regras, era punido com uma morte rápida e humilhante. Estou, atualmente, num pbf quase mensal usando o Microlite Storyteller; é demorado. GURPS... só fiz ficha. M&M idem, e fiquei com asco daquele sistema de dano insosso, onde tudo é Damage, nada que faça dano não pode ser algo que não seja Damage, Damage isso, Damage aquilo, ARGH!

Só me falta testar os outros sistemas que estou doido pra fazer campanha, como Sword World RPG 2.0 (que está jogável, de acordo com o que os tradutores disseram), Night Wizard! 2E (que acredito que nunca verei em inglês), quero o Open Versatile Anime Revised o quanto antes (o "1e" tem um esquema de dano que me irritou a beça quando testei), quero jogar um d20 (Tormenta RPG parece ser um sistema bom para essa ideia) do nível 4° ao 7° (não me perguntem o por que), e... quero uma campanha longa em que seja divertido de participar e jogar.  :venera:

Enfim, muitas coisas na cabeça, muitas pretensões e muitas decepções... acho.  :)
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #47 Online: Maio 07, 2013, 08:47:03 am »
Só posso tomar relatos como verdade quando eles parecem verdade, e estes foram repetidos direto pra cima e pra baixo, entre outros.

Isso!

"Manga com Leite" te mandou um abraço, junto com a "Terra é Plana" e "O PT é Esquerda".

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #48 Online: Maio 07, 2013, 08:56:34 am »
 :bwaha:

Mas sobre os vídeos... olha, eu apoiaria o tópico 100% se eles fossem engraçados (nada contra fazer um tópico pra compartilhar algo legal que achou na net). Mas achei tão fraquinhos.  :tsc:

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #49 Online: Maio 07, 2013, 09:01:04 am »
Citar
(Tormenta RPG parece ser um sistema bom para essa ideia)

Você consegue ouvir isso?

É o som da sua opinião perdendo o valor para todos os membros da Spell ao mesmo tempo.  :haha:

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #50 Online: Maio 07, 2013, 10:17:54 am »
Citar
M&M idem, e fiquei com asco daquele sistema de dano insosso, onde tudo é Damage, nada que faça dano não pode ser algo que não seja Damage, Damage isso, Damage aquilo, ARGH!

Que reclamação retardada. M&M compõe os poderes com efeitos, então é óbvio que pra um poder causar Dano ele precisa do efeito de Dano.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #51 Online: Maio 07, 2013, 10:30:39 am »
Espera lendo com atenção...O problema do Atmo com M&M é que para causar dano, você precisa usar...O poder de dano?

É isso?

Eu tenho um bilhão de problemas com M&M mas  não chamaria isso de um problema.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #52 Online: Maio 07, 2013, 10:34:00 am »
Chamar isso de problema é como dizer:

"Eu odeio a vida real, para eu me hidratar eu preciso de líquido! Líquido isso, líquido aquilo! ARGH!"

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #53 Online: Maio 07, 2013, 10:36:35 am »
M&M te possibilita ter uma infinidade de possibilidades, vários efeitos diferentes.

Mas é um RPG é Lógico de "Dano" seria a opção mais popular e no mínimo a mais procurada em primeiro ou segundo plano.

Exceto de você estiver jogando "Meu Pequeno Ponei RPG" com o M&M.


DONA EDIT: Droga! Não tem como agradecer mais de uma vez o post do ODA...

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #54 Online: Maio 07, 2013, 10:37:31 am »
VA, eu entendo a tua intenção, mas lembre-se que sempre que tu usa a vida real como parâmetro pra uma analogia com RPG tu está automaticamente errado.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #55 Online: Maio 07, 2013, 10:56:28 am »
Tivesse uma variação seria mais legal, mas dava sempre na mesma em toda ficha que eu via e fazia. Até nas de Touhou era o mesmo esqueminha: fazia um Array com vários Damage diferentes, colocava algumas coisas para diferenciar uma personagem da outra e pronto.

Eu, basicamente, só via o sistema na ficha, não via o que o personagem era capaz de fazer. Também notei que comecei a cair numa fórmula que era basicamente a mesma que eu tinha aprendido com o Saltcrow (mesmo que só de olho), e isso me deixou triste. Era tudo o mesmo, tudo igual, só mudava uma coisa aqui e outra ali... É mais uma coisa de "sentir" do que uma birra mesmo.

E ainda estou olhando aquele sistema, Oda, parece MUITO com um D&D 3.5 que levou tapas e mais tapas do Unearthed Arcana, recebeu algumas coisas pra ficar mais "original" e foi colocado à venda com esse nome. Não vejo o "Tormenta" ali como uma obrigação pra usar o cenário, só quero o sistema, aquele vadio descabaçado.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #56 Online: Maio 07, 2013, 11:20:14 am »
Citar
Tivesse uma variação seria mais legal, mas dava sempre na mesma em toda ficha que eu via e fazia. Até nas de Touhou era o mesmo esqueminha: fazia um Array com vários Damage diferentes, colocava algumas coisas para diferenciar uma personagem da outra e pronto.

Só que TEM variação mais legal, tem UMA PORRADA de efeitos no livro, a culpa não é do sistema se tu só tem criatividade pra usar Damage.

Citar
Eu, basicamente, só via o sistema na ficha, não via o que o personagem era capaz de fazer.

Isso é válido para todo e qualquer sistema. A ficha só serve pra descrever o personagem em sistema, não como ele é.

Citar
Era tudo o mesmo, tudo igual, só mudava uma coisa aqui e outra ali

Não. Você não sabia usar o sistema direito. Simples assim.

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #57 Online: Maio 07, 2013, 11:40:41 am »
E ainda estou olhando aquele sistema, Oda, parece MUITO com um D&D 3.5 que levou tapas e mais tapas do Unearthed Arcana...

Mais uma prova de que em TUDO que você fala, você não sabe do que está falando.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #58 Online: Maio 07, 2013, 11:59:03 am »
E ainda estou olhando aquele sistema, Oda, parece MUITO com um D&D 3.5 que levou tapas e mais tapas do Unearthed Arcana...

Mais uma prova de que em TUDO que você fala, você não sabe do que está falando.

Perícia com nível embutido, sem pontos. Adicione modificadores de de "Habilidades" e está pronto.

Pontos de magia, só colocar uma base fixa para se ganhar a cada nível e está pronto.

É, exagerei que foram muitos tapas, mas tá ai.

Citar
Tivesse uma variação seria mais legal, mas dava sempre na mesma em toda ficha que eu via e fazia. Até nas de Touhou era o mesmo esqueminha: fazia um Array com vários Damage diferentes, colocava algumas coisas para diferenciar uma personagem da outra e pronto.

Só que TEM variação mais legal, tem UMA PORRADA de efeitos no livro, a culpa não é do sistema se tu só tem criatividade pra usar Damage.

Citar
Eu, basicamente, só via o sistema na ficha, não via o que o personagem era capaz de fazer.

Isso é válido para todo e qualquer sistema. A ficha só serve pra descrever o personagem em sistema, não como ele é.

Citar
Era tudo o mesmo, tudo igual, só mudava uma coisa aqui e outra ali

Não. Você não sabia usar o sistema direito. Simples assim.

Eu até aceito jogar o 4e pra saber como é, mas M&M é bem insosso, posso fazer nada. Eu mesmo fiquei louco de alegria quando comecei a mexer no M&M, odiei o 2e por ser um saco, ponto, daí passei pro 3e e vi que era mais do que imaginava. Planejei algumas coisas, fiz personagens, cacei informações sobre criação e olhei as fichas dos outros, fiz mais gente, ai comecei a notar a fórmula. Tipo, tá tudo num esqueminha bem simples e bobo, não importasse o que eu fosse fazer acabava caindo nesse esquema. O dano, basicamente, se resume a torcer pro outro cara tirar 1 na jogada de Toughness, e não é essa a minha concepção de dano.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #59 Online: Maio 07, 2013, 12:36:30 pm »
Citar
ai comecei a notar a fórmula.

Tem uma fórmula? Me diz qual é? Porque, pra mim, a ficha do Lanterna Verde é totalmente diferente do Batman, que é totalmente diferente do Superman, e assim por diante. Se tem uma fórmula, ela passou batido por mim.

Acho que, de novo, é um caso de não saber usar o sistema direito.

Citar
O dano, basicamente, se resume a torcer pro outro cara tirar 1 na jogada de Toughness, e não é essa a minha concepção de dano.

Mas não foi essa sua reclamação. Se fosse, seria questão de gosto pessoal e tudo bem. Mas a sua reclamação foi digna de quem não entendeu nem de longe o sistema.
« Última modificação: Maio 07, 2013, 12:38:31 pm por VA »