Autor Tópico: Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)  (Lida 13959 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #15 Online: Maio 14, 2012, 11:18:25 am »
Nah, eu entendi. Eu mesmo acho que se for pra alterar vanceano com coisas como pontos de poder, é melhor remover logo e usar outro.

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Offline Macnol

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #16 Online: Maio 14, 2012, 11:20:47 am »
O que me deixa meio puto é sempre essa referência ao sistema vanciano. Já deu, né? Parte pra outra. Se for pra tomar a 3.X como base, pega os power points do XPH.

Mote do DnD Next: "I don't want to waste your time".
O sistema AEDU da 4e é visto como um erro porque diluí as magias do mago - logo, voltamos ao vanceano, que é a "tradição da fantasia", (criada e mantida por D&D).

Eu vejo o sistema AEDU como um erro por vários motivos, e "porque dilui as magias do mago" certamente não é um deles.

Mas aqui, pra vocês, manter os slots mas deixar de preparar, como era o feiticeiro na 3e, já seria uma solução?

Se sim, acho que poderia ser facilmente implantado como modulo, sem necessidade de profundas mudanças no sistema.

Sim, eu sempre preferi o feiticeiro ao mago. Se isso não vai estar nas regras básicas, é no mínimo o primeiro módulo que eu quero ver no D&DN.

A 4e parecia que ia terminar com o sistema Vanciano, e ao invés disso simplesmente fez todas as classes usarem ele, não só o mago.

Arcade

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #17 Online: Maio 14, 2012, 11:29:38 am »
A 4e parecia que ia terminar com o sistema Vanciano, e ao invés disso simplesmente fez todas as classes usarem ele, não só o mago.

OFF: Como um cara que nunca jogou 4D&D, eu me impressiono cada vez mais em ver, pelos quatro cantos da Spell, confirmadas as críticas que eu fiz ao ler o Livro do Jogador, as mesmas pelas quais fui fortemente criticado e debochado na época do lançamento...  :b

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #18 Online: Maio 14, 2012, 11:38:15 am »
Que poderia ser um sistema modular também, bastando apenas dar uma quantidade de pontos por nível e colocar um custo pra cada magia.

O que eu não gosto desse sistema de mana em especifico é que se ele não for muito, mas muito bem feito mesmo, corre o risco de ter magias ótimas de 1º, 2º e 3º circulo, que o mago em nível alto consegue utilizar um número enorme de vezes, já que elas custam pouco e ele tem muitos pontos de mana.

Por isso prefiro uma mecânica como a do feiticeiro, que não prepara, mas tem uma quantidade máxima de magias a cada nível.
Sistema de pontos psi da 3.5 mandou um abraço. Pra fazer poderes de nível baixo serem efetivos, você paga mais por isso. Tipo, BEM mais.

É.

Sem contar que ele é matematicamente compatível com todo o sistema. Ou seja se o Psi dividir os seus pontos igualzinho aos Slots de Mago ficamos com um número bem perto (não sei se é exato, mas num calculo que fiz por cima uma vez chegou muito perto), de Magias x Poderes.


PS: Então não tem muito que reclamar dos Vanceanos, pois pode ser que em módulos role essa Variante de PM, se não rolar a base para calculo já existe é só adaptar ao sistema novo

Offline Madrüga

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #19 Online: Maio 14, 2012, 11:42:54 am »
Aí eu vou citar, de maneira incompleta, o sistema de Iron Heroes, que pegava as escolas e você tinha níveis de proficiência nelas. A partir disso, você combinava efeitos comuns, obtinha uma CD e jogava contra ela, podendo até sofrer um desastre como resultado. Parece interessante, mas nunca usei.

Em seguida, é provável que o Elven apareça só para me corrigir.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Arcade

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #20 Online: Maio 14, 2012, 11:51:08 am »
Sem contar que ele é matematicamente compatível com todo o sistema. Ou seja se o Psi dividir os seus pontos igualzinho aos Slots de Mago ficamos com um número bem perto (não sei se é exato, mas num calculo que fiz por cima uma vez chegou muito perto), de Magias x Poderes.

É, não era bem exato, mas dava pra ver que era feito com esse objetivo. Lembro que também fiz esse cálculo...

Offline Macnol

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #21 Online: Maio 14, 2012, 11:55:29 am »
Eu gostava muito do sistema de Psi da 3e em teoria, mas fazer cálculos durante o jogo pra ver o custo/efeito do poder é algo que eu prefiro evitar ao máximo.

Já fazer cálculos antes do jogo, na hora de definir qual efeito o personagem aprende a usar, e depois ter isso pronto na hora da ação, é algo que não me incomoda.

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #22 Online: Maio 14, 2012, 12:06:12 pm »
Para quem gosta de Complexidade do Sistema e de ser "premiado" por conhece-lo bem o "Psi 3.5" é o cara.

Arcade

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #23 Online: Maio 14, 2012, 12:14:56 pm »
(...) fazer cálculos antes do jogo, na hora de definir qual efeito o personagem aprende a usar, e depois ter isso pronto na hora da ação, é algo que não me incomoda.

Pelo contrário, é algo que eu estimulava e apreciava muito quando os jogadores faziam. Só que pra mim era difícil achar jogadores comprometidos a ponto de gastar uma mísera horinha por semana entre as sessões, em suas casas, para pensar no personagem...  :tsc:

Offline Smaug

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #24 Online: Maio 14, 2012, 12:57:09 pm »
Eu gostava dos Psi da 3.0, eles pareciam se dar melhor com o restante do grupo do que os da 3.5... minha ultima mesa de 3.5 tinha um psion e aquilo era um samba de power points que iam e dados que voltavam, que sinceramente achei a classe muito desequlibrada...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #25 Online: Maio 14, 2012, 01:40:51 pm »
Aí eu vou citar, de maneira incompleta, o sistema de Iron Heroes, que pegava as escolas e você tinha níveis de proficiência nelas. A partir disso, você combinava efeitos comuns, obtinha uma CD e jogava contra ela, podendo até sofrer um desastre como resultado. Parece interessante, mas nunca usei.

Em seguida, é provável que o Elven apareça só para me corrigir.

Prefiro o sistema do Spiritualist do Iron Heroes Players's Companion. Pareceu-me mais bem "cuidado". O problema é quebrá-lo num sistema de magias uniforme para várias classes.

Offline Metal Sonic

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #26 Online: Maio 14, 2012, 02:05:53 pm »
Eu gostava dos Psi da 3.0, eles pareciam se dar melhor com o restante do grupo do que os da 3.5... minha ultima mesa de 3.5 tinha um psion e aquilo era um samba de power points que iam e dados que voltavam, que sinceramente achei a classe muito desequlibrada...

3.0? Com aquele sistema inútil de Psionic Battle Mode? lol

E da 3.5... Bom, ele é um Conjurador, automaticamente ele já é forte. Mas ainda está abaixo de Magos, Clérigos, Druidas, Arquivistas, Artífices e Eruditos.
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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #27 Online: Maio 14, 2012, 06:01:38 pm »
Lendo esse artigo, a impressão que ficou latejando na minha cabeça é: Uau, igual a Tormenta RPG. Ou seja, vão atrapalhar o Mago em um monte de detalhes pequenos (especialmente na ideia de "um poder mágico por vez") mas ele ainda vai ser incrivelmente versátil e ótimo em invadir nichos - que é o "Problema Número 1".

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Eu gostava dos Psi da 3.0, eles pareciam se dar melhor com o restante do grupo do que os da 3.5... minha ultima mesa de 3.5 tinha um psion e aquilo era um samba de power points que iam e dados que voltavam, que sinceramente achei a classe muito desequlibrada...

Só por referência, dê uma olhada no clássico Myth: XPH is Overpowered I e II.

Offline Smaug

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #28 Online: Maio 14, 2012, 06:14:21 pm »
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3.0? Com aquele sistema inútil de Psionic Battle Mode? lol
Bom, considerando que isso era um peso morto, ele não atrapalhava ou ajudava em nada... então sim, eu gostava dele...
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Offline Malena Mordekai

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Re:Equilibrando Magos em D&D (artigo do DDN)
« Resposta #29 Online: Maio 14, 2012, 07:38:49 pm »
Adoro os comentários novos desse link...

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