Com efetivos você quis dizer o que Lumine?
Gastos pra tudo, Mark. Existem 2 limites pros poderes psíquicos, interligados:
- A) Poderes escalonados gastam mais pontos de poder em troca de maior efeito, duração ou dano
- B) Você não pode gastar mais pontos por poder do que o seu nível de manifestação (normalmente, seu nível de personagem)
- Adendo: Talentos metapsionicos (tipo metamágicos) fazem com que seus poderes consumam mais pontos, respeitando a regra B. Por exemplo, Maximizar Poder faz com que o poder gaste +4 pontos além do normal.
Por exemplo, Mind Trap, poder de 3º nível de Psion / Wilder, custa 5 PP.
Como uma ação imediata, você faz uma barreira mental que drena 1d6 PP de alguém que use algum efeito de telepatia em você, dura uma rodada. Você pode escalonar ele para aumentar a duração numa proporção de 1 rodada / pp (ou seja, 3 rodadas a mais = 3 pp a mais).
Entretanto, você está limitado ao seu nível de personagem
e como poder só fica disponível no 6º nível de personagem, se escalonar no máximo você tem 1 rodada a mais. A medida que sobe de nível, você pode ficar mais rodadas, ou usar talentos metapsiônicos em cima desse poder. No nono nível, poderia maximizar e assim por diante; só no décimo, com isso já estourando suas reservas, você maximizar E estender por uma rodada a mais.
O mesmo vale pra poderes de dano: Energy Bolt por exemplo, causa 5d6 de dano de energia (você pode escolher entre fogo, gelo, eletricidade e sônico) numa linha ao custo de 5 pp. Ao contrário do Relâmpago de mago que sobe com o nível, pra aumentar o dano em 1d6, você gasta 1 pp a mais (e como bônus, a cada dois dados, a CD aumenta em 1). Valendo-se do limite de pp por nível, você tem mais poderes por dia mas com menor escalar de efeitos.
E alguns poderes, análogos a magia, vem em níveis mais tarde. Por exemplo, a magia Voar pra mago é 3º nível; o poder Voar (que é disponível APENAS pra nômades, uma subdivisão de psions, focada em movimento em detrimento de outras disciplinas) é de 4º nível.
Você tem duas opções: ou você nerfa essas magias ou corta elas fora de uma vez
A sugestão de manter apenas um efeito mágico, não-permanente ativo é uma boa. Ou você voa, ou tem proteção contra flechas, ou fica sob efeito de piscar ou de nublar. Não tudo ao mesmo tempo.