Concordo com o Kinn, class features me passam bem mais a sensação de evolução do que a inflação numérica dos modificadores. Até porque tem mestre que praticamente não coloca desafios abaixo do nível do grupo contra os PCs, então o seu acerto/defesa maiores acabam sendo compensados pelos acertos/defesas maiores dos monstros.
1) Falta o Livro do Mestre;
Que pode fazer toda a diferença, dependendo de suas regras opcionais.
2) A idéia é fazer algo similar ao OGL, mas ainda não existem informações oficiais;
Eles nitidamente estão adiando isso para não afetar as vendas dos livros básicos e das aventuras oficiais.
3) Resolvi dar uma chance e mestrar. Estamos no terceiro nível. Já noto que algumas pessoas (normalmente o pessoal com menos experiência de jogo) gostaram. Notei também que (talvez pela similaridade com a 3e) alguns desses jogadores que estavam em outras mesas de 5e, estavam usando regras da 3e sem perceber que elas não existem mais na 5e (flanquear, atributos passando do 20, etc.).
Segundo informações do Cláudio Pozas, que participa do playtest fechado dos futuros lançamentos para o Next, a regra de flanqueio ou algo similar deve voltar no Livro do Mestre, obviamente como regra opcional.
Está sendo mais ou menos um choque por sessão, quando os jogadores citam uma regra da 3e e eu aviso pra eles que não existe mais isso na 5e. A última foi essa dos atributos não ultrapassarem 20 com a progressão de classe, o que rendeu um grito de um jogador.
E um jogador já começou a reclamar bastante que não sente seu personagem evoluindo com o passar dos níveis, devido aos bônus baixos.
O pessoal da sua mesa ainda não se tocou que personagens com números maiores=monstros com números maiores na maior parte dos casos?
Sério, um dos maiores pontos positivos para mim foi justamente o aumento mais discreto nos modificadores. Isso é inclusive uma das coisas de que gostei no Dungeon World também - lá ainda tem o agravante de que nem os PVs dos personagens aumentam consideravelmente com o passar dos níveis, o que eu achei bem legal.