Como imagino que queira algo "No Bullshit":
1. Para todos os fins, sim. O Livro do Jogador e dos Monstros saíram e logo do Mestre chegará, há aventuras prontas da Wizards disponíveis para ela via Adventurer's League/RPGA.
2. Incerto no momento. A Wizards of the Coast ainda não tem uma posição oficial (sim, 3 meses depois do lançamento e não se sabe disso), mas assegura que haverá uma OGL. No momento, as aventuras oficiais/megacampanhas são lançadas por meio de third-parties contratas pela Wizards.
3. Com um leve contragosto, mestrando no momento uma campanha no sexto nível. O resumo mais simples é - versão incrivelmente leve de D&D, sistema básico bastante funcional e razoável para meu gosto, classes geralmente desequilibradas (embora é a edição menos desequilibrada de D&D fora a 4e, o que não quer dizer muita coisa). O Lunguinho e o Bispo são outros que creio que estão jogando/mestrando Next, então podem contrabalancear/corrigir o que escrevi abaixo. Das classes que vi em jogo, nível 1-6:
Bárbaro - Faz aquilo que se espera que ele faça, embora tem alguns detalhes curiosos - Fúria é majoritariamente uma habilidade defensiva, sendo que o potencial ofensivo da classe pode ser usado a todo momento, Reckless Attack, como habilidade do tipo Risco-e-Recompensa - você ganha Vantagem ao realizar um ataque, mas quem te atacar ganha o mesmo.
Paladino (nível 1-4) - Provavelmente é o mais próximo de combatente para quem tem QI acima da temperatura ambiente. Boa lista de magias (que incluem magias bastante similares a poderes da 4e), maior potencial ofensivo em níveis baixos, ótima seleção de habilidade. Morreu durante o jogo. Substituído por...
Ladino (nível 5-6) - Por usar regras caseiras e um build pouco comum (Focado em Força, não Destreza) nesse caso, minhas impressões são pouco representativas, mas a classe tem duas habilidades incríveis - Cunning Action (basicamente, pode tomar uma ação de movimento extra todo turno, mas para ações como se esconder ou se mover sem gerar AdO) e Uncanny Dodge (uma vez por turno, sofre metade de dano de um ataque).'
Bardo - O maior candidato a ser o "Melhor Conjurador de Next". Esqueça a ideia de ser um personagem de suporte, o Bardo se destaque ferrando oponentes com o melhor cantrip do jogo (Vicious Mockery) e tendo acesso a magias de qualquer classe. No meu jogo, ele sequer se vê como um Bardo, mas como um Encantador.
Clérigo - No meu jogo, um Light Cleric (Laz3r Cl3ric, aos fãs da 4e). É basicamente um Evocador com magias de Luz e Fogo em nome do Senhor Lathander, mas felizmente sem a habilidade de invadir nichos de outras classes, ao menos no momento. Como o jogador não é um grande entusiasta de conjuradores, me parece estar sub-utilizando a classe.
Monge - Um misto do Monge 3e com alguns elementos da 4e (embora lembre mais o Qingong Monk de Pathfinder). Não me pareceu um combatente muito competente, não é particularmente resistente e não vejo grande potencial na classe - mas me parece ao menos utilizável por todo o jogo. O jogador da classe está adorando ela, provavelmente o jogador mais satisfeito com a nova edição.