Eu não terminei de ler o Iron Kingdoms ainda (e não estou particularmente interessado nele), mas tenho as primeiras impressões que postei
. Como não quero desvirtuar o tópico, as impressões ficam em spoiler.
Eu ainda estou lendo essa joça (e agradecendo por ter minhas miniaturas de D&DM comigo), então o que posso colocar aqui são impressões de alguém que gosta de Iron Kingdoms desde seu lançamento, não se interessa nenhum pouco por Warmachine e quer dar alguma chance para IKRPG.
1. O livro é muito bonito, mas reutiliza arte de todos os livros anteriores, só que colorida agora.
2. Ele é literalmente feito pensando em conjunto com Warmachine. Não só muito da mecânica parece que foi importada de Warmachine quanto muito da terminologia do Wargame foi extendida ao RPG.
3. Para minha surpresa, a descrição do cenário impera nos 100 primeiras páginas, sem praticamente menção ao regras de forma direta. E é um resumo bem feito do que constava no IKCG e IKWG - e atualiza o cenário para o que aconteceu em Warmachine, a porção que não me interessa.
4. Há bastante escolhas e variedade em construir seu personagem, embora é óbvio que existem um monte de possíveis traps ali - você escolhe a sua Raça, o seu Arquétipo (relativamente similar ao "Role" de D&D 4e), suas duas Careers (Relativamente similares à Classes de D&D) e o seu estilo de Adventuring Company (que diz como o grupo se uniu e como esperam que o jogo aconteça).
4.1 - Raças definem praticamente todos os atributos do personagem, que geralmente variam de 1-7, além dos limites que seu atributo podem atingir de acordo com seu "Grau de Poder" (Tiers, da 4e).
Pessoalmente, eu não gostei nenhum pouco da forma como raças são usadas nesse RPG - não há quase como customizar (Pela RAW) os seus atributos raciais. Além disso, há alguns limites idiotas quando a Raças e Arquétipos, como é impossível ser um Ogrun Priest, porque eles não tem acesso ao Arquétipo Gifted (Como, Deuses? Eles só não podiam acessar magia arcana, mas agora a divina está no mesmo pacote) e Nyss não podem ser Intellectuals (Claro, não existem Nyss inteligentes... Jeez).
4.2 - Arquétipos são 4:
4.2.1 Gifted - Sem esse arquétipo, você não usa Magia e não tem o atributo Arcane
4.2.2 Skilled - Ágil, mestre em combate em movimento, já vem com um ataque extra default - o que meu sexto sentido já acusa de "Oh, facilmente abusável".
4.2.3 Mighty - Fortão, habilidades de excelência física
4.2.4 Intellectual - Uma mistura de gênio com mestre em combate e buffing.
Salvo a ideia idiota de limitar alguns arquétipos a certas raças, a execução do arquétipo é boa - eles dão acesso a algumas habilidades temáticas e que pode-se esperar de qualquer Career.
4.3 - Careers são as "Classes" do sistema, dando acesso a algumas perícias iniciais, mostrando quais perícias de combate e não-combate que a classe tem e também indicando as habilidades iniciais e que o personagem pode comprar posteriormente (as habilidades tem um formato bem similar aos talentos de D&D 3e-4e).
Não tenho muito a reclamar aqui, o personagem já começa com duas Careers, que permite uma mistura bem considerável de habilidades de começo - mas existem diversas estranhezas aqui, como Careers que são específicas demais (Iron Fang, Trencher e cia - Careers que representam unidades de elite de algum Reino) enquanto outras são muito abertas (Man-at-Arms), enquanto outras tem limitações bobas (como só existem Knights Humanos e Iosanos? Como só existem Aristocrats Humanos?).
E o Warcaster é obviamente quebrado e muito acima de poderio que outras classes. Pense em um Mago de Armadura que pode começar com um Gigante de Metal como Familiar e você verá o poder que ele tem - e não é difícil conseguir 5 ataques com ele logo de começo, só que aí você terá que ter um 'Jack mais fraco.
4.4 - Adventuring Companies (como "Grupo Mercenário", "Piratas", "Agentes do Reino", "Investigadores Intrépidos") são uma boa sacada para resolver o problema de "Grupos bem Disformes", já que providenciam um background comum e algumas perícias ou habilidades para que cada personagem dela possa fazer o que se espera no estilo de jogo escolhido.
5. Agora, estou lendo o capítulo de Habilidades/Abilities (já lidas, mas eu preciso reler para avaliar melhor isso), Progressão (Todas personagens recebem poderes, magias, perícias e cia na mesma tabela de progressão) e Perícias.