Autor Tópico: Tecnocracia 2.0 - Panorama  (Lida 3080 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Tecnocracia 2.0 - Panorama
« Online: Dezembro 20, 2012, 01:03:18 pm »
Antes de chegar na resenha propriamente, vamos a um pouco de background. Logo após o lançamento da edição revisada de Mago em 2000, foram feitos uma série de livros detalhando cada tradição do Conselho das Tradições. Contudo, jogadores entusiastas da Tecnocracia viram apenas o lançamento de um livro de Convenções , lidando com a Iteração X (IT-X) – e esse livro foi publicado em 2002 para demonstrar os elos que o Mundo das Treva tinha elos com a linha Exalted (que foi lançada no mesmo período), mostrando como o Computador na verdade era o que restou de Autoctonia – e quando outros foram anunciados, eles logo foram deixados de lado devido a fim do Mundo das Trevas em 2004

Contudo, por uma série de acidentes e mudanças  administrativas que não tenho espaço para detalhar, a Onyx Path (editora formada por ex-funcionários da White Wolf e que agora é responsável pela publicação de livros da White Wolf) anunciou que terminaria de publicar os livros de Convenções nada menos que uma década depois da lançamento do Iteração X e oito anos depois do “Fim” de Mago. E nesse fim de ano saiu o Convention Book: New World Order.

Aos entusiastas do metaplot de Mago, devo dizer que esse livro progride a cronologia do Mundo das Trevas para 2012, mas supõe uma continuidade levemente diferente – não incluindo os eventos ligados ao Rogue Council e Panopticon  (Manifesto: Transmissions of the Rogue Council) e deixando a Estrela Vermelha como apenas uma anomalia espacial  ainda não explicada. Em termos simples, o mundo não acabou e os sinais dele eram um alerta falso. Chorem por isso, Transgressores da Realidade. A Realidade ainda é tecnocrática e não será hoje que seus mumbo-jumbos afetarão as Massas.

O que não implica que eventos interessantes deixaram de ocorrer – a União Tecnocrática está uma pequena bagunça devido a quebra de linhas de comando  depois da Anomalia Dimensional (Tempestade de Avatares), as Massas não estão mais tão entusiasmadas com a promessas da Hiperciência, fazendo com que Inevitabilidades Estatísticas (o que alguns místicos chamam de Paradoxo) sejam mais comuns. A Reorganização já ocorreu (não entendeu a maioria dos novos termos? O jargão tecnocrático evolui, não viu novo Dicionário da Novilíngua?) e nesse momento, a NOM está mais ativa do que nunca – ainda mais quando seus colegas do Sindicato estão entre os responsáveis pela Crise Econômica de 2009 e vozes dissidentes ou simplesmente diferentes em todas Convenções clamam mudanças no modo de ação, nos objetivos e na estrutura da União. Assim como já mostrado no Guia da Tecnocracia e continuado no It-X, o Monólito tem suas rachaduras,  peculiaridades e estruturas que não se conformam com as demais.

Nesse cenário, alguns eventos são introduzidos – o Incidente Greylocke, onde a IT-X e NOM agiram em conjunto para lidar contra uma Capela Hermética, mas devido a um efeito de Forças que fugiu do controle graças a ação imprudente de Armaduras da IT-X, centenas de agentes não-Iluminados e dezenas de Iluminados morreram ou foram severamente feridos, fazendo com que uma cisão entre a liderança NOM e IT-X e a confiança nos cyborgs e agentes cyberneticamente aumentados decaiu consideravelmente (algo que já era mostrado no IT-X). No lugar dos HIT-MARKs e Armaduras, a NOM passou a desenvolver sua própria versão deles, as Tropas de Choque Iluminados (Illuminated Shock Troops).

E o mais peculiar, foi o aumento imprevisto e súbito no número de Cidadãos Extraordinários (Feiticeiros para os Tradicionalistas), que dodecuplicaram durante o século XXI, contrariando a redução do entusiasmo com a Hiperciência. Esse aumento não foi ainda explicado, mas tanto Tecnocratas como Tradicionalistas tentam compreender suas causas.


Minha representação favorita da NOM.
« Última modificação: Dezembro 09, 2013, 05:44:36 am por Heilel »

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:[Review I] Conventionbook: New World Order
« Resposta #1 Online: Dezembro 20, 2012, 01:14:18 pm »
Tem palavras aí nesse texto e elas juntas formam uma trama que me parece bastante interessante, mas não conheço nada de Mago pré-2004 e tão pouco consegui pegar esse enredo que foi proposto aí até 2012.  :(

Em resumo, meu post não acrescenta nada a discusão, mas queria deixar meu lamento.  :jester:
Somos todos bots!

Re:[Review I] Conventionbook: New World Order
« Resposta #2 Online: Dezembro 20, 2012, 01:33:43 pm »
Em resumo - A Tecnocracia mantém a tendência de ser caracterizada como uma organização cinzenta, com indivíduos que oscilam de heróis genuínos até vilões quase cartunescos. Em Mago, o universo passou por um "megarrealinhamento cósmico" em 2000 e isso ainda tem impacto (só que menor e sem tendências apocalípticas) em 2012. A Tecnocracia está revendo parte da sua metodologia e se humanizando (ou quase - os NOMs tem uma nova invenção que faz os HIT-MARK parecerem crianças no jardim de infância).

E well, lendo agora eu abusei da terminologia tecnocrática.  :b
« Última modificação: Dezembro 20, 2012, 01:35:29 pm por Stormbringer »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[Review I] Conventionbook: New World Order
« Resposta #3 Online: Dezembro 24, 2012, 06:52:53 pm »
Deixando claro, como alguns já sabem, que sou um entusiasta do atual Mundo das Trevas, mesmo assim não posso deixar de ficar entusiasmado com esse livro.

Mandaram muito bem...! O metaplot de Mago já era razoavelmente interessante, e esse pessoal conseguiu avançar bem a linha do tempo, afinal ciborgues deixaram de ser cool há um bom tempo rsrsrsrsrs

Faça o favor de detalhar mais o conteúdo, mesmo!!! Valeu  :haha:
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE