Em minha resnha do primeiro RPG de supers já feito eu acabei esbarrando em uma idéia muito interessante mas que nunca vi sendo feita em um rpg "moderno" de super heróis:
Em Superhero 2044 existe uma especie de 'ficha semanal" onde o jogador descreve todas as ações de seu personagem pela semana; A reunião de jogo (que o jogo recomenda ser semanal) é basicamente o narrador ("Juiz") rolando dados e vendo o que acontece em uma tabela de "patrulha" e então rolando a cena de combate, com um pouco de interpretação aqui e ali (O livro se foca mais em decisões estratégicas por parte do jogador.)
Como todo jogo de guerra/RPG, Superhero 2044 se foca em resultados, então só há uma maneira correta de ser um bom "vigilante" por exemplo.
Mas eu fiquei pensando, existem outros sistemas com mecânicas ou sugestões a como rolar uma campanha de supers mais "aberta"?
Eu estou ciente da estruturação do Marvel Heroic Roleplaying ou até mesmo a espontaneidade de Smallville mas esses são os únicos do mercado que lidam com esse tipo de manipulação não?