Olá pessoal, já visito esse fórum há uns dois meses e agora resolvi fazer o meu primeiro post dando pitaco sobre esse D&D Next.
Eu acho que eles tem uma liderança firme e forte do Mearls... mas que ele só está fazendo trapalhada é o detalhe.
Cadê o time que fez a 4e? Garanto que estariam fazendo coisa melhor se estivessem no comando do design do Next.
Dos 3 que fizeram a 4e, 2 foram demitidos pela Wizards. No caso sairam Rob Heinsoo, Andy Collins e ficou o James Wyatt, mas até onde eu sei ele não está no time de designers do D&D Next.
Porém Mike Mearls criou muito material para a 4E, apesar de não ter sido um dos principais idealizadores deste sistema. Ele ajudou no Player's Handbook 2, nos Martial Power 1 e 2, dentre vários outros suplementos. O mesmo pode se dizer do Bruce Cordell e do Jeremy Crawford, que também possuem créditos em vários livros da 4E.
A questão é que a 4e fez muito menos sucesso do que a 3e fez em sua época, o que levou a muitos jogadores não aderirem à mesma e ficarem na 3.x ou até mesmo voltar para edições ainda mais antigas (muita gente pensou assim: ''já que não vou mais ficar na edição atual do jogo vou voltar logo pra AD&D que é mais interpretativo, pois não precisa desses combates com miniaturas''). E o mote da maioria desse povo que não aderiu foi: ''Isso não é D&D!!''
Por causa disso o time de designers fica meio que preso sem poder inovar muito, caso contrário neguinho vai xingar muito no twitter dizendo que aquilo não é D&D. Quem está participando do playtest, viu lá no formulário que tinha uma pergunta ''o sistema se parece com D&D para você?'', então é óbvio que isso é uma forte preocupação da equipe de design. Por isso mecânicas como o sistema de tendências e o sistema de magia vanciano não vão sair do sistema, mesmo tendo falhas notórias, pois afinal é inegável que elas são a cara do D&D (é impossível não associar ao jogo quando se olha essas mecânicas).
Então o problema não é falta de talento dos designers, a questão é que a meta do D&D Next é muito ambiciosa, pois definitivamente não é fácil agradar agradar a galera de todas as edições com o mesmo sistema. O próprio Mearls já disse que se ele não tivesse que agradar a galera do AD&D, o trabalho deles seria bem mais fácil. Enquanto aqui na Spell o pessoal reclama que falta opções para o combate, tem grognard por aí reclamando da existência de magias at will no jogo, ''pois isso é muito mentiroso''!
Sinceramente não acho que mudar os designers iria fazer diferença quando a equipe tem que trabalhar com diretrizes como essas. Quando leio os textos do Mearls e dos outros designers, a impressão que eu tenho é que as intenções dos caras são boas, mas devido à disparidade do público sempre tem alguma coisa que desagrada a alguém.
Por isso faço questão de participar do playtest e responder às enquetes, pois assim posso assegurar que o meu lado da história vai ser ouvido. Também não crio expectativas do sistema ser perfeito e resolver todos os problemas do mundo, pois o que pra mim é defeito pra alguns é qualidade. Pra mim basta que o novo sistema seja mais agradável e mais divertido do que os antecessores, que diga-se de passagem também possuíam suas qualidades e defeitos.