Agora que ficou bem claro que o público quer algo similar a Pathfinder (o último pacote e a sua alta aceitação demonstram bem isso), não duvido que eles finalmente se empenhem em construir o sistema ao invés de ficarem jogando ideias e liberando rascunhos para o público.
Confesso que vi pouquíssima semelhança entre o último pacote do playtest e Pathfinder.
Apesar dos pesares, Pathfinder apresenta uma ótima gama de opções para quase todas as classes e tipos de personagens, semelhante ao que era a 3.X, como perícias, talentos, traits e habilidades de classe com mais de uma opção.
Enquanto isso, o último pacote não permitiu quase nenhum tipo de customização, já que retiraram as perícias e reduziram os talentos, além de as classes só permitiram um discreta diferenciação de um personagem pra outro a partir do 3º nível através dos "paths".
Tenho sentido que o sistema é nada mais que um retro clone da 1º edição e do AD&D, com classes bem melhores do que outras (ladino se tornou uma classe totalmente inútil em combate e bem meia boca fora dele), sem opções de customização (apesar de dizerem que o sistema de perícias deve voltar, acho que há boas chances de não ser esse o caso) e matemática porca.
Sobre a questão de nas últimas pesquisas ter aumentado a aprovação das regras, uma coisa deve ser ponderada. Muita gente tem desgostado do que viu até agora e não tem mais acompanhado o playtest e/ou respondido os questionários (me incluo neste último caso). Então imagino que quem ainda se preocupa com isso são as pessoas que estão gostando mesmo da coisa, dai o resultado favorável me parece mais um distorção do que a opinião real do grande público.