Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 32107 vezes)

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Offline Madrüga

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #75 Online: Maio 28, 2012, 05:37:23 pm »
Conserta o quote aí, Ferdinbeidos!

Alguém pode resumir essa tão falada regra de vantagem? Quero copiá-la! XD
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #76 Online: Maio 28, 2012, 05:46:42 pm »
A minha dúvida é a seguinte.

Falam muito sobre "o guerreiro pode fazer várias coisas, desde que ele passe no teste de dificuldade que o mestre impor."
Eu estou entendo o seguinte (em termos de combate): "O guerreiro pode fazer muitas coisas ("manobras de combate"), desde que sofra penalidades e dificuldades para isso."
"O mago pode fazer várias ações (ataques diferentes), desde que ele escolha isso."

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #77 Online: Maio 28, 2012, 05:58:10 pm »
E antes que se diga que o fighter é assim por que ele é uma classe simples pra iniciantes. Ele não é uma classe simples, ele é uma classe rasa. Simples é não complicar com as opções que você tem. Rasa é não ter opções.

Gostei dessa definição.

E Madruga, é bem simples, tem vantagem: joga o d20 duas vezes, usa o maior resultado. Desvantagem, rola duas vezes e usa o menor.

Aqui tem algumas ilustrações que dão uma boa ideia do efeito disso na jogada:




Fonte:
http://onlinedungeonmaster.com/2012/05/24/advantage-and-disadvantage-in-dd-next-the-math/
http://www.enworld.org/forum/new-horizons-upcoming-edition-d-d/323667-probability-question-advantage-disadvantage.html


Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #78 Online: Maio 28, 2012, 06:06:34 pm »
Essa regra de vantagem foi a melhor sacada msm da Wizards e copiado de Barbarians of lemuria (Muito Bom sistema Por sinal!) afinal se essa nova ed vai ser um retroclone com com mecânicas new school q peguem as melhores coisas!

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Leitor da Dragão Brasil detectado!

Sobre o comentário sim, pois sou colecionador de livros de rpg nacionais e importados e minha biblioteca possui várias dragão brasil e dragon slayer. Seu comentário não soou como ofensa, mas fora deveras infantil.

O guerreiro sempre fora uma classe simples e com poucas opções de fato, a 4 ed deu várias mecânicas novas a eles pq o sistema era assim. Mas msm sendo uma classe simples e/ou rasa ela sempre foi popular! Msm na época do d&d q o guerreiro não fazia nada e só era humano q dizia "eu ataco" as pessoas jogavam com ele. O cerne da discussão não é equilíbrio, se tem mais leques de possibilidades e etc...Guerreiros são legais justamente pela simplicidade e rapidez, muitos jogadores não tem a menor vontade de ler um grimório, esgueirar-se nas sombras, curar eles apenas querem erguer a espada e penabundear Orcs!

Ao meu ver o guerreiro vai sofrer modificações sim e com as regras de criação de personagem terão outras possibilidades pra ele é só esperar os novos materiais!

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #79 Online: Maio 28, 2012, 06:27:02 pm »
Então, é isso que eu tô dizendo há algum tempo. Nada contra uma classe simples e fácil de usar, desde que tenha uma opção mais elaborada pro mesmo arquétipo.

O Fighter não tem opção. Quer jogar de combatente marcial? É isso ou acabou. Ao invés de dois clérigos diferentes, deviam ter colocado é dois combatentes diferentes, o fighter raso e o warrior elaborado, ou qualquer outro nome que quiserem dar.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #80 Online: Maio 28, 2012, 06:34:02 pm »
Macnol ainda é cedo pra dizer q o guerreiro é só isso, pois provavelmente quando liberarem as regras de criação vai da pra fazer guerreiro com 2 armas, arqueiros e etc... Quanto aos clérigos ele fizeram isso pq personagens místicos sempre dão mais trabalho pra criar, e como vai voltar a temática de domínios e essas coisas eles enfiaram um clérigo guerreiro e outro sacerdote clássico.

Offline Arcane

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #81 Online: Maio 28, 2012, 06:40:52 pm »
Eu acho que ele quis dizer que a expectativa estava sobre o guerreiro, logo ficou vago não terem elaborado mais opções dests logo no início, como fizeram com o clérigo.
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Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #82 Online: Maio 28, 2012, 06:44:59 pm »
Eles podiam ter ligado um pouquinho o radar e analisado o público alvo. Liberar uma opção melhor de guerreiro no primeiro playtest teria feito uma diferença absurda.

Os maiores temores nos comentários antes do playtest era a velha ladainha do guerreiro X conjuradores. Eles parecem ter achado que a questão era apenas que o guerreiro fosse tão forte quanto o mago, mas não é bem isso.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #83 Online: Maio 28, 2012, 06:54:55 pm »
Essa guerra é antiga...Ao invés de ficarem nessa de q o mago tem q ser equiparado ao guerreiro é só ver na literatura  e tudo mais. Merlin poderia fazer várias coisas, mas deixava pro Arthur o trabalho pesado e Aragorn lutava no meio da galera e Gandalf se preocupava em conter ameaças maiores como os Nazgul.
CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #84 Online: Maio 28, 2012, 06:59:26 pm »
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CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

A questão não é quem é mais forte. e sim que conjuradores deitam, rolam, fingem de morto enquanto os combatentes so sabem dar a patinha
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Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #85 Online: Maio 28, 2012, 07:40:00 pm »
Olá, Bird! Seja bem vindo ao fórum. :)

Então, se você ler as impressões que eu postei, vai ver que bem pouco do que está sendo discutido é "qual classe é mais forte" e "qual classe é mais fraca". Parece um certo consenso que todas as classes estão equilibradas nas lutas, exceto o ladino, que está comparativamente fraco.

(...)

A maior queixa dos jogadores é que algumas classes são bem menos variadas e divertidas de jogar que outras. O guerreiro é o principal alvo disso, porque mesmo sendo um atacante forte ele fica tedioso e repetitivo após vários combates. Nota que isso aconteceu no nosso grupo, mesmo o jogador sendo fã antigo da classe e estando preparado pra uma mecânica mais simples. E ele até improvisou às vezes, fazendo parte dos inimigos fugirem com um golpe intimidador, com sucesso, ou tentando chamar a atenção deles com gritos de guerra, nem sempre com tanto sucesso.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #86 Online: Maio 28, 2012, 07:52:12 pm »
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A questão não é quem é mais forte. e sim que conjuradores deitam, rolam, fingem de morto enquanto os combatentes so sabem dar a patinha

Se o msm combatente chegar perto do conjurador e fazer o seu ataque geralmente o mago não fica pra contar a história...

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #87 Online: Maio 28, 2012, 07:57:32 pm »
Mas D&D não é um jogo PvP, e sim cooperativo; não importa qual classe vence qual em um duelo, e sim que todas sejam divertidas de jogar em um grupo.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #88 Online: Maio 28, 2012, 07:59:53 pm »
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Se o msm combatente chegar perto do conjurador e fazer o seu ataque geralmente o mago não fica pra contar a história...

Falou certo: SE. por que se não conseguir derrubar o mago numa porrada é melhor o guerreiro começar a resar


mas como o macnol disse: a questão não é pvp. e sim que conjuradores fazem um monte de coisas divertidas e combatentes são macacos de um truque só
« Última modificação: Maio 28, 2012, 08:01:53 pm por Tyrael »
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #89 Online: Maio 28, 2012, 08:00:45 pm »
Merlin poderia fazer várias coisas, mas deixava pro Arthur o trabalho pesado

Merlin raramente usava magia na maioria das versões mais antigas e funcionava principalmente como conselheiro. Quando ele usava, ele era tratado como personagem-ferramenta, pra avançar o plot.
Aliás, isso é algo comum em histórias de fantasia quando existe algum conjurador poderoso. A não ser que ele seja o protagonista da história, o conjurador só aparece na história na hora de resolver um problema que os combatentes não conseguem, pra então desaparecer até os combatentes precisarem dele de novo.

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e Aragorn lutava no meio da galera e Gandalf se preocupava em conter ameaças maiores como os Nazgul.

A) Gandalf não era um mago no modelo D&D. Ele nunca foi um humano/elfo/etc. que aprendeu magia. Ele era uma criatura divina enviada para ajudar as raças da Terra Média. Ele é muito mais próximo de algum tipo de ser extraplanar bondoso, quando comparado com a mitologia de D&D, do que com um mago;
B) Ele é um exemplo claro de personagem-ferramenta que falei ali em cima. Basta ver a quantidade de vezes que ele some durante a trama, pra 'resolver outras coisas'. Leia-se, o autor afasta a criatura super-poderosa dos outros personagens, para que eles possam fazer coisas importantes.

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CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

O problema não é querer que guerreiros/ladinos/etc. sejam mais fortes. É que no modelo que foi mostrado no D&D Next até agora, certas classes tem mais ferramentas para influenciar a trama e conseguir tempo de spotlight do que outras. E isso é chato, pra muitas pessoas.

Ao que costuma vir seguido da resposta "É só o Mestre ser BOM e garantir que todo mundo tenha espaço e faça coisas legais". O problema é que:
a) Muitos Mestres preferem um sistema que não o obrigue a ficar criando formas de tornar todos importantes na história;
b) Muitos jogadores não querem ter a sensação que só estão sendo importantes porque o Mestre permitiu;
c) Muitos jogadores não gostam da sensação que precisam se segurar pra não tirarem espaço dos outros jogadores.

Aliás, a última opção era algo que me incomodava muito quando eu jogava com spellcasters certas edições do jogo. Ter que ficar olhando pro lado e pensando 'certo, se eu usar minha magia aqui, o ladino do grupo vai se tornar inútil numa cena em que ele deveria brilhar?' é algo bem chato de lidar.
« Última modificação: Maio 28, 2012, 08:03:55 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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