Como estou boiando um pouco e só soube do D&D Next nessa semana, alguém poderia me explicar porque todos estão falando que os combates ficaram muito mais rápido ? O que faz eles ficarem mais rápidos assim ?
Cusquenha,
Acredito que isso se deva ao fato dos pvs dos monstros serem menores e os personagens terem menos acesso à cura. Como os pvs dos monstros são menores ficou mais rápido para os personagens eliminá-los, mas isso não tornou os combates mais fáceis porque as curas ficaram bem limitadas (não tem mais healing surges e os hit dices só podem ser usados fora de combate).
Além disso um outro fator que agilizou os combates foi a não exigência de grid e a ausencia da regra de ataques de oportunidade. O combate perdeu um pouco do seu componente tático, mas em compensação os jogadores passaram a decidir mais rápido quais são as suas ações dentro das lutas, o que também agilizou o jogo.
Enquanto que em uma sessão de D&D 4ª edição de 4 horas eu só conseguia fazer um combate por sessão (afinal tem que ter espaço pra roleplay e exploração também), no playtest do D&D Next deu pra fazer folgado 3 combates em 3h de sessão, isso sem usar grid. No entanto, na última sessão que fiz do playtest, eu resolvi usar o grid e foram 2 combates em 2:30h de sessão, que diga-se de passagem teve menos roleplay e exploração que o exemplo anterior, o que demonstra que o uso ou não do grid é uma componente importante para a velocidade do combate.
Acredito que isso se deve ao fato dos jogadores terem começado a levar mais em conta o posicionamento de seus personagens com o grid, o que fez com que eles precisassem de mais tempo para tomar suas decisões.