Bem pessoal, esse é o meu primeiro post aqui, e eu espero que eu consiga me expressar bem.
Eu não sei se eu estou ficando velho, mas comecei a jogar RPG com AD&D 2ª edição, sem usar grid (o que eu acho que costuma até atrapalhar o jogo às vezes), e tenho uma dificuldade enorme para entender o que vocês querem dizer com "o guerreiro e o ladino têm poucas opções em combate". É um jogo de interpretação, seu personagem é mais do que o que está escrito na ficha, eles até dedicam uma parte do How To Play para falar sobre "improvisação", e as regras de advantage/disadvantage tornam muito fácil improvisar jogadas ousadas.
Eu não gosto da quarta edição justamente por dar uma lista de opções de coisas que seu personagem pode fazer na forma de Poderes, ao invés de dar mais opções isso acaba limitando muitos jogadores e mestres. Eu mesmo já estive em mesa de quarta edição aonde o mestre não conseguia improvisar, se você quisesse bolar alguma ação além daquilo que estivesse previsto na lista de poderes o cara simplesmente travava e dizia que você não podia fazer.
Enfim, eu acho que o jogo está indo em uma direção interessante, longe de estar finalizado, é claro. Mas é possível que saia algo legal dali.
Enfim, eu ainda não joguei o playtest, então é capaz que eu esteja falando um monte de m*rd@. Também é possível que muitos jogadores achem que eu sou um auto entitulado Old Schooler que tem que voltar pra caverna de onde eu saí e continuar rolando dados de porcentagem para força excepcional.