Autor Tópico: D&D Next - Impressões do Playtest  (Lida 34605 vezes)

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #15 Online: Maio 27, 2012, 07:04:31 pm »
Eu disse que ia esperar as três mesas antes de comentar alguma coisa, mas teve um fator que eu acho que merece atenção urgente: Existem 3 táticas válidas no jogo:

Se for melee, avança e bate.
Se for caster, se afasta o máximo que dá, e dispara.
Se for ladino, sai da cobertura, ataca, corre pra cobertura de volta.
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-Dom Pedro I

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #16 Online: Maio 27, 2012, 07:36:46 pm »
Pois é, no primeiro nível isso define o jogo ao pé da letra.

Tô curioso pra ver se vai mudar lá pelo terceiro, e se mais opções viáveis se abrem; não analisei as fichas por esse ângulo ainda.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #17 Online: Maio 27, 2012, 09:00:14 pm »
Pelo que eu li desse tópico eu entendi isso:

- O guerreiro é bom contra 1 oponente
- O Clérigo bate pior que o guerreiro e dá menos dano, mas ele pode levantar um aliado ferido
- O ladrão é bate-corre
- O mago têm mais possibilidade de ações


Não existe "tática de combate", por que não usaram mapa e etc?

Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #18 Online: Maio 27, 2012, 09:07:45 pm »
É mais ou menos isso, esclarecendo que:

O ladrão bate-e-corre, ou seja, só ataca 1 vez a cada dois turnos... mas não recebe um dano furtivo decente pra compensar isso;

O mago tem mais variedade de ações, mas não necessariamente são mais fortes.

E nós usamos mapas "rabiscados" pra ter uma ideia de onde estava todo mundo, só não usamos grids... mas não acho que teriam feito muita diferença, porque não há formas de controlar o movimento dos inimigos, exceto o bom e velho "bloquear com o corpo".

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #19 Online: Maio 27, 2012, 09:09:38 pm »
Devo jogar a aventura semana que vem, mas só com três personagens...

Será que dá pra jogar a aventura assim ou terei de adaptar muito?

Quais seriam os dois personagens mais "dispensáveis"?

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #20 Online: Maio 27, 2012, 09:48:09 pm »
Devo jogar a aventura semana que vem, mas só com três personagens...

Será que dá pra jogar a aventura assim ou terei de adaptar muito?

Boa sorte. Se o mestre não reduzir o número de inimigos, é provável que vocês não vão passar dos kobolds por causa da habilidade racial deles.

Quais seriam os dois personagens mais "dispensáveis"?

Ladino é o único que pode desarmar armadilhas e é treinado em furtividade. Se vocês quiserem jogar "com cuidado", ele é essencial.
O Clérigo de moradin é o verdadeiro "tanque" do grupo. Ele tem a melhor CA, causa um dano decente, e tem a habilidade de proteger um aliado.
O mago é o único personagem com a possibilidade de afetar vários oponentes ao mesmo tempo.
O clérigo de pelor é importante a longo prazo porque ele é capaz de criar poções de cura.
O guerreiro é um monstro quando se trata de causar dano. Mas é desnecessário contra os monstros "normais", já que ele vai se resumir a eliminar um por rodada.

Pessoalmente, eu iria sem ladino e sem guerreiro, se for pra ir com 3 pessoas. E se possível, com o mago bêbado.
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #21 Online: Maio 27, 2012, 09:55:38 pm »
Acho melhor usar o bestiário e montar minha própria aventura então.

Quais monstros vocês me aconselham utilizar?

Offline kinn

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #22 Online: Maio 27, 2012, 10:34:44 pm »
Fiquei espantado como o guerreiro causa dano. Era uma morte por hit. Não pude analisar o dano no chieftain porque errei todos os ataques, mas o searing causou mais dano que a média dos danos dos meus ataques. Então, ele parece mais forte, embora o uso seja muito limitado.

Gostei da regra de vantagem/desvantagem.
Senti falta dos AdOs e marcar oponentes. E o healing dice sendo 1 por dia é muito limitado. Preferia os healing surges que medem o fôlego do personagem.

Senti um clima bem Ad&d na partida, com toques de elementos novos.

E definitivamente, mandem um report urgente pra mudarem urgentemente o tema soldado. É muito ruim (exceto pelas perícias, mas imagino que cada tema dá perícias) para um tema que tem tudo para ser interessante.
Pesquisas provam:
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Offline Macnol

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #23 Online: Maio 27, 2012, 10:50:47 pm »
Fiquei espantado como o guerreiro causa dano. Era uma morte por hit. Não pude analisar o dano no chieftain porque errei todos os ataques, mas o searing causou mais dano que a média dos danos dos meus ataques. Então, ele parece mais forte, embora o uso seja muito limitado.

O clérigo deu sorte nos dados, acontece. :)

Guerreiro: dá 2d6+7 de dano = média 14,mínimo 9, máximo 19
Searing Lance: 4d6 de dano = média 14, mínimo 4, máximo 24

Ou seja, o clérigo tem chance de dar 5 pontos a mais ou 5 pontos a menos que o guerreiro nesse ataque, mas a média dos dois é a mesma.
Considerando que só pode fazer isso 1 ou 2 vezes por dia, acho bem equilibrado - talvez até meio fraco, já que se erra não tem efeito algum, embora o guerreiro ainda cause dano com um erro - e pode atacar o dia inteiro.


Offline kinn

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #24 Online: Maio 27, 2012, 11:10:30 pm »
Sabia que a base de dano levava a um resultado maior.
Mas está equilibrado e justo assim, concordo.
Pesquisas provam:
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Offline Lumine Miyavi

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #25 Online: Maio 28, 2012, 12:03:29 am »
Eu disse que ia esperar as três mesas antes de comentar alguma coisa, mas teve um fator que eu acho que merece atenção urgente: Existem 3 táticas válidas no jogo:

Se for melee, avança e bate.
Se for caster, se afasta o máximo que dá, e dispara.
Se for ladino, sai da cobertura, ataca, corre pra cobertura de volta.
A mesma coisa aqui, mas o mais importante é "se for amigo do clérigo guardião, fique perto dele".

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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #26 Online: Maio 28, 2012, 12:16:43 am »
Só uma correção eltor, o ladino não "ataca uma vez a cada 2 turnos", necessariamente. Como ele pode fragmentar o movimento, pode sair de seu esconderijo, atacar com a vantagem, e voltar para trás da saia do colega se esconder novamente ainda no mesmo turno.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #27 Online: Maio 28, 2012, 12:19:27 am »
É 4d6+4, eltor. 8-28, média 18.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
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Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #28 Online: Maio 28, 2012, 12:57:41 am »
Só uma correção eltor, o ladino não "ataca uma vez a cada 2 turnos", necessariamente. Como ele pode fragmentar o movimento, pode sair de seu esconderijo, atacar com a vantagem, e voltar para trás da saia do colega se esconder novamente ainda no mesmo turno.

Nope. Página 10, "Hide", diz que se esconder durante o combate gasta sua ação. Não é parte do movimento normal.

É 4d6+4, eltor. 8-28, média 18.

Oops, vero. Esqueci que soma Wis.

Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Resposta #29 Online: Maio 28, 2012, 02:45:47 am »
Bem pessoal, esse é o meu primeiro post aqui, e eu espero que eu consiga me expressar bem.

Eu não sei se eu estou ficando velho, mas comecei a jogar RPG com AD&D 2ª edição, sem usar grid (o que eu acho que costuma até atrapalhar o jogo às vezes), e tenho uma dificuldade enorme para entender o que vocês querem dizer com "o guerreiro e o ladino têm poucas opções em combate".  É um jogo de interpretação, seu personagem é mais do que o que está escrito na ficha, eles até dedicam uma parte do How To Play para falar sobre "improvisação", e as regras de advantage/disadvantage tornam muito fácil improvisar jogadas ousadas.
Eu não gosto da quarta edição justamente por dar uma lista de opções de coisas que seu personagem pode fazer na forma de Poderes, ao invés de dar mais opções isso acaba limitando muitos jogadores e mestres. Eu mesmo já estive em mesa de quarta edição aonde o mestre não conseguia improvisar, se você quisesse bolar alguma ação além daquilo que estivesse previsto na lista de poderes o cara simplesmente travava e dizia que você não podia fazer.
Enfim, eu acho que o jogo está indo em uma direção interessante, longe de estar finalizado, é claro. Mas é possível que saia algo legal dali.
Enfim, eu ainda não joguei o playtest, então é capaz que eu esteja falando um monte de m*rd@. Também é possível que muitos jogadores achem que eu sou um auto entitulado Old Schooler que tem que voltar pra caverna de onde eu saí e continuar rolando dados de porcentagem para força excepcional.